Para usar com as crianças

Atividade: criando um jardim sensorial

Faça um jardim de chás em sua creche para estimular os sentidos das crianças e o cuidado com a natureza

Ilustração de criança cheirando flores em um jardim.
Ilustração: Renata Miwa/NOVA ESCOLA

A experiência de plantar, cultivar, descobrir os detalhes de cada folha, os aromas e sabores que as ervas de chá possuem é uma vivência rica para bebês e crianças, pois estimula todos os seus sentidos.

“Além disso, brincar com elementos da natureza desperta a curiosidade e a postura investigativa, diferentemente de brinquedos industrializados que já vêm prontos”, diz Bruna Bonfá Terra da Silva, professora de Educação Infantil em Campo Largo (PR) que criou com sua turma de bebês um jardim sensorial, detalhado nesta sequência didática

A seguir, veja como montar um jardim de chás inspirado na prática da professora.

divisória de atividade

O jardim de chás

Com as crianças, cultive uma horta de ervas que dará origem a sachês aromáticos e deliciosos chás

Indicado para: Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) e crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Material: Balde e materiais de jardinagem (pá de mão, garfo de mão, tesoura de poda e alguns regadores). Sementes e/ou mudas de ervas para chás. Vasos de barro, plástico ou metal, se decidir plantar nesses objetos. Uma bacia com areia, uma com água e outra com terra. Materiais de largo alcance, como potes pequenos e médios, de plástico ou de alumínio. Brinquedos de jardinagem ou de praia. Câmera fotográfica para documentação pedagógica.

Espaço: Sala de referência e área externa (para a horta, escolha um local que receba sol e sombra em momentos alternados do dia e que tenha uma torneira próxima para facilitar as regas).

Na BNCC: EI01ET03 - Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.

EI01EO06 - Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.

EI01CG03 - Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.

1. Plantem as ervas. Mostre para os bebês as sementes e mudas de plantas  enquanto conta para eles a atividade planejada: criar e cuidar de uma horta. No espaço adequado para o plantio, demonstre para todo o grupo as etapas: abrir um pequeno buraco na terra, colocar a semente ou muda, tampar afofando a terra e regar. Agora é a vez deles! Enquanto realizam a atividade, coloque a música "Para Germinar", do grupo Palavra Cantada, para inspirá-los.

2. Organize os cuidados com o jardim. Combine com o grupo que será necessário que todo dia a horta seja regada. Organize em uma tabela quais as duplas ou trios que realizarão essa tarefa a cada dia da semana. Também adube a terra com elementos naturais e retire as ervas daninhas.

3. Monte um varal de fotos e um mural. Para que os bebês possam acompanhar o desenvolvimento das plantas, faça registros fotográficos periódicos e exponha as imagens em um varal acessível aos pequenos. Em um mural na sala, coloque as principais informações sobre o jardim.

4. Observem as plantas de perto. Quando as ervas estiverem um pouco maiores, organize uma atividade no jardim para os bebês observarem as plantas e insetos do jardim com uma lupa. Apresente a ferramenta a eles, mostre como esta pode ser utilizada e deixe que eles brinquem.

5. Criem saquinhos aromáticos. Convide a turma a sentir os diferentes cheiros do jardim. Permita que eles passem as mãos nas ervas, retirem folhinhas para sentir melhor os aromas. Pergunte se eles gostariam de sentir esses cheiros em outros lugares da creche e sugira levar alguns ramos para a sala. Organize pequenos grupos e peça que escolham a erva que gostariam de colher e auxiliem no processo de poda. Repita o processo até que todos tenham participado. Recolha os ramos, coloque-os em sachês separados e deixe que o grupo interaja com eles pela creche.

6. Façam chás. Chegou a hora de colher as ervas para fazer vários chás diferentes. Incite a curiosidade deles: que sabor será que cada erva tem? No jardim, faça a colheita junto a pequenos grupos e incentive que eles toquem e explorem os ramos. No refeitório, higienize as ervas, prepare a água e demonstre o processo de infusão para preparar os chás. Vá misturando o chá pronto com água fria para que eles possam beber e, em formato de rodízio, ofereça os diferentes tipos de chá. É interessante deixar um ramo da erva utilizada para cada chá à disposição para que eles comparem os cheiros das ervas e de seus chás.

7. Prepare um momento de interação com as famílias. Crie um livro de receitas dos chás feitos juntamente com os bebês, com fotografias dos momentos de exploração e do desenvolvimento das plantas e fixe um sachê de erva, feito de tule ou voal, para cada uma das espécies presentes na horta. Pendure o varal de fotos e o mural próximo ao jardim e dentro do campo visual dos bebês. Distribua os sachês aromáticos pelo ambiente e organize uma mesa com os diversos chás para degustação, junto ao livro de receitas.

8. Apreciem o jardim juntos. Aproveite o horário de saída dos bebês da creche para convidar as famílias para participarem e apreciarem as atividades realizadas no jardim de chás. Na sala, converse com o grupo sobre as brincadeiras que vivenciaram e as experiências que tiveram no jardim de chás. Diga que você preparou uma surpresa e que hoje todos poderão brincar com as famílias. Permita a exploração conjunta entre famílias e bebês no jardim e dos materiais preparados para o momento. Que tal convidar todo mundo a fecharem os olhos e ficar em silêncio para ouvir os sons da natureza que os cerca?

divisória de fechamento