Para repensar a escola

Como orientar seus alunos na hora de visitar o museu

É importante deixar claros os objetivos da visita para que os alunos aproveitem ao máximo a saída

Ilustração: Duda Oliva

Organização e planejamento são fundamentais para uma visita a um museu ou outra instituição. No caso dos museus, é importante listar as obras mais importantes do acervo ou da exposição e que poderão ser vistas pelos estudantes. Se a ideia é estudar um artista, deixe claro aos alunos quais peças devem ser ponto de atenção. Se decidir por uma série de obras, então eles devem ter conhecimento prévio para chegar lá e vivenciar esse contato direto. Seja como for, a postura dentro do museu vale para todos: seguir as regras e não tocar no acervo.

Fuja dos relatórios
Peça aos alunos para escolherem uma obra e descreverem suas impressões: o que viram  de interessante? Como se sentiram diante dela?

Incentive a produção
Oriente os alunos a selecionar uma peça do acervo visitado e desenhá-la. Assim, eles observam atentamente a obra e podem refletir sobre ela.

Crie desafios
Sugira que as crianças escolham uma obra do museu, deem a ela um título diferente do original e depois justifiquem  o novo nome.

Estimule a criatividade
Corte fotos de objetos da exposição pela metade e peça que eles encontrem essa peça, para se sentirem instigados  a observar o acervo.

Apresente estilos diferentes
Antes da visita, apresente aos alunos produções de um artista que a turma verá no museu. Desafie o grupo a encontrar outras da mesma pessoa - e justificar.