Para os educadores

5 ferramentas para trabalhar consciência corporal com as crianças

Amplie seu repertório sobre consciência corporal e compartilhe inspirações com a turma

Fotomontagem produzida a partir de fotografia de criança interagindo com brinquedos sensoriais. Linhas e ilustrações são feitas sobre a imagem para simular movimento.
Crédito: Duda Oliva/NOVA ESCOLA. Fotografia: Veronica Mancini/NOVA ESCOLA

O assunto é consciência corporal, mas, infelizmente, muitos adultos passam a maior parte do dia na mesma posição: sentados. Ao mesmo tempo que incentiva as crianças a descobrirem as possibilidades de seus corpos, é essencial que o professor também repense o modo como lida com seu corpo, com o corpo dos outros, sua percepção sobre dança, sobre arte e sobre a importância dos momentos de autopercepção e descanso.

Na lista abaixo compartilhamos vídeos, áudios, livros e aulas que podem servir para que os adultos aumentem seu repertório cultural e desenvolvam propostas para as crianças. Vale também se jogar na brincadeira e explorar as possibilidades do corpo junto com os pequenos. Independentemente da idade, sempre há muito a descobrir.  

divisória

Breves danças, de Carol Cony (vídeo)

O que é uma cambalhota? Uma cambalhota pode ser uma dança? Neste vídeo, a bailarina e arte-educadora Carol Cony transforma esse e outros movimentos tão comuns para as crianças, como o rolar, em uma videoarte. Assista ao vídeo, compartilhe com as crianças e convide-as a experimentarem movimentar o corpo como a artista do vídeo, que dá cambalhotas na areia. Pergunte para a turma quais outras superfícies macias há disponíveis na escola para isso e instigue-as a experimentar esse e outros movimentos. Caso considere interessante, filme a atividade e edite os vídeos. Com a ajuda de uma música tudo poderá se transformar em uma dança. 


Segni mossi (vídeo e proposta de investigação)

Esse projeto italiano foi criado pelo artista visual Alessandro Lumare e pela coreógrafa Simone Lobefaro. Juntos, eles desenvolveram uma série de propostas de investigação entre movimentos corporais e grafismos. Na prática, as crianças são convidadas a explorar possibilidades de movimento de seus corpos em contato com materiais, tais como papel, lápis coloridos e tintas. Assim, as brincadeiras geram registros visuais do caminho percorrido pelos corpos. As oficinas já passaram por diversos países, e no vídeo abaixo é possível ver registros feitos em Belo Horizonte (MG).


Brincante em Casa (videoaulas)

Artistas populares são brincantes porque, ao realizarem um espetáculo, dizem que vão “brincar”. Brincante é também um instituto com sede em São Paulo que tem como objetivo unir o processo artístico ao pedagógico em torno da cultura popular brasileira. Durante a pandemia, artistas-educadores do instituto compartilharam gratuitamente uma série de práticas no YouTube. Cavalo marinho, capoeira e até mesmo amarelinha. Saiba mais sobre essas e outras expressões populares e leve-as para a escola.


Meditação Guiada - Exercício de percepção corporal (áudio)

Você já ouviu falar sobre a atividade de scanner corporal? Basicamente, ela consiste em um momento de percepção e consciência corporal, no qual a pessoa é convidada a pensar sobre e sentir cada parte do seu corpo, dos pés à cabeça. Este áudio é um exemplo disso e pode ser utilizado no começo ou no fim de uma aula, pois tem uma sonoridade bastante relaxante. Caso prefira, o professor pode se inspirar nele para um áudio personalizado para a sua turma ou para dar indicações ao vivo de como as crianças podem “escanear” o próprio corpo.


Mapas do Corpo: Educação postural de crianças e adolescentes, de André Trindade (livro)

André Trindade, psicólogo, psicomotricista e especialista em Educação Corporal na infância e adolescência, compartilha referências, atividades e motivos para que professores e pais auxiliem crianças e adolescentes a conhecer o próprio corpo, relacionar-se de modo saudável com o ambiente, desenvolver uma boa postura, a flexibilidade, a autoconfiança e o prazer da brincadeira. Para complementar as informações, o livro é ilustrado com fotografias e ilustrações.
divisória

Mais sobre esse tema