Para usar com seus alunos

Visitando os pintores latino-americanos com o Google Arts & Culture

Passeie com as turmas pelos mais relevantes museus e exposições da América Latina em realidade virtual

Ilustração faz referência às obras do artista contemporâneo brasileiro Luiz Zerbini. Ilustração: Ana Carolina Oda/NOVA ESCOLA

Se os alunos não podem ir até o museu, o museu vai até os alunos. Com o Google Arts & Culture, é possível promover com as turmas do 1º ao 5º ano verdadeiras caminhadas de apreciação, visitando galerias, pintores, obras e exposições completas. Separamos aqui algumas dessas mostras e museus que possuem a possibilidade de fazer um roteiro em realidade virtual. Alguns estão disponíveis em inglês, portanto, podem ser trabalhadores em parceria com os professores de línguas.

Todas elas abordam aspectos diversos da Arte Contemporânea latino-americana que podem ser aproveitados em sala de aula, com recortes como a produção das mulheres, exposições que discutem especificamente a identidade latino-americana, e museus que possuem obras importantes do nosso continente, mas que são menos conhecidos do público em geral. Os links dão nos museus e exposições, e a curadoria foi feita pela mestra em artes visuais, arte-educadora e editora de materiais didáticos Beatriz Calil. Caminhe!

1. Inhotim: Tour virtual (a céu aberto)

O museu abriga artistas do mundo todo, e muitos são da América Latina. É possível conhecer as obras de Cildo Meireles, Hélio Oiticica, Adriana Varejão, Luiz Zerbini - que também está na nosso E-Book -, Iran do Espírito Santo, e Rivane Neuenschwander. Também é possível fazer o tour em realidade virtual. É um museu bastante completo, justamente por trazer obras do mundo todo, o que possibilidade comparar as produções. Dá para visitar as galerias específicas que há no museu físico, e também a montagem de exposições transitórias. Também é possível apreciar apenas o que há de fotografia, escultura, quadros, separando por técnica. Outra coisa muito bacana é que o Inhotim é também um Jardim Botânico, então é possível promover uma visitação on-line interdisciplinar.

2. Exposição "Mulheres Radicais": Arte da América Latina

A exposição Mulheres Radicais esteve por um tempo na Pinacoteca de São Paulo, mas no Google Arts & Culture ela foi montada a partir da exposição feita em Los Angeles, nos Estados Unidos. Mais informações sobre ela em português é possível encontrar no ‘Dicas de onde pesquisar Arte Contemporânea latino-america’. A mostra é um marco porque dá voz às mulheres artistas latino-americanas, influenciadoras de várias gerações e tendências artísticas. O recorte temporal da mostra é de 1965 a 1995, período de muita turbulência política na América Latina, que atravessou diversas ditaduras civil-militares. Mulheres Radicais’ deixa claro como Arte não é só estética, mas também uma forma de exigir direitos. É um bom exemplo de como a pintura pode expressar e se relacionar com a vida.

3. Museu de Arte Contemporânea de BogotáMuseu de Arte Contemporânea de Porto Rico

Ambos são os museus mais importantes de Arte Contemporânea de seus países. São importantes por abrigar coleções diversas, de grandes artistas, mas não são tão conhecidos do público como, por exemplo, os do Brasil ou dos Estados Unidos. O de Bogotá possui visitação em realidade virtual. O de Porto Rico tem o acervo permanente com fotos, e dividido por materiais, como artes feitas com plástico ou madeira.

4. Exposição "De Mucho, Unos": Identidade e Cultura latina

A exposição on-line De Muchos, Uno traz artistas contemporâneos latino-americanos que discutem justamente a identidade latina. Como as culturas podem ser semelhantes e diferentes entre os países. A mostra é bastante completa, com explicações sobre as obras, os artistas e fotos. Uma das artistas é a peruana Cecília Paredes, que está no nosso E-Book. Aqui ela discute o tema da emigração.

5. Exposição "Sob o Mesmo Sol": Diversidade e relevância

A exposição Sob o Mesmo Sol, organizada pelo Museu Solomon R. Guggenheim, nos Estados Unidos, faz um panorama sobre a arte latino-americana atual. Ela é indicada, pois lá há uma variedade grande de artistas com obras muito relevantes. A montagem foi feita para mostrar a arte produzida na América Latina em perspectiva, com obras desde a transição do Modernismo para o Contemporâneo, até os dias atuais. É interessante por ser o ollhar externo, estrangeiro - neste, dos norte-americanos, sobre o trabalho feito do lado de cá. É interessante para trabalhar com os alunos os muitos olhares que se pode ter sobre a mesma coisa, e o espaço que essa arte possui em outros lugares.