Para usar com as crianças

Atividade: brincando de cuidar dos cabelos

Apoie as crianças na expressão de seus sentimentos, em como se sentem em relação ao seu corpo e identidade

Ilustração de personagens negros penteando os cabelos das crianças.
Ilustração: Ana Cardoso/NOVA ESCOLA

Para muitas pessoas, o cabelo está diretamente relacionado à autoestima. Para as pessoas negras, aceitar o cabelo natural pode ser bastante difícil, uma vez que ainda há muito preconceito em torno da textura e do volume dos fios, principalmente quando são crespos.

Nos últimos anos, muitas pessoas deixaram de usar química, assumiram a textura natural de seus cabelos e hoje encontram na mídia e no mercado uma série de dicas e produtos específicos que ajudam a cuidar dos cabelos cacheados e crespos. O cenário melhorou, mas ainda está longe de ser ideal, pois muitos casos de racismo ligados à estética negra continuam acontecendo.

A proposta de atividade abaixo, adaptada do plano de aula Brincando de Cuidar dos Cabelos, de Sandra Bonotto, tem o objetivo de ajudar os educadores a apoiarem as crianças a expressarem seus sentimentos, garantindo em sua prática uma oportunidade para conversarem sobre como se sentem em relação ao corpo e à identidade. Por uma série de fatores, como cenas e falas que observam na escola ou em outros ambientes, mesmo crianças muito pequenas podem já demonstrar baixa autoestima ou preconceito com características físicas dos colegas. O professor precisa estar atento ao modo como cada um interage ou não na brincadeira.

divisória de atividade

Brincando de cuidar dos cabelos

Convide a turma para explorar penteados, acessórios e outras interações relacionadas ao autocuidado

Indicado para: Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Material: Livro O Cabelo de Cora, de Ana Zarco Câmara; espelho, pentes, escovas, grampos, borrifadores de água, laços ou fitas para possibilitar a arrumação dos cabelos, livros e outros materiais para as crianças que não queiram participar da brincadeira proposta

Espaço: Sala de referência

Na BNCC: EI03EO04 - Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos

EI03EO05 - Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos)

EI03EO07 - Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos

1. Compartilhe uma história. Antes de iniciar a leitura, deixe que as crianças observem os elementos presentes na capa do livro O Cabelo de Cora ou outro que aborde o mesmo tema. Faça perguntas sobre o que elas estão vendo e sobre o que imaginam que a menina na capa do livro está sentindo. Leia a história e mostre todas as ilustrações para a turma.

2. Conversem sobre o conflito da história. O que deixou Cora triste? Isso poderia ter sido falado? O que sua tia disse para que ela ficasse feliz? Relembre detalhes da história com as crianças e conversem sobre a situação vivenciada por Cora na escola.

Ponto de atenção: Nesse momento, algumas crianças podem contar que já passaram por algo parecido. Caso isso ocorra, não ignore o fato de ela ter aberto a questão diante de toda a turma. Pergunte como ela se sentiu e qual foi sua atitude ante o ocorrido.

3. Conversem sobre cabelos. Pergunte para as crianças sobre como elas gostam de arrumar seus cabelos, se utilizam algum acessório, se gostam de um penteado específico e outras questões relacionadas aos cabelos.

4. Convide-as para a brincadeira. Mostre que você levou para a escola pentes, escovas, grampos, borrifadores de água e laços, entre acessórios. Proponha que eles montem um espaço para brincar de salão de cabeleireiro e disponibilize um espelho para que vejam seus reflexos.

Ponto de atenção: Algumas crianças podem não querer participar da brincadeira, o que deve ser respeitado, pois tocar no corpo do outro, o que inclui os cabelos, exige autorização. Separe livros e outros materiais que tratem sobre a relação com o próprio corpo e identidade em outra parte da sala para elas.

5. Organize e brinque com a turma. Divida as crianças entre as que querem arrumar o próprio cabelo, as que querem a ajuda de um colega e as que precisam de auxílio da professora. Reserve cerca de 30 minutos para essa interação e observe como as crianças interagem física e verbalmente. Caso seja possível, registre em fotos e vídeos.

6. Finalize a atividade. Depois que todos conseguirem se ver no espelho, diga que a brincadeira está finalizando e que todos precisam ajudar a desmontar o salão e guardar os objetos. Sentem-se novamente em roda e conversem sobre a brincadeira.

Desdobramento. Assim como na história do livro em que Cora pede ajuda para sua tia, que a incentiva a gostar de seu cabelo natural, a escola pode convidar algum membro da comunidade, que trabalhe profissionalmente, como um cabeleireiro, ou tenha conhecimentos sobre penteados em cabelos crespos e cacheados para dar uma oficina para as crianças, professores e pais.

divisória de fechamento