Para aprender com a prática

Caso real: como a CEI Manoel Bispo dos Santos planeja a rotina flexível

Com cantinhos temáticos, as crianças podem experimentar e explorar diversas atividades

A cada dia, dois núcleos de aprendizagem diferentes são organizados na escola. Foto: Deposit Photos

Artes, corpo, histórias e brincadeiras. Estes são os cantinhos temáticos, espaços que as crianças experimentam ao longo da semana e que flexibilizam a rotina do CEI Manoel Bispo dos Santos, em São Paulo (SP), permitindo que os pequenos decidam o que querem experimentar naquele momento dentre uma gama variada de oportunidades de exploração.

Conheça, abaixo, como as educadoras organizam esses momentos e quais são os ganhos para as crianças com essa rotina diferente.

Como é a rotina: A cada dia, os professores organizam dois desses núcleos de aprendizagem no parque da escola. Quando as crianças chegam ao local, elas escolhem o que querem fazer, e caso se cansem da atividade proposta antes do tempo previsto, elas podem brincar livremente pelo espaço. O mesmo vale para quem não se interessar por nenhum dos cantos temáticos.

Como as atividades são organizadas: A atividade costuma durar uma hora para as crianças menores, e até duas horas para os mais velhos, e cada área conta com o apoio de dois a quatro educadores. Já as brincadeiras livres são acompanhadas por sete professores.

Por que é interessante, de acordo com as educadoras: "Os núcleos respeitam o individual, porque se a criança quer realizar aquela atividade é porque isso é significativo para ela", explica Vera Christina Figueiredo, responsável pelo projeto pedagógico da Grão da Vida, que administra esta e outra creche municipal em São Paulo.

Como a atividade se desdobra: Em outros horários, de acordo com a gestão do professor, as crianças também participam de uma atividade em roda, que, geralmente, ocorre dentro da sala e dura até 25 minutos. A cada dia, ela traz uma versão condensada do que é realizado em um dos núcleos, e serve para garantir que todas as crianças tenham acesso às aprendizagens indispensáveis que os cantos temáticos oferecem, e despertar nelas a curiosidade em participar deles.

Pontos de atenção: Para realizar todas essas atividades, é preciso muita observação e planejamento. Assim, diariamente os professores realizam registros sobre o desenvolvimento de cada criança nos núcleos e nas brincadeiras livres. Depois, essas anotações são utilizadas nas reuniões mensais, em que os educadores decidem coletivamente as atividades que cada núcleo vai propor. "O momento do planejamento deve ser compartilhado entre os professores e inclusive com as famílias, para que todos participem do processo", explica Vera.