Para usar com as crianças

Brincadeiras para estimular cada um dos sentidos

Confira sugestões de atividades para aguçar audição, olfato, visão, tato e paladar da turma

Ilustração de criança comendo frutas para representar o paladar, um dos 5 sentidos.
Ilustração: Renata Miwa/NOVA ESCOLA

Ainda que os cinco sentidos sejam integrados, promover atividades que destaquem o uso de um deles pode apurar as sensações que ele provoca de maneira única para cada criança.

“Daí a importância de respeitarmos tanto as limitações quanto as preferências, porque o que é prazeroso para mim pode não ser para você, e tudo bem que assim seja”, orienta Keli Patricia Luca, coordenadora pedagógica na rede municipal de São Caetano do Sul (SP).

Confira, a seguir, sugestões de atividades para aguçar cada um dos cinco sentidos dos bebês e das crianças.

divisória

Audição

Mala de surpresas sonoras

Busque pela escola objetos diferentes que tenham a possibilidade de produzir sons. Faça uma foto dos itens selecionados e do local em que eles estão, bem como uma pequena gravação dos sons ambientes. Imprima as fotos e guarde-as junto aos objetos em uma mala enfeitada e colorida.

No dia da atividade, chame atenção dos bebês para a mala e vá colocando as fotos e os objetos em um tapete. Deixe que os bebês interajam com os itens por um tempo. Depois, acrescente elementos à investigação dos bebês: se um grupo estiver observando a imagem de uma batedeira, peça que eles imitem o som que ela faz. Depois, toque na imagem e, em seguida, coloque o áudio do som da batedeira. Quando estiverem brincando com um saquinho de folhas secas, coloque a gravação de ruídos do parque para eles ouvirem.

Em seguida, leve pequenos grupos de bebês para uma das áreas da escola e permita que eles observem os sons do espaço. Quando forem à cozinha, por exemplo, peça que as merendeiras liguem a batedeira ou que as secretárias façam o telefone tocar. Quem quiser também pode fechar os olhos e tentar identificar tudo que consegue ouvir. Vá chamando atenção deles para os diferentes sons e permita que eles explorem livremente.

Tato

Experimentos com terra, areia, argila e água

Apresente para as crianças imagens de esculturas feitas em diferentes materiais e diga que agora é a vez de eles serem artistas e criarem suas próprias peças. Na área externa, disponibilize terra, areia, argila e água, além de outros elementos que possam ser coletados no local, como pedras, gravetos e folhas. Também coloque à disposição delas tampas plásticas, potes, peneiras, palitos e formas. Ofereça um suporte para cada criança ou pequeno grupo criar sua escultura em cima, o que facilitará o transporte posteriormente.

Permita que as crianças interajam com os materiais e descubram o que querem criar sozinhas. Instigue-as a investigarem o que acontece se misturarem diferentes elementos ou adicionarem água.

Guarde as esculturas em algum local da sala para que elas sequem. Depois, converse com as crianças sobre como foi construir esculturas a partir de elementos naturais e de suas próprias mãos.

Olfato

Brincando de lavar roupas na área externa

Peça para as famílias disponibilizarem um conjunto de roupas sujas das crianças devidamente identificadas e um pouco do sabão e amaciante que usam em casa. Em um ambiente externo, distribua bacias, água limpa e um local para estender as roupas. Depois, desafie as crianças que quiserem a cheirar suas roupas sujas e contar como elas ficaram assim. Em seguida, explique que vão brincar de lavá-las.

No ambiente externo, incentive que elas cheirem os diferentes sabões e amaciantes e escolham os que vão querer utilizar ou façam suas próprias misturas. Permita que elas escolham se querem brincar em grupos pequenos ou individualmente e que interajam com a água, a espuma, que molhem, torçam e enxáguem as roupas.

Quando o tempo estiver acabando, avise as crianças e peça para elas começarem a pendurar as roupas lavadas no local indicado. Vá conversando sobre como as peças estavam antes, como ficaram, seu novo odor e o que acharam do resultado.

Paladar

Cesta de sabores

Antes da atividade, liste diferentes frutas e peça ajuda das famílias para compor as cestas que serão degustadas pela turminha. No dia, convide os bebês maiores para irem ao refeitório e apresente a eles a cesta com as frutas que podem manipular. Vá instigando a curiosidade deles comentando sobre a textura, o tamanho, o cheiro e as cores delas.

Encoraje-os a tocarem, apertarem, amassarem e abrirem as frutas, a explorá-las como eles bem entenderem, com qualquer parte do corpo. Aos poucos, corte as frutas em pedaços de diferentes tamanhos e coloque-os nas cestas individuais. Permita que eles também degustem o alimento.

Desenhando folhas sob o efeito da luz

Antes da atividade, confeccione uma caixa de luz (este vídeo pode ajudar). No dia, converse com as crianças sobre as plantas que elas gostam, se tem alguma que chama mais atenção delas e se já pararam para apreciar os detalhes da vegetação. Depois, convide as crianças a um passeio pela área externa ou arredores da escola para coletar as folhas e flores caídas pelo chão que eles se interessarem.

De volta à sala, permita que a turma explore as plantas coletadas e escolham três ou quatro folhas para observar mais detalhadamente, com a ajuda da caixa de luz. Escureça o ambiente e convide pequenos grupos a observarem as folhas sobre a caixa. Investigue com eles as minúcias das plantas que a caixa de luz revela, tais como cores, formas, texturas, traços e marcas.

Em seguida, peça que as crianças fechem os olhos e enxerguem dentro de sua memória a folha que mais gostou de observar. Todos conseguem encontrá-la dentro de si? Agora vamos deixar que essa folha saia em formato de desenho. Deixe a caixa de luz à disposição, caso elas precisem de apoio. Por fim, realize uma pequena exposição das produções e convide a turma toda a apreciar e comentar os desenhos.

divisória