Organize com a turma um cantinho de profissões
Nesta atividade, a sala de referência vira espaço para as crianças brincarem de funções relacionadas ao mundo do trabalho
Todos os espaços na escola são educativos e a sala de referência também é lugar de oferecer multiplicidade de experiências às crianças. Ao refletir sobre o que proporcionar a elas, uma opção é pensar nos muitos jeitos de entender o mundo durante a infância. Ao professor cabe olhar atentamente e perceber os interesses naturais dos pequenos para estimular o processo de aquisição de conhecimento. A curiosidade sobre as profissões é um tema instigante e pode ser explorado com atividades simples e eficazes.
Construir o cantinho das profissões vai exigir a escolha de um tema e a provocação do pensar. O veterinário, por exemplo, o que ele faz? O que tem no consultório? Que instrumentos ele usa? Quais animais ele trata, cães, gatos? Passarinho também pode ser levado ao consultório?
Com o cantinho pronto, a brincadeira das crianças se transforma em um jogo simbólico. Investigar sobre as profissões colabora para que elas compreendam as diferentes funções sociais e a importância de cada uma delas para a vida em sociedade. É uma maneira de ampliar o conhecimento e o respeito pelos diferentes modos de vida.
Quer experimentar com sua turma? Confira um passo a passo de como organizar esta atividade.
Faixa etária: crianças bem pequenas e crianças pequenas
Materiais: Aqui, vai depender da profissão escolhida. São muitas as possibilidades: utensílios de cozinha; instrumentos utilizados em salão de beleza (espelhos, escovas, bobs, secador etc.), em consultórios médicos (aparelhos de pressão, termômetro etc.), instrumentos musicais, materiais de limpeza (vassoura, panos etc.), computadores, animais de pelúcia etc. Dê preferência para objetos “reais”, como utensílios antigos e que não funcionem mais, e não à instrumentos de brinquedo.
Passo a passo
1. Faça uma roda de conversa inicial. Converse com as crianças sobre as profissões que elas conhecem. Estimule-as a contar os que os familiares fazem ou o que já viram na televisão, filmes ou livros. Pergunte sobre qual gostariam de saber mais e apresente a proposta de construir um cantinho das profissões, que poderá ser mudado periodicamente. Escolhida a que desperta mais curiosidade, promova um debate sobre o inventário do que cerca aquela profissão. Você pode incluir pesquisa com fotos e pequenos vídeos que ilustrem a função. Combine que irão buscar elementos para construir o cantinho referente à profissão definida.
2. Busque os materiais. Converse com as famílias para verificar se elas podem contribuir com algo para compor os cantinhos.
3. Monte o cantinho. Com os objetos reunidos, volte a conversar com as crianças. O modo como o cantinho será arrumado é decidido pelo grupo. No caso do veterinário, por exemplo, o animal é o mais importante? Pode ficar no centro. O boneco que vai representar o veterinário, ao lado do bichinho. E por aí segue, de acordo com o modo como os pequenos imaginam ser um consultório.
4. Promova uma roda de conversa final. Depois de promover a montagem de cantinhos diferentes, você pode perguntar qual profissão as crianças mais gostaram, se faltou alguma coisa para representar aquela função etc. O diálogo pode ser retomado periodicamente. Para enriquecer a proposta, diga que, na próxima vez, você trará elementos e a turma terá de adivinhar a profissão a qual eles pertencem. Pode ser a chance de apresentar uma nova função social.
Observações: Faça dessa atividade uma oportunidade para conhecer as preferências da turma: elas demonstraram preferência por quais materiais? Tiveram curiosidade em conhecer novos instrumentos? Demonstraram repertório rico em relação às profissões?
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