Para usar com as crianças

Atividade: convide a turma para dançar

Escolha uma música dançante para os pequenos criarem e observarem expressões corporais divertidas

Fotomontagem a partir de fotografia de crianças em creche brincando com tecidos. Ilustrações em linhas se sobrepõe a fotografia simulando movimento.
Crédito: Duda Oliva/NOVA ESCOLA. Fotografia: Kharen da Silva/NOVA ESCOLA

Algumas pessoas podem dizer que não sabem, mas todos já viram alguém dançando, têm uma noção de como o corpo se movimenta e já tentaram dançar em algum momento. Para levar a dança para a escola, é importante que o educador repense a necessidade de isso ser feito de um modo tecnicamente perfeito. Afinal, não há júri para dizer se a apresentação vale nota 10. Com as crianças, o objetivo deve ser movimentar o corpo, ouvir e reagir ao ritmo de uma música e apreciar a dança que um colega faz.

"Ninguém precisa ensinar uma criança a dançar, ela nasce sabendo. Ela dança por natureza, assim como aprende a falar e a comer. Ela ouve uma música e já começa a mexer o corpo. Através da dança, a criança movimenta várias partes do corpo e também se expressa”, comenta Josiane Souza do Porto, integrante do Time de Autores de NOVA ESCOLA e autora de uma sequência de atividades sobre corpo, movimento e dança.

A educadora ressalta que, apesar de o movimento ser inato, os corpos passam por um controle da sociedade. “Temos de ficar muito tempo sentados, não podemos nos movimentar de certos modos e não somos incentivados a fazer certos movimentos. As crianças são frutos dessa sociedade e podem, sim, encontrar dificuldades para participar de uma atividade como essa”, diz Josiane. Para aproximá-las da proposta, o professor pode planejar a pesquisa de diferentes estilos musicais e a escuta de músicas. Confira abaixo um passo a passo:

Praticando e observando danças

Convide as crianças a participarem de uma atividade que alterna momentos de dança com a observação do movimento dos colegas

Indicado para: Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Material: Caixa de som, computador ou celular para selecionar as músicas, celular para fotografar e filmar a atividade, fita-crepe.

Na BNCC: EI03EO03 - Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

EI03CG01 - Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.

PASSO A PASSO

1. Faça o convite. Sente em roda com as crianças e diga que a atividade do dia se chama “passe a dança”. Investigue se alguém já conhece a brincadeira e quais são as hipóteses que elas têm sobre ela. Converse também sobre a relação delas com a dança. Alguém faz aulas? Os pais ou responsáveis dançam em casa? Alguma criança se lembra de alguma cena de filme ou desenho em que os personagens dançam?

2. Estabeleça os combinados. Divida a turma em pequenos grupos e peça que cada um escolha um líder. Explique que cada grupo deverá apresentar sua dança enquanto os integrantes dos outros grupos permanecem parados como estátuas. No final da dança, o líder deve dar um passo à frente e fazer um gesto que finalize a apresentação de seu grupo e passe a dança para outro.

3. Trabalho no pequeno grupo. Coloque a música e estabeleça um tempo para as crianças experimentarem a dança dentro do seu grupo. Informe que depois desse momento elas precisam mostrar alguns dos passos que descobriram para o restante da turma. Nesse momento, caminhe pelo espaço e verifique se elas têm dúvidas.

Em consonância com os protocolos de biossegurança, peça que as crianças explorem os passos juntas, mas com uma distância segura entre elas. Caso julgue necessário, faça marcações no chão com uma fita-crepe para marcar os lugares que cada grupo deve ocupar.

PONTOS DE ATENÇÃO: Caso uma criança não esteja participando da dança, fique a seu lado e proponha gestos simples para que ela imite ou responda com outro gesto, como bater os pés ou bater palmas no ritmo da música.

4. Faça a primeira rodada. Organize uma grande roda no espaço e estabeleça uma ordem para o jogo. Coloque a música e deixe que cada grupo se apresente. Chame atenção de todos para a necessidade de ficar parado enquanto os outros dançam, mas sempre atentos aos movimentos dos amigos. Caso um grupo demore para finalizar sua dança, convide nominalmente o líder a dar um passo à frente para fazer o gesto final.

5. Converse e proponha uma nova rodada. Após todos dançarem, faça uma roda de conversa sobre a experiência vivida. Logo após ou em outro dia, realize novamente a brincadeira e proponha uma música de outro estilo e que outros líderes sejam escolhidos para cada equipe. Caso tenha percebido que as crianças movimentaram apenas parte do corpo, instigue-as a investigarem outros movimentos. Diga que elas podem tentar reproduzir passos que viram os colegas fazer.

6. Descansem. Coloque uma música tranquila ou peça para que todos escutem o silêncio. Cada um deverá escolher um espaço para ficar sozinho, fechar os olhos e respirar fundo. Proponha questões para que eles pensem como: no que essa música é diferente da música dançante? Quais sensações ela provoca? Como o seu corpo está agora, depois de dançar? Caso queiram compartilhar respostas, isso deve ser feito após o momento de repouso.