Para usar com as crianças

Materiais, espaços e ferramentas para se inspirar

Sugestões para ampliar seu repertório na hora de planejar atividades em prol da imaginação

Animação de professora e criança lendo história enquanto se transformam em personagens imaginários.
A imaginação deve ser tema de pesquisa e estudo entre os educadores. Ilustração: Victoria Koki/NOVA ESCOLA

Por causa da crença errônea de que algumas pessoas já nascem mais imaginativas do que outras, muitas escolas e professores podem não se dedicar a um trabalho de qualidade sobre isso.

Infelizmente, muitas vezes, esse entendimento reflete as próprias crenças limitantes dos adultos sobre si e a falta de vivência em torno de atividades criativas. Por isso, Maria Paula Zurawski, formadora do Coletivo Curió, enfatiza a importância de que esse seja um tema de estudos entre os educadores. “É importante pautar as brincadeiras e a imaginação como temas das formações de professores para conhecer autores e como eles entendem a brincadeira. Isso requer dedicação, interesse, estudo e discussões das professoras e formadoras nas reuniões de suas equipes”, comenta.

Para ajudá-los a ampliarem esse repertório, indicamos abaixo alguns materiais que podem ser utilizados como fonte de estudo, para entender a importância de planejar atividades que incentivem a imaginação, e de inspiração, para saber como colocá-las em prática.

Escuta que lá vem peça

A ideia desse podcast é montar espetáculos infantis brasileiros com atores, músicas originais e efeitos sonoros (que ocupam o lugar do cenário, figurino, luz e ambientam a cena). Acesse e compartilhe com as crianças a adaptação da peça Joaquim e as Estrelas, da autora Renata Mizrahi, vencedora do Prêmio Zilka Salaberry, em 2012, na categoria melhor texto.

Práticas inspiradoras

Sugestões de atividades

Conheça cinco práticas para exercitar a imaginação. Elas podem te ajudar a criar brincadeiras na Educação Infantil, incentivando a exploração de novas sensações e o exercício da criatividade entre as crianças e os bebês.

Livros

36 Brinquedos Inventados por Meninos e Meninas, de Adelsin (Ed. Peirópolis)

Nesse divertido livro, o brincante mineiro apresenta o passo a passo para construir brinquedos presentes na cultura popular brasileira, inventados pelas próprias crianças.

Desemparedamento da infância: a escola como lugar de encontro com a natureza, org. de Maria Isabel Amando de Barros (Instituto Alana)

O livro trata do direito das crianças a terem experiências de contato com a natureza e de como a escola pode organizar propostas para garanti-las, incentivando as possibilidades criativas da infância.

Brinquedos do Chão: A natureza, o imaginário e o brincar, de Gandhy Piorski (Ed. Peirópolis)

Esse livro explora a imaginação do brincar e sua intimidade com os quatro elementos da natureza: terra, fogo, água e ar, e revela a voz livre e fluente da criança em sua trajetória de moldar a si própria.

Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem, de L. S. Vigotski,  A. R. Luria e A. Leontiev (Ed. Ícone)

Os três autores soviéticos presentes nessa coletânea estudaram desde processos neurofisiológicos até relações entre o funcionamento intelectual e a cultura em que os indivíduos estão inseridos. O livro conta com textos sobre temas de psicologia do desenvolvimento e relações entre linguagem e pensamento. Maria Paula recomenda a leitura do texto “Os Princípios Psicológicos da Brincadeira Pré-escolar”, contido entre as páginas 119 e 142.

Locais

Museu Catavento

O Catavento, museu de ciência e tecnologia da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, aproxima crianças, jovens e adultos do mundo científico, despertando a curiosidade e ajudando no desenvolvimento de conhecimentos e valores sociais. A programação conta com exposições interativas e atraentes com linguagem simples e acessível.

Museu da Imaginação

O Museu da Imaginação é um local de cultura e lazer que incentiva a união entre diversas áreas do conhecimento e o brincar. O espaço, localizado na capital paulista, promove a interação, o contato e a experiência com a arte, a ciência e as brincadeiras livres.