Para usar com seus alunos

Sugestão de Atividade: explore as radionovelas

Que tal tirar o foco do excesso de tecnologia com as turmas? Esse plano pode ser usado em diversos contextos e trabalha muito a criatividade

A atividade não exige muitos recursos e trabalha com a oralidade. Ilustração: Nathalia Takeyama/Nova Escola

A Sugestão de Atividade a seguir foi escolhida por fortalecer o envolvimento da criança com os seus familiares e responsáveis. Com características lúdicas, adapta-se bem ao momento, pois a fala oral, via áudio, é a competência mais exigida, ao lado da criatividade.

Para a autora do plano, Ana Paula Afonso de Borborema, o seu maior mérito está em trabalhar pontos usualmente pouco utilizados, como a criação de uma cena sem apoio da imagem. “As crianças ficam surpresas com as descobertas e como cada colega pensa diferente sobre as personagens que envolvem uma mesma história”, conta. 

Com essa aula, os alunos terão contato com as transformações ocorridas nos meios de comunicação ao longo do tempo, assim como seu impacto em diferentes grupos. Para as alas remotas, o plano foi adaptado por Maria Teresa Pimenta. “Ele contempla democraticamente os alunos, pois não exige muito recurso e estimula bastante a criatividade das crianças, muito acostumadas com a tecnologia”, diz. 

ATIVIDADE: EXPLORANDO AS RADIONOVELAS

Uma proposta para criar dramatizações em áudio por meio de aplicativos diversos


Indicado para: Turmas do 4º ou do 5º ano

Na BNCC: EF04HI08

Materiais: documentos em PDF, Word, e-mail, WhatsApp. Quando possível: Zoom, Skype, Google Meet, Google Classroom ou outros aplicativos de vídeo.


PASSO A PASSO

1. Por áudio ou vídeo, compartilhe algumas questões com os alunos: Em grupo ou individualmente, questione: Quem ouve rádio, que programa assistem? Imaginam como é o locutor? Qual a importância do rádio hoje? Seus pais ou avós ouvem (ou ouviam) rádio? Já imaginaram o mundo sem televisão, computador? 

2. Estimule a reflexão sobre a tecnologia: Feito isso, estimule os alunos a pensar sobre o papel da tecnologia, como aproxima e/ou exclui pessoas. No plano original, há slides que, se possível, devem ser compartilhados também com os alunos. 

3. Envie os materiais e problematize: Envie, antecipadamente, o link da radionovela (selecionada no plano presencial) para o WhatsApp da turma e faça oralmente os questionamentos. Pergunte o que pensam sobre a produção de sons, sobre os ambientes descritos e por que as radionovelas fizeram muito sucesso em uma época. Conte um pouco sobre a história do rádio no Brasil. Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações, links, resumo do conteúdo do vídeo) para os alunos pelo grupo de WhatsApp da turma, por e-mail ou Classroom.

4. Sugira a criação de uma radionovela: Siga às orientações definidas nesta etapa no plano presencial, que sugere a criação de uma radionovela. Isso pode ser feito com a família, em um momento lúdico. Diga para fazerem pensando em uma atividade no formato assíncrono, estipulando um tempo para a produção da radionovela usando os recursos que forem mais viáveis. 

5. Compartilhe as produções: Na data marcada para a entrega do trabalho, agende uma videoconferência, se possível, para que os grupos apresentem as radionovelas ou compartilhem as produções no grupo de WhatsApp da turma. A história deve ser curta, em formato de novela (ou seja, sem um final pronto, a ser concluído no próximo capítulo).

Esta sugestão de atividade foi adaptada do plano de aula Radionovela: imagens que nascem na mente, criado por Ana Paula Afonso de Borborema, professora-autora do Time de Autores NOVA ESCOLA, do Rio de Janeiro (RJ). Para conferir o plano original na íntegra, clique aqui.

Mais sobre esse tema