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Sugestão de Atividade: como a Arte retrata as famílias

Plano de aula discute a passagem do tempo a partir da representação dos grupos familiares na pintura em diferentes épocas

As obras da artista colombiana Doris Salcedo são a inspiração para essa ilustração. Ilustração: Ana Carolina Oda/NOVA ESCOLA

A maneira como as crianças se relacionam com o mundo, com as questões da sua casa e da família forma um caldo de possibilidades para que os educadores abordem Alfabetização, História, Expressões Artísticas, Matemática e por aí vai. No contexto da pandemia e de ensino remoto, as pedagogias ativas vieram para ficar. 

Neste plano, a pedagoga Kelly Kowalski aproveita o modo como as famílias são representadas em pinturas de diferentes períodos (décadas), mostrando para as crianças como as mudanças na Arte e na vida estão conectadas. Entre os artistas analisados estão latino-americanos como Fernando Botero e Tarsila do Amaral. 

O arremate é com os pequenos representando as próprias famílias a partir de estéticas diversas. 

ATIVIDADE: A ARTE RETRATA AS FAMÍLIAS
Explore com os seus alunos como as mudanças na vida e na Arte estão conectadas 


Indicado para: Turmas do 1º ano 

Materiais: Arquivos em PDF, print de tela e WhatsApp. Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Classroom, YouTube, Padlet

Habilidades da BNCC trabalhadas: EF01HI07

Tempo: Este plano foi elaborado para ser feito em quatro momentos distintos. Uma discussão prévia, um encontro síncrono, uma discussão em chats e uma atividade de desenho

Materiais complementares:

Exemplo de organização da Linha do tempo
Sequência cronológica das obras para organização da linha do tempo 

Para você saber mais:

Sobre o estudo da história através da arte
Sobre obras de arte que retratam famílias
Sobre o patriarcado
Sobre a estrutura patriarcal das famílias e da sociedade e a influência na violência de gênero

Livro: História Social da Criança e da Família, de Philippe Ariés.Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
Obra que discute o conceito de família e suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, quanto também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos etc.


PASSO A PASSO

1. Observe diferentes estruturas familiares a partir de obras de arte: Pergunte às crianças o que são obras de arte, quem as realiza e comente que podem expressar a realidade literal ou a visão do artista sobre o que está representado, sempre considerando que o artista a produziu em determinado momento ou contexto.

Para facilitar a compreensão das crianças, peça que pensem na forma como escreviam quando ingressaram na escola e como o fazem atualmente, por exemplo, de modo que percebam que suas habilidades e percepções mudam com o tempo. Assim como eles, as famílias também passam por mudanças com a passagem do tempo e a mudança dos contextos sociais e as obras de arte acompanham essas transformações, permitindo a observação de elementos necessários ao entendimento das sociedades e de grupos humanos, como as famílias do passado. Essa etapa pode ser montada e enviada para as crianças previamente, por áudio ou texto. 

2. Construa uma linha do tempo: Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom ou no Google Meet para apreciar as obras de arte que retratam contextos familiares. Abaixo, segue uma sugestão de obras que podem ser utilizadas e o link para acesso: 

- Segunda Classe, Tarsila do Amaral, 1933 

- Os Retirantes, Candido Portinari, 1944 

- Morro Vermelho, Lasar Segall, 1926 

- Família, Johann Gutlich, 1960 

- Empanadas, Carmen Loma & Garza, 1981 (Coluna A, linha 5. Imagem 17) 

- Uma Família, Fernando Botero, 1989 

Procure apresentar sucintamente o artista que fez a obra e em que ano ela foi feita. Construa uma linha do tempo dessas obras com as crianças de acordo com o ano de sua produção e então inicie a etapa da problematização. Você pode montar essa linha em um editor de texto ou imagem do seu computador e compartilhar a tela com os alunos, alterando conforme as indicações deles.

Enquanto organiza as obras cronologicamente, pergunte se eles sabem o que é uma linha do tempo, explique que na linha do tempo conseguimos visualizar uma sequência de fatos, imagens, criações em ordem cronológica. Mostre que estamos fazendo nossa linha do tempo de acordo com intervalos de dez anos, que chamamos de décadas. Proponha desafios para que descubram a idade de algumas das obras.

3. Separe a turma em grupos para apreciação artística: Peça para os estudantes formem duplas em chats privados no WhatsApp. Eles devem escolher uma das imagens que você compartilhou e conversar sobre as seguintes questões, que você também pode passar via áudio de WhatsApp. Questões que podem nortear a conversa: o que é possível observar na imagem? Podemos dizer que é uma família? Quem seriam os membros dessa família? Onde a família está? Será que essa família tem condições dignas de sobrevivência? Por quê? O que a família está fazendo? Por quais razões as famílias fazem isso? Isso acontece ou já conteceu na sua família? As pessoas retratadas parecem felizes? De qual das imagens você gostou mais? Por quê? Alguma das famílias retratadas se parece com a sua?

Peça que os alunos gravem áudios relatando a discussão feita com o colega.

4. Convide os alunos para retratarem as famílias: Nesta etapa, os alunos farão uma releitura das imagens analisadas, tendo como personagens seus próprios familiares. Por áudio, peça para eles, individualmente, escolherem uma das imagens e a refazerem com um desenho, da maneira que compreenderam, porém, que os personagens serão seus pais, irmãos, avós. Os alunos devem compartilhar fotos das produções no grupo da turma ou postar em um mural do Padlet (veja como fazer um aqui), que você pode organizar.


Essa Sugestão de Atividade foi adaptada do Plano de Aula A Arte Retrata as famílias e foi criada pela pedagoga Kelly Kowalski, do Time de Autores de NOVA ESCOLA. Você pode conferir o plano original para aulas presenciais aqui




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