Para apoiar o gestor

Instrumento para baixar: Questionários para medir como sua escola está promovendo a escuta ativa

Para entender se os estudantes, professores e familiares estão se sentindo escutados, baixe três modelos de formulários Google para realizar sondagens com sua comunidade escolar

Ilustração de professor e gestor acompanhando o desenvolvimento de um aluno em atividade.
Ilustração: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA

Para serem significativos, os conhecimentos precisam estar conectados à identidade dos estudantes e com as possibilidades que eles têm de criar e transformar a realidade ao seu redor. Esse é um dos segredos para conseguir o engajamento de crianças e adolescentes com a aprendizagem. 

Nessa busca por valorizar os interesses dos alunos, é fundamental praticar a escuta ativa, uma ferramenta de mediação de conflitos e, também, uma atitude de respeito à diferença que precisa ser cultivada cotidianamente. Quem exercita a escuta dispõe-se a ouvir o que o outro tem a dizer e o que está sentindo, sem julgamento ou preconceito. O objetivo deve ser acolher aquele ponto de vista, mesmo sem concordar com ele. Isso gera abertura para o diálogo e reduz barreiras que surgem quando alguém não se vê compreendido e aceito em suas percepções. 

“Um bom começo para os gestores escolares potencializarem situações curriculares de aprendizagens poderosas é escutar continuamente os alunos sobre o que eles consideram significativo nas aulas e na escola”, recomenda Simone André, consultora independente na área de Educação Integral e também deste Box. Depois de ouvir os alunos, é preciso debruçar-se sobre as respostas, juntamente com os professores, para aprender com elas. E assim multiplicar as oportunidades no currículo praticado na escola.

“É importante acreditar no potencial das crianças. A chave está neles. Fazer com que falem o que precisam e querem, ouvir com atenção... Eles sabem sugerir e têm ideias muito boas”, observa Mara Roseli Gomes, ex-diretora da Escola Estadual Professora Clorinda Tritto Giangiacomo, que atende 530 alunos do 1º ao 5º ano em uma periferia da zona Sul de São Paulo. Mara preparou as turmas para participarem de assembleias. “Elas não estão acostumadas a se colocar e o adulto também não está acostumado a escutar. Mas quando professores e gestores colocam em prática as sugestões das crianças, elas ficam encantadas por verem a coisa acontecer”, diz ela. Os estudantes ganham confiança e sentem-se valorizados, a escola beneficia-se com a construção coletiva de suas propostas e aumenta o engajamento para aprender. 

A importância de ouvir as famílias

Segundo Simone, há enorme consenso na literatura de que o fator extraescolar que mais impacta as aprendizagens é a família. Conhecer, escutar, acolher, conectar, orientar, preparar as famílias, aproximando-as da escola, é papel do gestor escolar. Famílias que confiam na escola, que têm espaços genuínos de colaboração e participação e que aprendem a apostar alto no potencial de aprendizagem dos filhos são as melhores aliadas das escolas.  

Há várias oportunidades de escuta que podem ser oportunizadas pelos gestores: rodas de conversa, entrevistas entre pares, formulário eletrônico etc. Uma gestão escolar democrática preocupa-se em ouvir, sobretudo, os professores, grandes aliados e principais motores das práticas escolares. Algumas perguntas simples podem trazer referências para um diálogo aberto e rico com a comunidade escolar. 

E você, com qual frequência tem criado oportunidades como essas em sua escola? A seguir confira  três questionários, no formato Google Forms, para você medir como está a escuta ativa de estudantes, professores e famílias. Para enviar o formulário para sua comunidade escolar, clique nos botões abaixo, crie uma cópia de cada um deles no seu próprio Google Drive e compartilhe com a turma, a equipe e os responsáveis. Você também pode usar as perguntas como referência para criar seu próprio questionário, digital ou impresso.

QUESTIONÁRIO - ESTUDANTES

QUESTIONÁRIO - PROFESSORES

QUESTIONÁRIO - FAMILIARES/RESPONSÁVEIS

Mais sobre esse tema