Para saber mais

Leituras, vídeos e muito mais: mergulhe no folclore brasileiro

Dicas de fontes para pesquisar mais sobre o assunto e ter ideias de atividades para fazer com as crianças

Tetéu, um pássaro que nunca consegue dormir, segundo as lendas populares. Ilustração: Estúdio Kiwi/NOVA ESCOLA

Se você já leu outros conteúdos desta Caixa, percebeu que a ideia é ampliar o olhar e - como diz o título do Box - fugir da Mula Sem Cabeça. Não porque esse personagem não mereça atenção, mas porque vale a pena conhecer muito mais do nosso folclore.

Por isso, separamos para você uma lista de textos, vídeos e outros recursos. Eles trazem uma grande variedade de tradições para os seus alunos. Confira:

HISTÓRIAS E LENDAS

Cinemão – Pequenas histórias
TV Ines, 1h21
Disponível em: tvines.org.br/?p=15991
Na varanda da fazenda, uma senhora (Marieta Severo) conta breves e encantadoras histórias enquanto corta e costura pedaços de pano que se unem em uma grande e colorida colcha de retalho.

Era uma vez o Cabra Cabrez e outras histórias
Canal Brincâncias Literárias, no YouTube, 15min
Disponível em: youtu.be/-5q8jUWqaPM
O vídeo traz um série de histórias do folclore contadas por Ivani Magalhães.

Série Juro que Vi – A lenda do Saci
MultiRio, 13min
Disponível em: https://youtu.be/zcQEPXPD-P0
A série apresenta, por meio de animação, vários personagens do folclore, como o Saci, a Iara e o Curupira.

Quintal da Cultura – O que é Folclore?
TV Cultura, 8min
Disponível em: youtu.be/fslWQYxwyyE
Episódios da TV Cultura que trazem, de forma divertida, lendas e histórias.

CANTIGAS E DANÇAS

Crenças e Mitos
Canal Tempo de Brincar, no YouTube, 3min
Disponível em: youtu.be/8LyMMKeBXtU
Feito com bonecos e cenários coloridos, os vídeos do canal mostram, de forma divertida, cantigas da cultura popular brasileira.

Personagens do folclore
Canal You Trupe, no Youtube, 3min
Disponível em: youtu.be/ElLIthV7pVM
Produção da Trupe Pé de Histórias, grupo formado por atores e músicos, recria histórias e músicas tradicionais.

ADIVINHAS E TRAVA-LÍNGUAS

O Que é o que é? Folclore
Canal Árvore do Saber, no YouTube, 6min
Disponível em: youtu.be/Ia5TbDrpyOk

As crianças conhecem por aqui uma série de adivinhas e são convidadas a participarem da brincadeira.

Adivinhas
Canal Brincâncias Literárias, no YouTube, 1min
Disponível em: youtu.be/U00Gpy2AXnw
Ivani Magalhães traz para a tela diversas brincadeiras de adivinhação do folclore brasileiro.

Trava-línguas
Canal Brincâncias Literárias, no Youtube, 2min
Disponível em: youtu.be/8e6OrSJv4-0

No mesmo canal, Ivani apresenta de forma divertida algumas das trava-línguas mais conhecidas.

PERSONAGENS E LENDAS

Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro
Januária Cristina Alves
Edições Sesc e FTD, 416 págs., R$ 62,00

O livro, com ilustrações de Cézar Berje, contém 141 personagens do nosso folclore, descritos com base em relatos de quem garante ter visto as criaturas.

Coleção Personagens do Folclore Brasileiro (4 vol.)
Januária Cristina Alves

FTD Educação, R$ 39,00
A coleção, com quatro títulos também ilustrados por Berje, apresenta personagens da cultura popular brasileira, agrupados por temas como assombrações, figuras traquinas, seres fantásticos e animais incríveis.

Contos Tradicionais do Brasil
Luís da Câmara Cascudo
Editora Global, 320 págs., R$ 59,00
O livro reúne causos que o autor, um dos pioneiros no resgate do folclore nacional, ouviu de pessoas de sua região, no Rio Grande do Norte.

Lendas Brasileiras
Luís da Câmara Cascudo
Editora Global, 176 págs., R$ 55,00
São 21 tradições contadas aqui, relatos vindos de todas as regiões do País, colhidos pelo autor.

Histórias à Brasileira – Pedro Malasartes e Outras (4 vol.)
Ana Maria Machado
Companhia das Letrinhas, R$ 44,90 cada volume
Contos tradicionais do folclore nacional colhidos e escritos por uma das maiores autoras de literatura infantil do Brasil. A obra traz ilustrações de Odilon Moraes.

Contos e Lendas de um Vale Encantado
Ricardo Azevedo
Editora Ática, 128 págs., R$ 28,00
O autor faz um resgate da cultura popular brasileira, trazendo manifestações do Vale do Paraíba.

Coração Musical do Bumba Meu Boi
Heloisa Prieto
Editora Estrela Cultural, 64 págs., R$ 34,90

O livro conta a história do Bumba Meu Boi. Trata-se de uma coleção com várias outras figuras do folclore.

Bola de Meia
Disponível em: bolademeia.org/
ONG do Vale do Paraíba que pesquisa arte e cultura popular, com foco na criança. O site traz uma série de espetáculos e festas da região.

Webinar Café Literário: Imaginário popular e folclore brasileiro
Canal Editora Moderna, no YouTube, 59min
Disponível em: youtu.be/sLba3H2myLA
Conversa mediada por Denise Guilherme sobre as diversas manifestações folclóricas do Brasil, com a participação do professor e pesquisador Douglas Tufano.