Para usar com as crianças

Descobrindo o desenho com lápis grafite ou carvão

Experimentar diversos materiais é proposta desta sugestão de atividade criada pela professora Adamari Rodolfo Depetris

Imagem: Caronte Design

Lápis com formatos diferentes, cores fortes e diversificadas… Esses parecem ser os materiais mais interessantes para as crianças utilizarem na hora de fazer um desenho. Mas diversificar e apresentar os mais variados objetos para essa atividade é fundamental. “A gente sabe que o lápis colorido é muito usado, mas é importante apresentar todas as possibilidades de materiais para que as crianças conheçam e escolham seus preferidos. Além disso, quando você apresenta o diferente, chama atenção delas”, conta a professora Adamari Rodolfo Depetris, da rede municipal de Curitiba.

Com base em um plano de atividade elaborado por ela e com adaptações para orientar os pais a fazerem em casa com as crianças, nestes tempos de pandemia de Covid-19, preparamos uma sugestão de atividade que utiliza grafite e carvão. Confira abaixo:

Indicado para: Crianças bem pequenas

Material: lápis grafite ou carvão, lápis coloridos, papel sulfite, fotos de obras de arte feitas com grafite

Espaço: deixe a criança escolher o lugar onde se sentir mais confortável (sobre a mesa, no chão etc.)

1. Busque referências: Antes de levar a atividade para a turma, busque referências de pessoas que trabalham com grafite ou carvão em seus desenhos. Artistas brasileiros como Geisel Juliano ou Eliane de Camargo são boas indicações nacionais. Ethan Murrow e Linda Huber são referências estrangeiras. Além disso, a professora Adamari sugere que os educadores procurem artistas locais, que podem usar essa técnica na região.

2. Apresente para as crianças: Mostre imagens feitas de grafite ou carvão, que foram selecionadas no primeiro passo da atividade, e obras de arte coloridas. Deixe que as crianças toquem nas imagens, observem e falem sobre elas. Preste atenção nas conversas, olhares e atitudes das crianças.

PONTO DE ATENÇÃO: Se a atividade for feita à distância, o professor pode compartilhar as imagens via WhatsApp para que os pais apresentem às crianças.

3. Faça perguntas: Provoque a reflexão da turma a partir da observação que as crianças fizeram das imagens. Pergunte, por exemplo, qual a diferença entre as obras de arte e qual material foi utilizado em cada uma.

4. Hora de desenhar: Entregue lápis de grafite ou carvão (se houver disponibilidade) e folha sulfite. Convide as crianças a fazer um desenho com esses materiais. O importante nessa etapa é deixar que elas experimentem as diversas formas de usar os materiais.

PONTO DE ATENÇÃO: Caso a atividade seja feita em casa, o professor deve orientar os pais sobre a autonomia das crianças. “É essencial não forçar a criança, deixando-a explorar o material e desenhar da forma que deseja”, explica Adamari.

5. Compartilhando as produções: Que tal compartilhar na página da escola ou no grupo do WhatsApp os desenhos feitos pelas crianças? Dessa forma, elas veem o trabalho dos colegas e geram reflexão para as próximas atividades.

Diante da pandemia do coronavírus, esse conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos :)

Quero Assinar!