Apoio:

Para você acompanhar

Confira como foi o Webinar “Leitura e alfabetização: estratégias e ferramentas para o ensino remoto”

Conheça caminhos que o ensino digital aponta para essas duas temáticas importantes para a Educação Básica

Motivos, sugestões e atividades para continuar alfabetizando os alunos nas aulas à distância durante o isolamento social. Ilustração: Estúdio Kiwi

 

O ensino remoto apresenta grandes desafios para o ensino, especialmente para educadores que trabalham com turmas de alfabetização. No curso “Leitura e alfabetização: estratégias e ferramentas para o ensino remoto”, promovido por NOVA ESCOLA e Google.org, Maria José Nóbrega e Mara Mansani, educadoras experientes e estudiosas da alfabetização, falam sobre como realizar boas propostas de leitura, escrita e oralidade para fazer os alunos continuarem avançando durante o isolamento social.
 


Confira os principais pontos discutidos no curso e sugestões de materiais complementares:

Propostas de alfabetização no ensino remoto

O ensino remoto não substitui o presencial, mas é possível pensar em alternativas. O professor pode fazer uma avaliação diagnóstica, propor conteúdos e propor atividades de reforço para quem está com dificuldades de aprendizagem

Como lidar com a alfabetização durante o isolamento social?

Relação entre família e escola durante o isolamento social

Estabeleça contato com as famílias pelo WhatsApp, redes sociais ou telefone. Nesse momento, o contato dos professores com as crianças será mediado diretamente pelos familiares, mas não espere que eles atuem como professores substitutos.

É hora de estreitar os laços com os pais e responsáveis pelas crianças 


Planejamento da rotina de atividades

Nas aulas à distância, a Base Nacional Comum Curricular deve continuar servindo de guia para o planejamento. Entretanto, devido ao tempo e características específicas do ensino remoto, é preciso elencar em quais habilidades e atividades focar.

10 planos de aula para planejar atividades de alfabetização 

Como estruturar uma aula remota

Organize os horários das aulas e informe as famílias com antecedência. As aulas precisam ser mais curtas do que as do modo presencial para não expor as crianças em excesso a tecnologia. 

Como fazer e gravar a leitura de histórias para as crianças acompanharem a distância

Propostas para aulas remotas

Algumas atividades simples, mas muito significativas para a alfabetização das crianças podem ser realizadas com a ajuda de seus familiares, como escrever listas e receitas. Apresente qual o objetivo da atividade e um passo a passo para que a família possa proporcionar um ambiente de aprendizagem em casa.

É hora de encarar desafios! 

Planos de aula de alfabetização: os planos de NOVA ESCOLA foram adaptados para uso à distância. Confira!

Veja outras sugestões de atividade nos slides do curso. 

Material complementar sugerido pelas especialistas

Vida de cenoura  

Salada, saladinha 


Clique aqui e faça o download dos slides de apresentação do curso “Leitura e alfabetização: estratégias e ferramentas para o ensino remoto”.

Mais sobre esse tema