Para usar com as crianças

Passo a passo: Estou no colo da Mãe Natureza

Em São Caetano do Sul (SP), a professora Viviane aproximou a turma de crianças bem pequenas da natureza

Crédito: Lila Cruz

QUEM FEZ 

Viviane Graciele de Araújo Valério, EMEI Alfredo Rodrigues, São Caetano do Sul

POR QUE FAZER

A professora aproveitou o encantamento das crianças com a natureza para usar o espaço externo da escola como um laboratório de vivências e descobertas com o corpo por meio dos sentidos. Isso potencializou a aprendizagem de forma prazerosa e significativa, permitindo às crianças construírem suas identidades e manifestar suas culturas por meio da atividade. 

COMO FAZER 

A escola já dispunha de um espaço externo, onde era possível explorar a natureza. Viviane acompanhou as crianças até essa área e cada uma delas escolheu o elemento que mais lhe encantou – árvore, folha, galho etc. Na roda de conversa, essa escolha foi socializada e verbalizada pela turma. “Depois contamos, classificamos e ordenamos os elementos”, lembra ela. No final, as crianças fizeram intervenções criativas, atribuindo significados particulares aos elementos. Na imaginação dos pequenos, simples gravetos viraram microfones, varas de pescar, espadas, colheres de pau, vassouras, bengalas, canetas etc. 

OBJETIVOS DE APRENDIZADO 

- Formular e responder a perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos (EI02EF04);

- Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões (EI02EF01).

APRENDIZADOS OBSERVADOS PELA PROFESSORA 

Ao longo da atividade, Viviane notou o desenvolvimento do protagonismo das crianças pequenas no processo de aprendizagem. “Elas interagiram com os elementos da natureza, verbalizando suas experiências, usando critérios para separar, classificar e ordenar”, conta. Além disso, as crianças puderam criar e transformar elementos da natureza, metamorfoseando árvores em cabanas, sementes em comidinhas, folhas médias em pratinhos e folhas grandes em barcos.

Mais sobre esse tema