Para usar com as crianças

Exemplos de como abordar quantidades e medidas em contextos lúdicos

Ao mesmo tempo que se divertem, as crianças podem desenvolver essas noções matemáticas

As diferentes folhas e plantas, a variedade nas pedras e cascalhos sob nossos pés: a natureza está repleta de agrupamentos sortidos para explorar com os pequenos. Ilustração: Tayna Marques/NOVA ESCOLA

Assim como acontece fora da escola, os números precisam fazer parte do dia a dia das crianças na Educação Infantil. No contato dos pequenos com histórias, músicas, jogos, brincadeiras e outras experiências, muitos conceitos matemáticos vão aparecer, como as quantidades e as medidas. Portanto, é preciso que o professor esteja atento às oportunidades de propor uma investigação mais profunda, mas, ainda assim, divertida, sobre essas noções.

“O brincar é uma forma de atribuir novos significados a coisas que já existem. No contexto de uma brincadeira de exploração de materiais, por exemplo, estão oportunidades para que o professor mova conhecimentos em torno de contagem e registro”, comenta Nilcilene Brambilla, mentora de planos de aula de Educação Infantil do Time de Autores de NOVA ESCOLA.

Pensando nisso, abaixo, sugerimos quatro exemplos práticos de situações cotidianas e lúdicas que os educadores podem planejar para que as crianças entrem em contato com o universo matemático. Além de acontecerem na escola, todas as propostas podem também ser adaptadas e desdobradas para serem feitas em casa com as famílias.

divisória

Parlendas com números

Um, dois, feijão com arroz/ Três, quatro… Você conseguiu completar o segundo verso dessa música? Essa conhecida parlenda cita números de 1 a 10 e o nome de alguns alimentos em interessantes rimas sonoras. E em A galinha do vizinho bota ovo amarelinho, você sabe dizer quantos ovos ela botou? Além de ensinar para a turma canções populares, que alguns talvez já conheçam, essas parlendas são formas interessantes de apresentar os números. É interessante também associar as músicas a movimentos corporais, como brincadeiras de roda e com bola.

Mão na massa

É impossível fazer qualquer receita sem medir a quantidade ou o número de ingredientes que serão utilizados. E que tal fazer uma receita que não resultará em um prato, mas em um material para brincar? Estas duas receitas de melecas utilizam ingredientes naturais e de fácil acesso que vão resultar em muita diversão. No vídeo, a coordenadora pedagógica Judite de Souza Oliveira Santana ensina como fazer as receitas e a apresentar o material para crianças de 2 e 3 anos. Outra possibilidade é levar os ingredientes para que as crianças façam suas próprias melecas. Durante a preparação, chame atenção para as quantidades e volumes. Frases que podem ser ditas na atividade: vamos colocar mais 2 xícaras de farinha para a meleca ficar mais dura? Coloque mais meio copo de água nessa mistura! Vamos dividir essa meleca em 5 bacias para todos poderem brincar?

Altura da turma

Muitas crianças já estão acostumadas a ter suas alturas medidas por profissionais de saúde ou pelos pais, mas fazer isso na escola pode ganhar outros significados. Separe fitas métricas e deixe que as crianças meçam, registrem e comparem suas alturas. Alguns pontos para explorar: antes de medir, elas conseguem organizar uma fila em ordem decrescente e crescente? E depois da medição, a disposição de alguém nessa fila foi alterada?

Relação entre tamanho e tempo

Marcar a altura das crianças da turma ao longo do tempo é bastante interessante para que elas percebam como a passagem do tempo age sobre seus corpos, que estão em crescimento. Para que essa observação se estenda para outros elementos, a turma pode plantar uma semente ou uma muda e observar seu desenvolvimento. Utilizando uma régua, a criançada pode medir a planta e anotar em um calendário seu tamanho em cada dia. Uma dica é cortar um pedaço de barbante proporcional à altura da planta e colá-lo no dia correspondente no calendário. Também é interessante plantar mudas de diferentes plantas em um mesmo dia e observar se uma cresce mais rápido que a outra.

divisória