Para usar com as crianças

Esta é a minha sala! Como personalizar a porta

Convide as crianças a decorar a entrada do lugar onde ficam diariamente

A criança se sente representada ao personalizar a porta. Ilustração: Duda Oliva/Nova Escola

Por mais atraente que seja a cor usada numa porta, ela geralmente não passa de uma estrutura meramente funcional. Mas tudo pode mudar caso ela seja transformada com criatividade. Decorar a porta da sala da Educação Infantil é uma maneira de encantar as crianças e tornar prazerosa sua estada na escola assim que ultrapassam o portão de entrada. 

Ao personalizar a porta, num fazer coletivo, a criança se sente representada. Conforme preconiza a escola Reggio Emilia, o ambiente escolar não deve ser impessoal, mas espaço de convívio e pertencimento. 

A proposta é envolvê-las na tarefa. Numa roda de conversa surgem as ideias de decoração: um painel de boas-vindas, uma régua para acompanhar o crescimento de cada um, um alfabeto ou os nomes de cada criança. Esta última opção é também uma maneira de valorizar a individualidade. Quem passar por ali logo saberá que vai encontrar a Julia, o Rafael, a Bruna ou o Gustavo. Todos são importantes, por isso têm seus nomes em destaque. E como conduzir esta atividade? Veja abaixo o passo a passo. 

Faixa etária: crianças bem pequenas e crianças pequenas 

Materiais: papel ou tecido de diversas cores, cola, pincel largo para espalhar a cola e tesoura

Passo a passo 

1. Abra uma roda de conversa. Convide as crianças a decorar a porta com os nomes de todos. Conte que a ideia é deixar o espaço com a cara da turma. Pergunte quais temas podem ser utilizados. Vá recolhendo as sugestões e estimule o debate até chegar a um consenso. 

2. Mãos à obra. Depois de escolher o tema (um fundo imitando o céu, por exemplo, com nuvens e o sol feitos com papel recortado ou com tecido), o professor pode ajudar as crianças a desenvolver ideias de suporte para os nomes, que podem ser escritos em vasos de flores, em balões coloridos, em pipas. Estimule as crianças a dar vazão à criatividade. 

3. Cole os elementos e os nomes das crianças. Cada vaso, flor ou balão será recortado em papel e depois colado na folha maior (ou tecido) que forrará a porta. Os recortes mais difíceis ficam a cargo do professor. A colagem no grande painel pode ser feita coletivamente. Com um pincel largo, a cola é espalhada em toda a superfície do papel (ou tecido). Assim que estiver bem firme, inicia-se a colagem dos demais elementos (sol, nuvem, flores, vasos, balões, pipas). Por último, os nomes das crianças em cores bem vivas.

Mais sobre esse tema