Arte no varal: como expor a produção das crianças
Veja como conduzir a atividade, que valoriza a produção dos pequenos, com participação da turma
Valorizar o trabalho das crianças é uma importante ferramenta na construção da identidade e da capacidade de se expressar. O diálogo constante com o espaço escolar compreende também usar as áreas fora da sala de aula como vitrine para expor as expressões artísticas. Com isso, aqueles desenhos e pinturas normalmente guardados saem da gaveta e ganham visibilidade. Quando arranjadas num varal colocado no corredor da escola, passagem obrigatória de todos, as produções adquirem significado e os pequenos artistas têm a autoestima reforçada. A escola se torna um lugar de pertencimento. “Nossas paredes falam e documentam”, dizia o pedagogo italiano Loris Malaguzzi.
Construir o varal é simples, barato e pode ser feito com a ajuda das crianças. Vamos experimentar?
Materiais: rolo de barbante, fita adesiva e pregadores coloridos.
Passo a passo
1. Defina o local. Converse com os gestores da escola para definir o melhor lugar para a exposição do trabalho das crianças.
2. Escolha as produções. Envolva as crianças na definição do que irá ser exposto.
3. Monte o varal. Com o local da exposição definido, corte um pedaço de barbante proporcional ao espaço a ser usado. A ponta do barbante deve ser fixada na parede com a fita adesiva, que quase não aparece. A altura do varal deve estar ao alcance do olhar das crianças. Com a ajuda delas, estique o barbante ao longo da parede e fixe-o com a fita adesiva em vários pontos de modo a ficar bem firme. Utilize os pregadores coloridos para prender os desenhos e pinturas no varal, que ganham atenção de todos que passarem pelo corredor. A ideia é que o espaço seja vivo e dinâmico, por isso as obras de arte podem ser trocadas periodicamente.
Mais sobre esse tema