Para usar com as crianças

Passo a passo: jogo da memória com desenhos autorais

Veja uma sugestão de atividade usando a brincadeira com as crianças

Imagem: Caronte Design

Jogo da memória é um verdadeiro clássico entre as brincadeiras para crianças! Mas, além de divertida, a atividade pode ser uma ótima oportunidade para propor que as crianças façam cartas personalizadas.

Com base no plano de atividade feito pela professora Adamari Depetris, de Curitiba (PR) e as orientações da supervisora pedagógica Vládia Pires, da rede pública de Campina Grande (PB), preparamos uma atividade de confecção do jogo da memória com desenhos autorais.

“A criança pode, inclusive, fazê-la em casa com a família. É um tempo saudável para o desenvolvimento e a interação com os adultos”, explica Vládia.  Confira o passo a passo abaixo:

Indicado para: Crianças bem pequenas e crianças pequenas

Material: exemplo de jogo da memória (se tiver o brinquedo disponível), caixas de papelão de alimentos ou de sapatos e lápis coloridos

Espaço: O espaço precisa ser confortável para a criança ter um apoio, como uma mesa ou chão, na hora de fazer os desenhos

1. Explique a proposta da atividade: Comece contando para as crianças que elas vão construir um jogo da memória com desenhos autorais. Explique a brincadeira, dê exemplos de jogos já produzidos e abra espaço para que elas tirem dúvidas.

PONTO DE ATENÇÃO: Caso você não tenha um jogo da memória, é possível apresentar um exemplo on-line. NOVA ESCOLA tem uma versão disponível! Clique aqui. Compartilhe o link com os pais, caso a atividade seja feita em casa.

2. Apresente os materiais: Mostre como as caixinhas podem se transformar nos recortes para o jogo e faça algumas perguntas que ajudem os pequenos a imaginar como será a confecção: quais são as características do material? Como o jogo será confeccionado? Os desenhos podem ser diferentes?

3. Escolha o tema: Convide as crianças a pensarem em um tema para o jogo da memória. Você pode dar sugestões, mas primeiro ouça o que elas gostariam de desenhar, valorizando as preferências e habilidades das crianças. Para Vládia, é importante que a autoria do desenho da criança seja garantida e que as crianças superem o desafio de fazer dois desenhos iguais.

4. Coloque a mão na massa: Com o tema escolhido, é a hora de desenhar. É importante ficar perto das crianças para observar o que elas vão desenhar, lembrando que os dois desenhos precisam ficar parecidos.

5. Jogue com as crianças: No mesmo espaço onde foi confeccionado, proponha que as crianças joguem. Se elas estiverem em casa, diga para os pais que essa é uma ótima oportunidade para que a família interaja com a criança.

Diante da pandemia do coronavírus, esse conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos :)

Quero Assinar!