Para replanejar

Baixe o PDF: Tabela com habilidades prioritárias da BNCC em Geografia do 1º ao 5º ano

Confira a planilha de priorização para guiar o seu replanejamento no componente curricular

Por Maria Lígia Pagenotto

Confira uma sugestão com conteúdos essenciais para as aulas de Geografia nos anos iniciais. Ilustração: Nathalia Takeyama/Nova Escola

Diante da necessidade de replanejar o ano letivo de 2020, quais são aqueles conteúdos essenciais, que não podem ficar de fora das aulas de Geografia no Fundamental 1?

Para ajudar o professor, NOVA ESCOLA preparou uma tabela com os principais conteúdos associados às Habilidades da BNCC para as aulas de Geografia do 1º ao 5º ano, selecionados pela especialista do Time de Autores da NOVA ESCOLA Judith Nuria Maida. 

PONTO DE ATENÇÃO: A seleção apresentada na tabela é apenas uma das muitas possibilidades de priorização. Para decidir o que trabalhar com a sua turma, é importante levar em conta quais habilidades já foram desenvolvidas este ano, o contexto em que a sua escola se insere e, no caso das redes públicas, as diretrizes determinadas pela Secretaria da Educação. Caso deseje, é possível solicitar o envio do escopo-sequência de NOVA ESCOLA na íntegra e fazer a sua própria seleção. É só clicar aqui. 

Confira a planilha de priorização de Geografia para o Fundamental 1: 

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A seguir, o consultor Leandro Campelo elenca alguns temas, de forma resumida, de acordo com o ano escolar:

1º ano - Lugar de vivência 

Este é um dos conceitos-chave da Geografia no 1º ano. O aluno precisa conhecer o seu lugar para progredir na análise de espaços maiores. Também não podem ficar de fora as relações com a natureza e a alfabetização cartográfica nessa fase. 

2º ano - Multiculturalidade local 

Para o 2º ano, é importante estimular a multiculturalidade do local em que a criança vive, considerando as contribuições culturais de pessoas vindas de outras regiões ou países. Outro ponto: “O aluno precisa entender as dinâmicas que envolvem o trabalho, principalmente as relacionadas à pessoas que estão próximas dela, assunto base para aprofundar o mundo do trabalho nos outros anos do Ensino Fundamental”, lembra Leandro. 

3º ano - Manifestações culturais, transformações da sociedade e da natureza e uso da água

No 3º ano é importante explorar as manifestações culturais praticadas na cidade e no campo em diferentes locais do Brasil, fazendo a relação com o lugar da criança. Além disso, é primordial trabalhar os conteúdos que fazem a criança, a partir do seu local, identificar as transformações da sociedade e da natureza. Por fim, o aluno precisa entender do uso da água no seu lugar de vivência e os impactos em escalas local, regional e nacional. 

4º ano - Os três poderes, atlas e cartografia 

Para o 4º ano, não podem ficar de fora as atribuições dos Três Poderes. “Nessa idade, eles têm de começar a entender as diferenças das esferas municipal, estadual e federal, para que nos próximos anos tenham uma consciência política e exerçam sua cidadania”, explica Leandro. É o momento oportuno também para trabalhar com o atlas, apresentando o Brasil político, a divisão regional e a base municipal. O trabalho cartográfico deve prosseguir neste ano escolar: apresentar conceitos de localização é primordial para os alunos analisarem e interpretarem os mapas nos próximos anos, além de conhecer a cartografia digital. 

5º ano - Demografia e migração 

Quando chegam ao 5º ano, os alunos têm de trabalhar de forma analítica; devem coletar dados do seu local de vivência e estabelecer relações com mudanças demográficas da população brasileira, bem como suas consequências socioeconômicas. Aqui entram questões como os fluxos migratórios e suas consequências (preconceito e xenofobia). 

Finalizando, segundo Campelo, o professor deve abordar como a covid-19 mudou o mundo do trabalho. E, chegando na temática da gestão pública, os alunos precisam entender quais são os órgãos do poder público que podem ser cobrados para melhorar a qualidade de vida da população.

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