Atividade: brincando com tecidos para imaginar novos mundos
Com um toque de criatividade, um mesmo pedaço de pano pode virar uma capa de super-herói, uma cabana, um rio e o que mais a imaginação conseguir criar
Os materiais de largo alcance são muito importantes para que as crianças desenvolvam a capacidade criativa, por meio de diversas atividades e experiências (orientadas pelo professor ou livres). No caso dos tecidos, com um toque de criatividade, um mesmo pedaço de pano pode virar um vestido, um turbante, uma capa de super-herói, uma cabana, um rio, um bebê enrolado em uma manta e o que mais a imaginação conseguir criar.
“Os tecidos, quando oferecidos às crianças com uma ampla variedade de tamanhos, cores, formas e texturas, possibilitam a criação de muitas brincadeiras. Enfim, brincar com tecidos sugere uma infinidade de possibilidades para que as crianças vivenciem o faz de conta, despertem a imaginação e criem novas formas de brincar”, diz Elisiane Andreia Lippi, professora de Educação Infantil, assessora pedagógica e mentora do Time de Autores de NOVA ESCOLA.
“Quando tocamos, cheiramos, experimentamos as sensações que o tecido nos causa, conseguimos entender também quais serão as sensações das crianças ao manuseá-lo e quais são as suas potencialidades nas brincadeiras delas”, explica ela, que orienta também sobre a importância de que o professor se questione sobre qual é o potencial de oferecer às crianças uma textura e não outra e de como o material pode ajudar no convite à brincadeira.
Brincando com tecidos
Convide a turma para brincar com panos enquanto observa e registra as interações entre elas e suas propostas
Indicado para: Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)
Material: Livro O lenço, de Patrícia Auerbach (Editora Brinque-Book); tecidos de cores, texturas e tamanhos diversos (lençóis, toalhas de banho, toalhas de mesa, lenços, helanca, chita, feltro, camurça e tule); bola leve.
Espaço: Sala de referência e área externa
Na BNCC: EI03EO02 - Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações
EI03CG03 - Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música
EI03EF06 - Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa
PASSO A PASSO
1. Promova a leitura e convide para a brincadeira. Faça a leitura do livro O Lenço, de Patrícia Auerbach, e converse com as crianças sobre a história perguntando sobre seus personagens, elementos e acontecimentos. Diga que assim como na história, em nosso dia a dia também estamos sempre rodeados de tecidos. Chame atenção das crianças para as cores e texturas das roupas que estão usando e diga que separou vários outros para uma brincadeira.
2. Apresente o material. Mostre os tecidos que você organizou para a brincadeira e ofereça-os para que elas manuseiem e expressem como percebem esse material. Conversem sobre suas semelhanças e diferenças, cores e texturas.
3. Hora de brincar. Peça para a turma se dividir em pequenos grupos e escolher alguns tecidos para brincar na área externa. Leve a caixa com os tecidos não selecionados e coloque-a à disposição. Deixe que as crianças brinquem livremente com eles enquanto observa e registra as interações entre elas e suas propostas.
Caso perceba que elas querem fazer algo com o tecido, mas não conseguem (uma cabana, por exemplo), pergunte qual é a vontade, faça perguntas e ofereça possibilidades do que pode ser feito.
4. Jogue com um tecido. Após o momento da brincadeira livre (ou em outro dia), conte que também é possível realizar um jogo com um lençol. Divida a turma em duas equipes e ensine-as a jogarem volençol.
5. Finalização. Diga que o tempo da brincadeira está acabando e peça ajuda de todos para organizar o material. Qual será o melhor jeito de guardar todos os tecidos em uma caixa? Convide todos para dobrarem ou enrolarem os tecidos.
Mais sobre esse tema