Para se inspirar

Quatro livros sobre metodologias ativas e produção de texto

Separamos uma lista com tudo o que você precisa ler para ficar por dentro do assunto e começar a planejar

Metodologias Ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática

Livro de Lilian Bacich e José Moran  - Editora Penso

 O livro valoriza a participação efetiva dos alunos na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências, possibilitando que aprendam em seu próprio ritmo, tempo e estilo por meio de diferentes formas de experimentação e compartilhamento.

Sala de aula invertida – Uma metodologia ativa de aprendizagem

Livro de Jonathan Bergmann e Aaron Sams - Editora Gen/LTC

Esta obra contribui para inovar o processo de aprendizagem valendo-se da tecnologia.  A ideia é de que o aluno assista previamente às explicações gravadas pelo professor ou estude o material indicado. O encontro presencial passa a ser a oportunidade para esclarecer dúvidas, realizar atividades, trocar conhecimentos e fixar a aprendizagem

Crescer em Rede Edição Especial - Metodologias Ativas

Série de e-books de vários autores - Instituto Crescer, grátis

http://www.cresceremrede.org.br/guia.php

Este guia foi elaborado tendo como foco as tecnologias digitais, mas com a preocupação de estimular os professores a refletirem como, a partir delas, possam tornar mais atrativas suas aulas, envolvendo os alunos nos processos de aprendizagem.

Aprendizagem ativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Livro de Anitra Vickery - Editora Penso

A obra é um guia prático para a aplicação da aprendizagem ativa, com pesquisas e estudos de caso. No livro estão reunidos diversos exemplos, com a intenção de estimular os professores a criarem suas próprias abordagens de ensino e a se apropriarem de algumas estratégias apresentadas. 

Mais sobre esse tema