Atividade: A história do Bumba Meu Boi contada em uma aula de Artes
Lenda de um dos mais conhecidos personagens do folclore brasileiro é o ponto de partida do trabalho proposto pela professor Jerlice
A professora de artes Jerlice Feitosa de Souza sugere que, num contexto de aula on-line, os alunos trabalhem com a representação do Bumba Meu Boi. Segundo ela, a lenda ainda é pouco conhecida em alguns locais do Brasil, embora seja bastante popular na região amazônica.
Jerlice, que trabalha na EE Prof. Adelaide Ferraz de Oliveira, em São Paulo (SP), adaptou o próprio planejamento para ajudar você, que está pensando em propor uma atividade para seus alunos remotamente. Vamos lá?
ATIVIDADE: A HISTÓRIA DO BUMBA MEU BOI
Construindo uma fantasia para brincar e festejar o personagem em casa
Indicado para: Turmas do 1º ao 5º ano
Materiais: Sucata e outros materiais que os alunos tiverem em casa, para construir e decorar o boi; celular para compartilhamento da atividade.
Na BNCC:
Música 4º (EF04AR17) - Apreciar e experimentar improvisações musicais e sonorização de histórias, explorando instrumentos musicais convencionais e não convencionais, de modo individual e coletivo. Processos de criação.
Habilidade Articuladora 4º (EF15AR25) - Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
Teatro 3º (EF03AR20) - Experimentar o trabalho colaborativo e coletivo em improvisações teatrais e processos narrativos, criativos em pantomima, explorando a teatralidade do figurino e das fisicalidades. Processos de criação.
PASSO A PASSO
1. Apresente o personagem: Apesar de famoso, a turma pode não conhecer a lenda do Bumba Meu Boi, também chamado de Boi-Bumbá. Conte como ele é tratado de formas diversas pelo país: para tanto, você pode seguir o exemplo de Jarlice e gravar um vídeo contando a história (ela escolheu fazer a indicação da lenda amazônica, em que os bois devem se enfeitar para uma disputa. Ganha o mais bonito). Sugira que as crianças façam, com o auxílio dos pais, uma pesquisa sobre o personagem.
2. Colha as informações: Na aula seguinte, os alunos devem apresentar o que pesquisaram. Caso a aula não seja síncrona (isto é, ao vivo, por videochamada), eles devem mandar um pequeno vídeo contando sobre o que aprenderam.
3. Proponha a atividade criativa: Peça aos alunos que construam, com os materiais que tiverem em casa, o seu Boi. O personagem deve ser o mais bonito possível, na concepção da criança, e lembre que o mais bonito ganha a disputa. Cada um faz a sua produção. O boi mais bonito da sala (escolhido pelos alunos) vai disputar com outros. Antes disso, a professora deve convidar um grupo de alunos para serem os jurados da disputa.
4. Veja os resultados: Para a apresentação dos seus bois, os alunos devem fazer um vídeo ou fotos e enviar para a professora. Jerlice sugere que façam vídeos, contando um pouco da história do boi, o que aprenderam, como foi fazer sua produção.
4. Pense em novas possibilidades: A lenda do Boi não se resume a essa disputa, vale lembrar. Essa é uma forma simplificada de envolver as crianças na história mas, segundo Jerlice, o professor pode criar outras situações. Outras possibilidades se abrem caso as crianças tenham a possibilidade de encenar o auto do Bumba Meu Boi, com auxílio de outras pessoas da família. Fica a critério do professor decidir como conduzir o processo. O importante é que uma das versões da lenda seja apresentada e discutida com as crianças.
- A professora conta uma lenda e oferece uma espécie de ficha técnica do personagem: as crianças devem desenhar a figura de acordo com sua interpretação e depois compartilhar com os colegas, explicando seu desenho.
- As crianças podem gravar um causo, uma adivinha ou uma trava-língua que tenham, por exemplo, aprendido. Podem também pedir para algum adulto da família contar um causo de sua infância e gravar essa fala em vídeo, para apresentar à professora.
- Outra opção é sugerir para a criança gravar um vídeo cantando ou dançando algum tema relacionado ao folclore.
- Caso prefira, ela pode fazer uma releitura, gravada em vídeo, de uma lenda ou história contada pela professora.
PONTO DE ATENÇÃO: Vale lembrar que as histórias e lendas do folclore costumam ser assustadoras. A forma como o professor irá contá-las para as crianças e, principalmente, a contextualização do personagem, é que farão a diferença e darão mais sentido à narrativa, segundo os especialistas.
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