Apoio:

Para usar com os alunos

11 planos de aula para inspirar o uso de vídeos

Seleção inclui opções em que o recurso é usado para introduzir ou aprofundar um tema, como produto dos alunos e para realizar rodas de conversa

Colocar os alunos para produzir vídeos é uma das opções para explorar o recurso nas aulas a distância. Estúdio Kiwi | NOVA ESCOLA

De Língua Portuguesa a Ciências, de introdução ao tema a produto final. Com o intuito de auxiliá-los a refletir sobre estratégias e possibilidades do uso de vídeos no contexto de aulas a distância, selecionamos 11 planos de aula nos quais a ferramenta está presente na proposta didática. Ao acessar os links, basta clicar na aba “adaptações para o uso remoto” e verificar as orientações para o uso neste período de quarentena.

1. Parlendas e rimas para brincar
Indicado para: 1º ano
Função do vídeo: Introduzir o tema

Neste plano sobre parlendas e rimas lúdicas, os alunos vão relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita. A atividade os convoca a procurarem objetos pela casa que tenham nomes que rimem e produzir textos autorais.

2. Reutilização e recuperação de objetos
Indicado para: 1º ano
Função do vídeo: Permitir o registro e o compartilhamento do trabalho

Mão na massa, a atividade provoca as crianças a refletirem sobre o acúmulo de lixo e as possibilidades de criação de produtos artesanais e alternativos por meio da reutilização de embalagens de papel, vidro, plástico e metal, entre outros materiais.

3. Produzindo um vídeo de instrução de brincadeira
Função do vídeo: Ser a atividade central

Com foco no desenvolvimento da produção oral, essa proposta convida os alunos a elaborarem vídeos com instruções de brincadeiras para compartilhar com os colegas e refletir sobre a prática no cotidiano.

4. Cuidado: fogo!
Indicado para: 2º ano
Função do vídeo: Introduzir o tema e permitir registrar e compartilhar a atividade

Com base em uma questão disparada por uma seleção de vídeos, a proposta didática coloca os alunos para desenvolverem produções sobre os cuidados necessários para evitar acidentes domésticos.

5. Profissões: muitas histórias
Área do conhecimento: História
Indicado para: 2º ano
Função do vídeo: Permitir registrar e compartilhar a atividade

Nesse plano, o objetivo é comparar profissões do passado e do presente. Por meio de brincadeiras e reflexões conjuntas, os alunos vão debater sobre a transitoriedade de algumas ocupações profissionais.

6. O diário em áudio e vídeo: vlogs na internet
Indicado para: 3º ano
Função do vídeo: Ser objeto de análise

A finalidade aqui é identificar o gênero do discurso vlog, seu objetivo e suas características linguísticas. Os estudantes também vão interpretar o significado de aspectos não linguísticos, opinando acerca dessa prática midiática.

7. Movimento aparente do Sol - A formação das sombras
Indicado para: 3º ano
Função do vídeo: Permitir o registro da atividade e a promoção de roda de conversa

A atividade necessitará que os alunos, com o auxílio de um adulto, observem a formação de sombras conforme o movimento aparente do Sol. O processo deve ser documentado em vídeos que serão compartilhados entre a turma.

8. Planejamento da produção de um vídeo de divulgação científica
Indicado para: 4º ano
Função do vídeo: Ser a atividade central

O intuito é planejar a produção de um vídeo com informações de textos de divulgação científica.

9. Escrita por ideogramas - registro dos astecas
Área do conhecimento: História
Indicado para: 4º ano
Função do vídeo: Promover roda de conversa e permitir o aprofundamento no tema

A proposta dessa aula é facilitar a compreensão do desenvolvimento das comunidades humanas, mais especificamente a asteca (povo pré-colombiano), por meio de registros orais e escritos.

10. Vlog de críticas
Indicado para: 5º ano
Função do vídeo: Introduzir o tema

Por meio do envio de dois vídeos com crítica oral sobre o filme Os Incríveis 2, os alunos são apresentados a gêneros textuais que circulam fora da escola. O material é utilizado para discutir suas características e funções.

11. Lentes para observar, ampliar e registrar
Indicado para: 5º ano
Função do vídeo: Permitir o registro e o compartilhamento da atividade.

Este plano coloca a questão disparadora: para que servem as lentes? A proposta é convocar os alunos a discorrerem livremente sobre o que compreendem sobre o assunto, apresentar suas dúvidas e relatar suas vivências.