Para usar com seus alunos

Passo a passo para levar o projeto para sua sala de aula

Entenda como o projeto Era uma Casa foi feito para se inspirar e criar seu próprio projeto com os alunos

1. Discuta com seus alunos as possibilidades de representação de uma casa que não seja o desenho convencional. Você pode propor atividades de desenho de observação e livre. Para ampliar o repertório das crianças, mostre-lhes obras de vários artistas

Foto: Whebert Costa/Acervo pessoal

2. Discuta as funções das casas e como cada casa se divide em diferentes cômodos. Você pode propor que os alunos transformem desenhos bidimensionais em maquetes tridimensionais.

Foto: Whebert Costa/Acervo pessoal

3. Debata a importância afetiva das moradias e do patrimônio histórico. Estude composição e enquadramento e conduza uma saída fotográfica.

Foto: Whebert Costa/Acervo pessoal

4. Organize uma saída da turma para registrar fotos das diferentes casas e edifícios. Essas fotos poderão ser usadas para fazer os desenhos em classe.

Foto: Whebert Costa/Acervo pessoal

5. Apresente os trabalhos em sala de aula e convide os alunos a refletirem juntos. Organize depois uma exposição dos desenhos para toda a escola para compartilhar a vivência.