Para usar com as crianças

Atividade: brincando de imitações com poemas e parlendas

Promova a criatividade e favoreça o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio da interação das crianças com esse repertório cultural

Animação de menina brincando de imitar uma foca.
Ilustração: Victoria Koki/NOVA ESCOLA. Fotografia: Unsplash

“Batatinha quando nasce, se esparrama pelo chão. Criancinha quando imita aprende versos com diversão”. Deu para notar que essa não é a rima popular que, muito provavelmente, fez parte da sua infância, não é mesmo? Mas, na hora de ampliar o repertório cultural das crianças por meio de parlendas e poemas, a imitação pode ser uma forte aliada. 

É o que afirma Bruna Bonfá Terra da Silva, professora do Time de Autores de NOVA ESCOLA, que usou a imitação como estratégia de exploração e de interação com poemas e parlendas ao elaborar plano de aula o brincar de imitações com poemas e parlendas.

“A maioria das crianças aprende por meio da imitação. Elas observam os adultos e outras crianças e passam a imitar os sons, os gestos, expressões faciais, dessas pessoas com as quais convivem. Muitos dos seus aprendizados acontecem por meio dessa observação que fazem durante as interações”, explica a educadora, que atualmente trabalha com crianças de 3 e 4 anos, na Escola Parlenda, em Curitiba (PR). 

Confira a seguir o passo a passo dessa atividade.

divisória de atividade

Brincando de imitação com poemas e parlendas

Incentive os bebês a fazerem observações atentas, diretas ou através do espelho, reproduzindo gestos e movimentos do professor e dos colegas


Indicado para: Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Material: O poema, a parlenda e a cantiga impressos, colados em folhas de papel colorido e plastificados. Também é possível utilizar alguns livros com essa temática, conforme disponibilidade na creche. Cesta de vime, bola macia de tamanho médio, feita de plástico ou pano, um peixe de brinquedo, de pelúcia ou de borracha e palito de madeira, como o de sorvete. Uma batata natural e grande. Uma casinha colorida de tamanho médio, feita com pedaços de feltro ou de retalhos de papelão pintado, com uma abertura frontal que indique uma saída. Espelho grande fixado na parede para que as crianças possam se ver.

Na BNCC: EI01EO03 - Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.

EI01CG03 - Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.

EI01EF08 - Participar de situações de escuta de textos em diferentes gêneros textuais (poemas, fábulas, contos, receitas, quadrinhos, anúncios etc.)


PASSO A PASSO

1. Apresente a proposta às crianças. Posicione a cesta de vime com os materiais selecionados para realizar essa atividade em local próximo ao espelho da sala, de modo a promover um ambiente atrativo para as situações exploratórias. Junte-se ao grupo e conte sobre a proposta de brincar com poemas e parlendas. Desperte a curiosidade dos bebês ao informar os objetos que estão disponibilizados. Incentive-os a imaginar novas possibilidades de brincar. O local escolhido deve possibilitar diversidade de movimentos e acolhimento, principalmente, aos bebês menores que necessitam de apoio para participar da atividade.

2. Observe as reações dos bebês diante dos materiais que exploram e das interações que fazem ao comunicarem descobertas. Perceba se balbuciam, gesticulam, deixam algum objeto sobre o colega, comunicam com o professor. Após esse momento de livre exploração, convide os bebês do grupo a se acomodarem confortavelmente em frente ao espelho. No ritmo da música Ciranda, Cirandinha, cante a canção: Agora, minha gente, uma história vou contar, uma história bem bonita, toda gente vai gostar. Pegue a cesta de vime com os elementos de representação (bola, peixe e palito) e inicie a apresentação do poema A Foca, de Vinicius de Moraes. Enquanto recita, torne-se parte da narrativa ao brincar com os elementos da cesta. Conforme a sequência do poema, sorria, coloque a bola sobre seu nariz, bata palmas, mostre o peixe, faça caretas e encoste o palito na barriga de alguns bebês. Faça as pausas necessárias para que possam interagir com esse momento. Incentive os bebês a brincarem com o poema e imitarem seus movimentos e os dos colegas.

3. Apresente a parlenda Batatinha Quando Nasce. Para compartilhar esse momento com o grupo, retire a batata de dentro da cesta de vime, de modo a despertar o interesse dos bebês. Traga esse elemento de exploração para iniciar a recitação da parlenda. Enquanto apresenta, mostre a batata ao grupo fazendo movimentos relacionados ao texto. Coloque a batata no chão e, ao final, leve sua mão em direção ao peito como forma de indicar o coração. Reconheça e valorize toda e qualquer forma de comunicação e expressão dos bebês.

4. Permita que as crianças explorem o contexto do poema, de modo que possam protagonizar divertidas brincadeiras. Incentive os bebês a observarem seus movimentos através do espelho, para que possam reproduzi-los a seu modo por meio de balbucios, palavras e gestos, enquanto você repete a parlenda algumas vezes. Encoraje os bebês a brincarem de imitação dos movimentos, contemplando a sonoridade abordada. Auxilie os bebês menores, que ainda não conseguem brincar dessa maneira, nos movimentos dos braços e das pernas enquanto recita a parlenda.

5. Deixe o grupo se envolver na brincadeira e aproveite o momento para incentivar demonstrações de carinho, percebendo como acontecem as interações entre os bebês. Por exemplo, perceba se os bebês maiores contribuem com o brincar dos menores e vice-versa. Esteja atento a todos, auxiliando na busca pelos objetos de interesse, quando necessário. Veja se os bebês fazem observações atentas, diretas ou através do espelho, reproduzindo gestos e movimentos do professor e dos colegas.

6. Retire da cesta de vime a casinha colorida que preparou e diga que esse elemento caracteriza a cantiga popular Fui Morar Numa Casinha. Desperte a curiosidade por essa nova brincadeira e cante a cantiga, desenvolvendo a sonoridade e usando variadas expressões faciais para representar o contexto abordado. À medida que canta, faça movimentos com os dedos entrando e saindo da casinha. Ao final de cada verso, gesticule de acordo com o indicado no texto da cantiga. Permita que os bebês sejam inventivos ao descobrirem novas possibilidades de brincadeiras e movimentos em relação à cantiga e ao ritmo. Se possível, apresente ao grupo o vídeo dessa cantiga popular, ampliando o repertório de diferentes linguagens expressivas.

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