Para se inspirar

Faça da sala um álbum de família

Confira, passo a passo, a sugestão para montar uma exposição de fotos das crianças com os familiares e responsáveis

Expor fotos dde famílias ajuda na socialização e na construção da identidade. Ilustração: Duda Oliva/Nova Escola

A criança vive um processo contínuo de investigação, por meio do qual conhece o mundo, exercita habilidades e consolida saberes. Neste contexto, uma das aquisições mais importantes é a construção da identidade, que também se dá a partir do olhar do outro. 

Expor na sala as fotos das famílias é uma maneira de promover situações de interação, reconhecimento, construção da autoimagem e percepção do outro. Se ver representado e ver o amigo representado em momentos de vivência familiar impacta na construção da identidade e na socialização. Ajuda as crianças a perceber diferenças e similaridades. Olha, meu amigo também tem avós! Puxa, seu pai e o meu usam óculos! Assim como o João, eu também moro numa casa com quintal e cachorro! 

As imagens nas paredes da sala também fortalecem a particularização daquele espaço. Há maneira simples de fazer isso. Uma opção é o uso de cabides. 

Faixa etária: crianças pequenas 

Materiais: fotos enviadas pelas famílias (das crianças sozinhas e delas com familiares), cabides (de preferência os fininhos), pregadores coloridos e pregos para fixar os cabides na parede. 

1. Prepare-se com antecedência. A fixação dos pregos deve ser feita antes. Também é necessário pedir imagens para as famílias. Se a escola não puder comprar os cabides, uma alternativa é pedir para que cada criança traga ao menos dois. 

2.  Abra uma roda de conversa. Apresente a proposta de expor na sala as fotos das famílias. Convide as crianças a escolher as imagens. Estimula-as a contar aos colegas a história das fotos (quem está nelas, quais as circunstâncias em que foram feitas etc) e conversar sobre similaridades e diferenças. 

3. Monte a exposição com os pequenos. Depois de definidas as imagens, peça para as crianças utilizarem os pregadores para coloca-las nos cabides. Esteja atento para as que precisarem de ajuda. As fotos podem ser dispostas por temas como passeios, festas, férias, brincadeiras, entre outras opções. 

Mais sobre esse tema