Para usar com seus alunos

Sugestão de Atividade: Recursos minerais e a transformação da paisagem

Dirigido para as turmas do 3º ano, a atividade de identificação de recursos minerais pode ser adaptada também para os anos anteriores do Fundamental

Explore os recursos minerais com as crianças. Ilustração: Nathalia Takeyama/Nova Escola

Originalmente pensado para o 3º ano, a atividade a seguir, segundo o autor, Cristian de Oliveira, pode ser aplicado também nas aulas de Geografia para o 1º e 2º ano. A ideia é que os alunos identifiquem o uso dos recursos minerais no dia a dia e sua interferência na transformação da paisagem. O professor deve observar as habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para esses anos e fazer as adaptações necessárias, com o apoio das ferramentas tecnológicas disponíveis.

ATIVIDADE: RECURSOS MINERAIS E A TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM

Pensando sobre a origem de pedras preciosas e metais

Indicado para: Turmas do 1º ao 3º ano

Na BNCC: EF03GE05

Materiais: São essenciais o e-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou a webcam de um computador para gravação de vídeo, Google Meet (ou outra ferramenta síncrona). Já Google Classroom e Google Docs são optativas.

1. Apresente o tema da aula: Faça com que os estudantes identifiquem o uso dos recursos minerais no dia a dia e sua interferência na transformação da paisagem. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, como WhatsApp e e-mail, para envio das atividades. O material também pode ser enviado pela plataforma do Google Classroom, caso a escola utilize essa plataforma. O tempo sugerido para essa introdução é de 20 minutos.

2. Envie o slide do plano original (abaixo) por meio de uma foto: A ideia é que a atividade ocorra de forma assíncrona na maior parte do tempo. Na apresentação do tema, grave um vídeo e questione os estudantes por meio das perguntas: observando as ilustrações, o que vocês imaginam que sejam recursos minerais? Para que será que usamos esses recursos? Peça que as respostas sejam encaminhadas por mensagens de texto ou áudio.

3. Faça a contextualização: Após o anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes. Você pode fazer uma breve videoaula contextualizando a proposta. Esse momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp. O tempo sugerido para essa etapa é de 30 minutos. Abaixo, as imagens:

4. No vídeo, estimule os alunos a observarem as imagens e proponha uma discussão baseando-se nos seguintes questionamentos: O que podemos observar? Qual é a diferença entre elas? Existe alguma relação entre elas? Espera-se que com essa mediação os alunos criem a percepção da exploração mineral presente na paisagem. Nesse momento, permita que os alunos se expressem livremente, por meio de mensagens de texto ou áudio no grupo de WhatsApp da turma. Anote suas considerações.

5. Grave um vídeo com a problematização: Faça o vídeo utilizando as ferramentas de sua preferência, envie o slide e proponha os seguintes questionamentos de forma assíncrona: Você já viu esses materiais? Onde? O que os homens podem fazer com os minerais que retira da natureza? Quais produtos eles originam? Para que podem ser usados os recursos minerais? Oriente que eles anotem as respostas em seus cadernos. O tempo sugerido para essa parte é de 50 minutos.

6. Realize a distribuição dos materiais: Grave uma videoaula com as orientações necessárias e envie aos alunos a tabela e as imagens dessa etapa, utilizando alguma das ferramentas sugeridas no início do plano. Em seguida, distribua diferentes materiais entre os estudantes (sal e quartzo; granito e brita, ardósia e pedra pomes; grafita e talco; areia e quartzito; mármore e argila). Cada aluno deverá receber dois materiais. Os estudantes deverão propor uma utilização para cada material recebido. Para ajudar na proposta os alunos poderão observar a sequência de imagens disponíveis no arquivo a seguir que mostram a utilização de recursos minerais. A ideia é de que essa ação propositiva seja feita ao longo de três dias, assincronamente.

7. Peça para a turma apresentar suas propostas: Em uma aula síncrona de 40 minutos, cada aluno deverá apresentar as suas propostas de utilização dos materiais para a turma. Em seguida, mostre novamente as imagens utilizadas na problematização e contextualização, abordando a transformação da paisagem para a exploração de recursos com fins econômicos. Nesse momento, é importante que os alunos percebam que boa parte do que usamos no dia a dia deriva de um processo de exploração dos recursos minerais. Organize esse momento utilizando o Google Meet ou outra ferramenta síncrona, se possível.

PONTO DE ATENÇÃO: A atividade pode ser feita com a ajuda das famílias. Se possível, oriente os responsáveis para que auxiliem as crianças na resolução das tabelas da ação propositiva.

Esta sugestão de atividade foi adaptada da sequência didática Comparação entre potenciais e usos dos lugares, com cinco planos de aula, criados por Cristian Roberto Antunes de Oliveira, professor-autor do Time de Autores NOVA ESCOLA, de Lages (SC). Para conferir a sequência na íntegra, clique aqui.