Para usar com as crianças

Atividade: contagem e registro utilizando coleções

Convide sua turma a montar e comparar a quantidade entre coleções feitas com objetos cotidianos

Comparar elementos dentro de um mesmo conjunto (de gizes de cera, de cartinhas coloridas ou mesmo de tampinhas) é uma forma de trazer o universo da Matemática e da lógica para mais perto das crianças. Ilustração: Tayna Marques/NOVA ESCOLA

Assim como o processo de desenvolvimento da leitura e da escrita, o letramento matemático deve incentivar a capacidade da criança de desenvolver saberes a partir de sua vivência cotidiana. Em situações reais, elas têm ricas oportunidades de raciocinar, comunicar, argumentar matematicamente, formular e resolver problemas.

“Essa atividade parte da ideia de que crianças pequenas adoram fazer coleções, pois juntar coisas é muito característico da faixa etária dos 3 aos 5 anos. A partir disso, elas podem vivenciar situações de contagem e registro em uma investigação e exploração sobre coleções”, comenta Nilcilene Brambilla, mentora dos planos de atividade de Educação Infantil do Time de Autores de NOVA ESCOLA.

A mentora destaca também a importância de que o professor deixe as crianças registrarem livremente as quantidades e observe as diferentes hipóteses que elas levantam para fazer isso. “Elas aprendem a fazer as coisas fazendo, vendo o outro registrar, participando de momentos de registro. Com o tempo e as experiências, elas vão construindo essa ideia de quantidade e número e poderão se apropriar da forma de registro convencional, mas a preocupação na Educação Infantil é experimentar e não fazer a atividade de uma forma fechada”, comenta ela.

A sugestão abaixo é uma adaptação do plano de atividades Contagem e registro a partir de coleções, originalmente sugerido para crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses), mas também, pode ser realizado com crianças pequenas (4 a 5 anos e 11 meses).

divisória de atividade

Criação, contagem e registro de coleções

Em consenso, a turma deverá definir o que colecionar enquanto grupo para, posteriormente, registrar sua quantidade

Indicado para: Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (4 a 5 anos e 11 meses)

Material: Caixas e sacos organizadores, objetos colecionáveis (a serem escolhidos pelas crianças), folhas de papel sulfite, lápis

Espaço: Sala de referência

Na BNCC: EI02EO03 - Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos

EI02ET07 - Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos

EI02ET08 - Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.)

1. O que são coleções. Reúna a turma em uma roda e pergunte quem sabe o que é uma coleção. Ouça suas respostas e converse sobre esse conceito. Pergunte se eles ou se algum familiar coleciona algo em casa e envie um bilhete solicitando que, caso possível, as famílias enviem uma foto de suas coleções.

2. Surge uma nova coleção. Em consenso, a turma deverá definir o que colecionar enquanto grupo. Podem ser figurinhas, tampas, pedras, folhas, lápis ou outros materiais de fácil acesso. Deixe uma caixa e um cartaz explicativo para recolher doações em algum lugar da escola e solicite a colaboração das famílias.

3. Registro das aquisições. Em uma cartolina fixada na parede da sala de referências, incentive as crianças a anotarem a quantidade de objetos arrecadados em cada dia. Observe como elas contam os objetos, quais hipóteses levantam para o registro de quantidades, se tentam escrever números com notação convencional ou se fazem desenhos para representar numerais.

4. Brincando com a coleção. Distribua todos os objetos no centro da sala e diga para as crianças que elas terão um tempo para conhecer, observar e explorar todos eles. Observe como elas interagem com os objetos e entre si, se dão outros sentidos para sua coleção em um jogo simbólico e se já estão interessadas em contá-los. Registre essas observações e brinque com as crianças.

5. Selecionando objetos. Peça que as crianças selecionem os objetos que mais gostaram. Depois, em roda, cada uma deverá contar quantos objetos escolheu e por que aqueles chamaram sua atenção. Há alguma característica em comum entre eles? Incentive que todos colaborem entre si para falarem de quantidades e, caso necessário, ajude na contagem.

6. Hora do registro. Relembre com a turma que assim como as fotos enviadas pelas famílias mostrando suas coleções, há várias formas de registro. Uma delas é anotar as quantidades que contaram para não mais precisar contar os objetos. Distribua folhas e peça que cada uma anote a quantidade de objetos selecionados na etapa anterior. Elas podem escrever a quantidade por extenso, em algarismos, bolinhas, traços, desenhos, etc. Todos esses sinais são válidos na tentativa de representar as quantidades e os números. Para facilitar a escrita, incentive-as a observarem na sala de referência objetos nos quais os números estão presentes.

7. Dividindo a coleção. Convide a turma a dividir a grande coleção em coleções menores. Dê um saquinho ou uma caixa para cada um e peça que guardem os objetos selecionados e a folha com o registro da quantidade lá. Contem quantas novas coleções surgiram a partir da primeira.

divisória de fechamento