5º Roteiro do gestor: Ajude os professores a priorizarem na área de Linguagens
Atividade deve ser concebida como trabalho interdisciplinar com foco no desenvolvimento integral do estudante
Refletir sobre como as competências - gerais, de área de conhecimento e de componente curricular - se relacionam e que tipos de aulas poderiam contemplá-las com base na Educação Integral é o objeto central do Roteiro de Formação desta semana, centrada na priorização curricular na área de Linguagens para o replanejamento anual.
O encontro pedagógico tem como prioridade a reflexão e o planejamento de práticas que serão desenvolvidas junto aos estudantes, trazendo os desafios concretos do cotidiano escolar para os momentos formativos dos educadores “É em encontros como este que o coordenador pedagógico poderá exercer seu papel formativo, promovendo a conexão entre os conceitos discutidos e as práticas produzidas e sistematizando o conhecimento produzido pelo grupo”, alerta a consultora pedagógica Sônia Guaraldo.
Este Roteiro de Formação dá continuidade às atividades propostas na última semana. Reunimos sugestões de ações detalhadas, materiais de apoio e plataformas variadas, num formato que pode ser usado na íntegra ou adaptado. Acesse as caixas passadas da Nova Escola Box para acompanhar a sequência do planejamento pedagógico.
ROTEIROS DE FORMAÇÃO NA PANDEMIA - 5
Priorização curricular na área de Linguagens
Navegue por todos os roteiros da Série Especial:
- 1º Roteiro do gestor: reunião para replanejar 2020 nos anos iniciais do Fundamental
- 2º Roteiro do gestor: Pensando sobre metodologias ativas em aulas a distância
- 3º Roteiro do gestor: conduza uma reunião para abordar a Educação Integral
- 4º Roteiro do gestor: aprofunde as noções sobre Educação Integral
[VOCÊ ESTÁ AQUI] - 5º Roteiro do gestor: Ajude os professores a priorizarem na área de Linguagens
- 6º Roteiro do gestor: Como analisar uma aula real com a equipe docente
- 7º Roteiro do gestor: como organizar uma reunião de planejamento
- 8º Roteiro do gestor: como usar a Tertúlia Dialógica em prol da aprendizagem
- 9º Roteiro do gestor: atividade de observação entre pares
Indicado para: Coordenadores e diretores do Ensino Fundamental 1
Objetivo da reunião: Produzir sequência de atividades com foco na priorização curricular considerando os pressupostos da educação integral e a utilização de metodologias ativas.
Área de conhecimento: Linguagens
Duração da reunião: 2 horas.
Ferramentas:
- Plataforma de interação síncrona (Zoom, Microsoft Teams, Skype)
- Whatsapp para criação de grupos de trabalho
Leituras para os gestores:
- Texto “Discurso vazio: as expressões que poucos sabem o que significam”, do site da NOVA ESCOLA
Leitura para os professores:
- Tabela com habilidades prioritárias da BNCC e atividades de Língua Portuguesa
- Mapas de Foco da BNCC, do Instituto Reúna
PASSO A PASSO
Antes da reunião
1. Prepare o convite: Para promover o início desse trabalho, dispare convite para toda a equipe de educadores, por e-mail, aplicativo de mensagens ou de outra forma que seja usual entre vocês.
2. Indique as leituras prévias: Disponibilize os arquivos de priorização curricular e o Mapa de Foco, e peça que leiam as habilidades priorizadas no componente curricular de Língua Portuguesa. Releiam as competências gerais da área de conhecimento e as competências dos componentes curriculares de língua portuguesa, inglês, artes e educação física.
3.Prepare uma avaliação para o final do encontro pedagógico: Acrescente a seguinte questão ao roteiro de avaliação já sugerido no Roteiro passado: Há algum ponto específico que tenha sido trabalhado no encontro de hoje e que não tenha ficado claro para você?
Durante a reunião
1. Apresente a temática a ser discutida: Convide todos para a plataforma síncrona escolhida e contextualize objetivos da reunião.
2. Faça um acolhimento aos professores: Abra a palavra para que alguns se manifestem sobre sentimentos e expectativas em relação ao momento vivido.
3. Retome as atividades anteriores: A partir da apresentação de slides, retome com os professores conceitos importantes já trabalhados sobre ensino por competências, utilização de métodos ativos de aprendizagem e educação integral. O gestor pode optar por montar uma apresentação com apenas os títulos dos temas a serem retomados e pedir aos professores que contribuam com a estruturação desses conceitos. Neste momento não se preocupe em aprofundar. A ideia é trazer, de maneira simples e objetiva elementos que devem estar contemplados nos planos de aula.
