Apoio:

Para propor às crianças

É hora de encarar desafios!

Convide os alunos a trabalharem de forma mais livre e autônoma

Escrever uma lista de nomes é uma atividade capaz de dar autonomia às crianças. Ilustração: Estúdio Kiwi/Nova Escola

Dentre as atividades que podem ser propostas para os estudantes em fase de alfabetização, vale apostar também nas que dependem menos de adultos por perto, estimulando a criação livre e a autonomia das crianças.

Podem ser tarefas e brincadeiras que os alunos já consigam realizar sozinhos e, no caso de residências com acesso à internet, que possam realizar apenas com o apoio virtual do professor. Mas para que a proposta não se encerre em si mesma e ganhe sentido, é importante que ela favoreça alguma interação. Assim, se a família tiver acesso à internet, a criança pode compartilhar o processo e resultado com os colegas da turma. Caso contrário, é interessante que seja estimulada a dividir com alguém da casa.

“Para os menores, não precisa ser necessariamente uma ação de escrita. Pode ser um desenho, um texto simples, em que o aluno escreva de próprio punho, da forma que imagina ser a palavra ou ainda a gravação em áudio ou vídeo do reconto de uma história”, recomenda Renata Frauendorf, coordenadora de projetos do Instituto Avisa Lá.

Miruna Kayano, coordenadora pedagógica das turmas de Ensino Fundamental I da Escola da Vila, em São Paulo (SP), reforça que a autonomia não tem a ver com atividade somente: varia muito de acordo com cada estudante. “Por isso, é preferível priorizar propostas que já tenham sido realizadas algumas vezes em classe, mesmo que isso implique menor variedade de atividades nessa fase”, diz.

Outra estratégia que Miruna tem adotado é enviar para as famílias as orientações para as atividades do dia, tanto em texto quanto em áudio. “Isso funciona para que as crianças dependam menos dos adultos da casa para entender o que precisam fazer. De quebra, elas podem acompanhar a leitura do que foi escrito pelo professor recorrendo ao áudio”, afirma.

Desafios para dar mais autonomia às crianças

Confira uma lista de atividades que elas podem realizar sozinhas ou com o apoio virtual do professor a distância.

Vamos criar um cartão de aniversário? Sugira que o estudante produza um cartão para parabenizar algum aniversariante da turma ou da família. Estimule que escreva o nome de quem completa mais um ano e o seu próprio nome. Desenhos e outros registros também são válidos. Depois, ele pode compartilhar o resultado pelo correio, por meio de uma foto ou em um encontro virtual.

Que tal escrever uma lista de nomes? Peça que a criança liste dois ou três nomes de colegas da turma ou de familiares. Para complementar a proposta, se possível, durante uma chamada de vídeo, mostre um nome escrito em letras maiúsculas bastão e peça que a turma tente adivinhar de quem é e justificando a resposta.

Escreva um texto que você sabe de cor! Convide o aluno a pensar em parlendas e cantigas favoritas e que já saiba de memória. Depois, sugira que tente transcrever o texto inteiro ou trechos. Outra possibilidade é oferecer o texto completo, sem algumas palavras, e pedir que ele complete as lacunas.

Quais são seus livros favoritos? Proponha que a criança separe seus livros favoritos e tente escrever uma lista com os títulos, copiando-os das capas.

Vamos gravar um áudio ou vídeo lendo uma história? Mesmo que o estudante ainda não saiba ler convencionalmente, muitas vezes é capaz de ir acompanhando as páginas e contar a história que já sabe de memória. Ele também pode gravar um áudio ou vídeo para compartilhar com os colegas, recontando ou interpretando a história - seja com os próprios termos, seja tentando recriar a linguagem escrita.

Que tal fazer uma lista de desejos? Sugira que o aluno elabore uma pequena lista de lugares a que deseja ir ou das coisas que vai querer fazer quando acabar a quarentena.