Para usar com as crianças

Atividade: vamos imitar os bichos do jardim?

Convide a turma para explorar o ambiente externo da escola e imitar os bichinhos que vivem ali, como caracóis, formigas e borboletas

Animação de menino imitando uma joaninha no jardim.
Ilustração: Victoria Koki/NOVA ESCOLA. Fotografia: Unsplash.

Como as borboletas batem as asas? De que modo os caracóis se movimentam? Ou, então, que som fazem os gafanhotos? Agora, imagine as crianças da sua turma imitando esses e outros bichinhos, como abelhas, formigas, minhocas e joaninhas, que podem ser facilmente encontrados em qualquer jardim. Essa é a proposta deste plano de aula da professora Karla Alessandra Santos Pereira de Souza, do Time de Autores de NOVA ESCOLA.

A educadora, que tem mais de dez anos de experiência em Educação Infantil, mas que hoje dá aulas para turmas do Ensino Fundamental em uma escola no interior da Bahia, lembra que o trabalho com a imitação era constante com sua turma por conta dos estímulos provocados nas crianças. “Quando veio a ideia de trabalhar a imitação dos bichos, foi algo muito empolgante justamente pela possibilidade de estimular nas crianças imaginação, criatividade, expressão corporal, lateralidade, noção espacial e até interpretação”, se recorda.

Nesta atividade, além de propor a imitação, o professor pode organizar expedições ao espaço externo da escola para identificar e conversar sobre os bichos que moram ali, realizar pesquisas e apreciações de imagens. “Trabalhar a imitação, seja de bicho ou não, traz uma gama de possibilidades para o mundo infantil, especialmente para desenvolvermos a empatia pelos bichinhos, que em algumas situações podem provocar reações diversas, tais como medo, aflição, vontade de tocar ou pisar”, ressalta Karla Alessandra.

Confira a seguir o passo a passo da atividade:

divisória de atividade

Brincando de imitar os bichos de jardim

Utilize a imitação para conhecer e despertar a empatia da criançada pelos moradores do ambiente externo da escola

Indicado para: Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Material: Fantasias ou algumas peças de roupas coloridas que possam remeter a alguns bichos de jardim, acessórios como asas, antenas, tiaras, máscaras etc., além de espelho grande para que as crianças se observem. Instrumentos sonoros como colher de pau, tampa de panela e chocalhos de grãos também são bem-vindos.

Espaço: Ambiente externo da escola e sala de referência

Na BNCC: EI02EO04 - Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

EI02CG01 - Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.

EI02TS03 - Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

PASSO A PASSO

1. Apresente a proposta da brincadeira. Convide as crianças para que se sentem no espaço preparado para apreciação de um vídeo sobre os bichinhos de jardim. Diga que hoje elas vão brincar de imitar esses animais. Em seguida, apresente um vídeo para aguçar a imaginação dos pequenos, como o Bichinhos do Jardim, do Grupo Balangandan.

2. Organize uma expedição ao jardim. A partir do vídeo, observe o que as crianças manifestam, seja com palavras ou gestos, e como elas se comportam diante dos sons e imagens apresentados. Neste momento, deixe que interajam, como desejarem. Amplie as possibilidades de acordo com as ações e expressões de cada um. Em seguida, convide-as para uma expedição ao espaço externo da escola para identificar e conversar sobre os bichos que moram ali.

3. Reproduza o vídeo novamente para que a turma continue com as manifestações. Neste momento, perceba as iniciativas das crianças. Observe se reproduzem os movimentos e sons dos bichos que aparecem nas imagens e que elas viram no jardim da escola. Interaja com os pequenos. Brinque, dance, imite e se deixe conduzir pelos movimentos voluntários deles, reproduzindo alguns de seus gestos. Caso haja necessidade, conduza aqueles que não estiverem interagindo na brincadeira. Avise a todos que, quando o vídeo terminar, a brincadeira pode continuar com alguns materiais disponibilizados por você.

4. Estimule as crianças a usarem os materiais. Caso alguém já tenha livremente se direcionado aos espaços com fantasias e instrumentos, estimule os demais a fazerem o mesmo. Convide a turma a explorar os objetos à vontade. Deixe que escolham onde preferem ir e o que querem pegar, fazer e experimentar. Fique atento a como se organizam e às preferências por determinado material. Observe se alguma criança convida outra para brincar e se há ajuda entre elas. Perceba se gostam dos barulhos que fazem, se pedem ajuda, se compartilham objetos, se imitam bichinhos e se criam novas brincadeiras.

5. Incentive a capacidade imaginativa e criativa das crianças. Por exemplo, ao pensar que é uma princesa ou uma cantora quando coloca asas de borboleta ou antenas de formigas. Perceba se as crianças se dirigem mais a um espaço ou a outro, formando pequenos grupos. Respeite as iniciativas delas.

6. Sugira que tentem descobrir qual é o bicho que o colega está imitando. No caso das menores, ajude-as, verbalizando suas diferentes linguagens. Ao observar que algumas crianças brincam com os instrumentos, incentive-as a usá-los em suas imitações. Se notar que alguém se olha no espelho e se apresenta para os colegas, incentive os outros a fazerem o mesmo.

divisória de fechamento