Exemplo:
Título do tema: Educação Integral
Exemplo de conceito que o professor pode escrever:
- Envolve o desenvolvimento global do estudante
- Considera aspectos cognitivos, sociais, culturais e emocionais
- Contempla a diversidade e o protagonismo
4. Identifique os critérios de priorização curricular: Divida os professores por ano e disponibilize um ppt com as competências selecionadas (gerais, de área de conhecimento e de componente curricular), considerando aquelas que ofereçam possibilidade de interface no trabalho interdisciplinar na área de conhecimento Linguagens. Solicite a eles que identifiquem, nas competências disponibilizadas, que elementos se relacionam e que tipos de aula/atividade/projetos poderiam contemplá-las a partir de um trabalho significativo, interdisciplinar com foco no desenvolvimento integral do estudante.
A seguir, conheça alguns exemplos de competências que podem estar na sua apresentação de slides:
Competências gerais da BNCC
Competência 5
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Área de conhecimento: Linguagens
Competência 6. Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos.
Componente curricular - Língua Portuguesa
Competência 2. Apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social e utilizando-a para ampliar suas possibilidades de participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive escolares) e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida social.
Competência 3. Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.
Componente curricular - Arte
Competência 2. Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações.
Competência 5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística
Componente curricular - Educação Física
Competência 1. Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual.
5. Conduza a primeira atividade: Peça aos professores que apresentem os resultados das discussões e um exemplo de sequência de atividades ou projeto destacando as competências contempladas. Selecionamos o projeto “Procura-se um escritor”. Você pode contar rapidamente sobre de que se trata o projeto, apresentando as competências desenvolvidas, destacando o modo com que o projeto explora a relação entre elas.
PONTO DE ATENÇÃO: Durante a sistematização é importante ressaltar as possibilidades e limites presentes no desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar, considerando a coerência no envolvimento das disciplinas e atividades a serem incluídas nas sequências ou projetos. O artigo Discurso vazio: as expressões que poucos sabem o que significam retoma o significado original de algumas expressões educacionais, incluindo a interdisciplinaridade.
6. Reflita a respeito dos critérios de priorização: Introduza a próxima atividade a partir da reflexão de critérios (incluindo os já discutidos até o momento) que podem apoiar a priorização das habilidades a serem trabalhadas junto aos estudantes durante o isolamento social e no retorno pós-pandemia. Como critérios prioritários você pode destacar, além da interdisciplinaridade e das atividades significativas, aquelas que se ligam concretamente a situações concretas da vida dos estudantes e do contexto atual e local.
7.Inicie a segunda atividade: Solicite o desenvolvimento de uma sequência de atividades, considerando habilidades a serem priorizadas nesse período para ser aplicada ainda no período de isolamento.
Por exemplo: (EF04LP14) Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado e (EF04LP15) Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.)
PONTO DE ATENÇÃO: É importante que o trabalho a ser planejado nesse momento seja, de fato, o que será desenvolvido com os estudantes. Envolva os professores na priorização das habilidades considerando critérios claros e coerentes.
Material de apoio: Para apoiar os professores, disponibilize os seguintes planos de aula:
Jornal Mural: contextualização e planejamento
Jornal Mural: Escrita de notícias
8. Disponibilize aos professores alguns critérios nos quais poderão se apoiar para a realização de autoavaliação do planejamento: O ideal é que eles sejam didaticamente significativos e coerentes tendo sido construídos ou validados pelo grupo. Informe ainda que você se apoiará nesses mesmos critérios para analisar os planos e oferecer feedback aos professores.
Clique aqui para ver um exemplo de critérios já preenchido. Neste outro link você poderá acessar um template pronto para ser compartilhado com os professsores.
9. Conduza o fechamento do encontro: Finalize a reunião solicitando aos professores que concluam seu planejamento e que o disponibilizem a partir de um template. Informe que você fará a análise dos planos com base nos critérios combinados e que, após seu feedback, as sequências poderão ser desenvolvidas durante as aulas remotas.
Explique também que você acompanhará o desenvolvimento das aulas com base em um roteiro a ser compartilhado com os professores e que, no próximo encontro, a equipe desenvolverá análises das práticas desenvolvidas. Por fim, disponibilize o link com as avaliações do encontro formativo.
Consultoria: Sônia Guaraldo, doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e consultora do programa Formar, da Fundação Lemann, mantenedora de NOVA ESCOLA. Foi coordenadora pedagógica e diretora de escolas públicas, e secretária de Educação de Birigui (SP), entre 2008 e 2016.
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