Para replanejar

PDF para baixar: Habilidades prioritárias e atividades de História para o Fundamental 1

Confira a planilha de priorização preparada por especialistas para guiar o seu replanejamento de 2020

Tabela procura fortalecer conceitos básicos para o conhecimento histórico. Ilustração: Nathalia Takeyama/Nova Escola

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tradicionalmente as escolas colocam maior ênfase em reforçar os conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática. No atual momento, porém, o olhar social para o entorno ganhou muita relevância por conta da pandemia do novo coronavírus e suas consequências para toda a sociedade, explica a especialista em História e consultora Sherol dos Santos. 

Na planilha a seguir, ela reuniu conteúdos que julga essenciais para as crianças dessa faixa etária. “A pandemia nos ajuda a compreender que precisamos ter esse olhar diferenciado apurado”, afirma. Segundo ela, é dentro dessa perspectiva que os alunos vão perceber que as relações sociais são construídas paulatinamente, que há interesses políticos e econômicos envolvidos na sociedade.

Para tanto, precisam compreender categorias históricas fundamentais: tempo histórico, fontes históricas e sujeito histórico. 

A tabela busca fortalecer esses conceitos, que são básicos para o conhecimento histórico. Gradativamente, durante o Fundamental I, os alunos vão se apropriando dessas categorias, segundo Sherol. 

“No 1º ano, começamos com a categoria tempo (noção de temporalidade), fundamental para a História. A criança precisa saber o que é passado, presente e futuro. Isso caminha muito junto com o desenvolvimento de Geografia, que trabalha tempo colado com espaço. Podem ser feitos trabalhos interdisciplinares entre as matérias”, sugere a consultora.

O próximo passo é saber o que é uma fonte histórica e como se faz a História com base em vestígios e testemunhos. Dentro desse cenário, a criança precisa compreender que é um sujeito que faz história, assim como o outro. É assim que ela desenvolve o senso de coletividade no meio em que está inserida. “A caminhada do Fundamental 1 é fazer a criança sair do seu mundo e reconhecer o outro e ter a noção de nós, de grupo.”

Com essas categorias básicas, ela vai construindo, aos poucos, o conhecimento histórico, de acordo com sua faixa etária. “Dentro das categorias, elencamos na tabela as aprendizagens prioritárias”, explica Sherol.  E ressalta: “É importante ter claro que nada que está na BNCC é dispensável. Mas, dentro da base, no contexto da pandemia, tivemos que elencar prioridades”, justifica.

Se um professor tiver um tempo muito curto para dar aulas, ele pode pegar apenas a prioridade 1 de cada ano, de acordo com a consultora. Com isso, o aluno vai ter entendimento mínimo sobre as categorias, mas certamente algo precisará ser recuperado mais para a frente. 

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