Para usar com seus alunos

Sugestão de Atividade: Etnias e o povo brasileiro

Dirigida para o 4º e o 5º ano, proposta possibilidade conexão com questões atuais, como o racismo no Brasil

Com a ajuda do Google Jamboard, debata a diversidade étnico-racial brasileira. Ilustração: Nathalia Takeyama

Inicialmente criado para o 5º ano do Fundamental pelo professor Tiego Cruz, essa atividade foi selecionada por permitir abordagens atuais, como o debate sobre o racismo no Brasil. De acordo com Tiego, professor-autor do Time de Autores NOVA ESCOLA, a atividade pode ser também adaptada para o 4º ano. Seu estudo estimula a identificação de diferenças étnico-raciais e étnico-culturais, bem como das desigualdades sociais.

ATIVIDADE: ETNIAS E O POVO BRASILEIRO

Um estudo sobre diversidade e respeito ao próximo

Indicado para: Turmas do 4º e 5º ano

Materiais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet ou webcam de um computador para gravação de vídeo, Google jamboard (ou outra ferramenta síncrona).

Na BNCC: EF05GE02

1. Apresente o tema: Inicie mostrando para os alunos o slide a seguir, caso seja possível um encontro virtual síncrono com a turma. Do contrário, exponha oralmente e dê seguimento como sugerido no plano original.

2. Faça a contextualização: Em seguida, encaminhe aos alunos por e-mail, WhatsApp ou na página virtual da classe o trecho deste texto, apresentado na contextualização no plano original, e prossiga como sugerido.

3. Trabalhe a problematização: Mostre aos alunos imagens de protestos antirracistas nos EUA e no Brasil ocorridos em junho, obtidas de fontes confiáveis na web. Você pode pesquisar imagens dos recentes protestos antirracistas no Brasil e também os motivados pelo assassinato do cidadão negro George Floyd nos Estados Unidos. Além da mídia tradicional, é possível colher imagens nas redes sociais, mas preste atenção nos direitos de imagem e na data original da postagem. Uma dica é pesquisar pelas hashtags #BlackLivesMatter e #VidasNegrasImportam. Com base na análise das fotos, é esperado que eles percebam aspectos como: o momento que estamos passando de combate ao novo coronavírus, a necessidade de isolamento social com a quarentena e as situações de violência no mundo e no Brasil contra a população negra.

4. Estimule o registro: Peça aos alunos que escrevam as hipóteses sobre o problema.

5. Utilize o Google Jamboard: É possível também trabalhar a atividade no ambiente do Google Jambord. Compartilhe a imagem a seguir em um arquivo na plataforma e peça aos alunos, individualmente, que criem notas adesivas sobre a diversidade étnico-racial brasileira representada nesta imagem. Confira, a seguir, a imagem e um modelo:

Ilustração: Nathalia Takeyama

O professor poderá criar um frame (página) para cada aluno ou apenas um frame para a turma toda. Para ajudar no uso da ferramenta Google Jamboard, acesse o tutorial.

6. Peça para os alunos elaborarem um acróstico: A ideia é de que com o auxílio dos familiares os alunos elaborem um acróstico, no papel, no computador ou na internet, utilizando as palavras: DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL BRASILEIRA. É possível fazer um acróstico on-line, e para isso os alunos precisam: escolher as palavras que serão utilizadas; assistir ao vídeo disponível neste link/ ; acessar o site e fazer o acróstico. Por fim, tirar uma foto e compartilhar com o professor e a turma.

7. Envolva as famílias: Convide os responsáveis para assistirem, junto às crianças, o seguinte vídeo, da Rede Anísio Teixeira.

Esta sugestão de atividade foi adaptada do plano de aula Etnias e o povo brasileiro, criado por Tiego Cruz, professor-autor do Time de Autores NOVA ESCOLA, de Aracati (CE). Para conferir o plano original, clique aqui.