Para saber ainda mais

5 dicas para pesquisar sobre a Arte Contemporânea na América Latina

Reunimos sites de museus, bienais, enciclopédias e fundações que possuem um material consistente, confiável e multimídia

Navegue com segurança no mar de informações com a ajuda das dicas. A artista peruana Cecilia Paredes foi a inspiração para essa ilustração. Ilustração: Ana Carolina Oda/NOVA ESCOLA 

O filósofo e crítico esloveno Slavoj Žižek afirmou, certa vez, à sua editora, que não frequentava museus. Perguntado, então, sobre como escrevia sobre arte sem visitar as obras, foi categórico: “Eu uso a internet”. Sabendo usar, é mesmo um dos melhores lugares para se tomar conhecimento das coisas. Mas se há uma gama quase infinita de informações, o drama é como saber o que é informação consistente e confiável. Nós vamos te ajudar a navegar com segurança nesse "caos". 

Com a ajuda de especialistas, listamos aqui sites de museus, bienais, enciclopédias e fundações que possuem rico material de Arte Contemporânea latino-americana. Neles é possível encontrar vídeos, fotos, acervos, catálogos, seminários educativos e descrições didáticas de autores, obras e representações artísticas. As dicas das fontes de pesquisa foram dadas pela coordenadora de Arte da Escola da Vila, Marisa Szpigel, e pela mestra em artes visuais, arte-educadora e editora de materiais didáticos, Beatriz Calil. 

Explore! 

Bienal do Mercosul 

A Bienal do Mercosul é uma mostra internacional de arte contemporânea que ocorre em Porto Alegre desde 1997. A Bienal 12, edição realizada online este ano, teve como tema Feminismo, Arte e Emancipação. Toda a produção do evento está no site: lives com os artistas, biografias, proposições e obras. Há também o arquivo das edições anteriores, com vídeos, fotos, seminários e textos. 

A Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul articula culturalmente a integração dos países que fazem parte do Mercosul por meio da arte, criando um diálogo entre as propostas artísticas contemporâneas e a comunidade. O conteúdo do site ajuda a compreender as reflexões estéticas que unem e diferenciam cada país. 

Enciclopédia Itaú Cultural

A Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira é uma produção virtual que reúne informações sobre artes visuais, literatura, teatro, cinema, dança e música. Lá, o leitor tem acesso a um conteúdo multimídia de biografias, análises de obras, e informações sobre termos e conceitos empregados no universo da arte. O histórico de grupos e movimentos artísticos é, entre outros, tema dos verbetes presentes na enciclopédia. É possível encontrar informações, tanto por áreas (pintura, escultura…) quanto conteúdo que funde diversas áreas em artistas, obras ou movimentos artísticos. 

Publicada na internet em abril de 2001, a enciclopédia reúne todo o banco de dados sobre Arte do Itaú Cultural, inaugurado em 1989. O conteúdo está em constante expansão e atualização e permite a busca, navegação e relacionamento de grande número de informações sobre todas as representações artísticas. Todo o conteúdo passa pela elaboração e avaliação de especialistas de cada área. 

Mulheres Radicais - Pinacoteca de São Paulo 

A exposição coletiva Mulheres Radicais: Arte latino-americana, 1960-1985 foi realizada em 2018 na Pinacoteca de São Paulo e materializou uma mudança de paradigma da Arte Contemporânea latino-americana. A exposição se foi, mas o catálogo ficou, está disponível on-line. Este inclui as biografias das mais de 120 artistas e mais de 200 imagens de obras da mostra, além de outras de referência documental, ampliando o panorama desse mapeamento para além da exposição. A publicação original é a primeira a reunir uma extensa pesquisa sobre o tema, e sua versão portuguesa editada pela Pinacoteca de São Paulo é a primeira a tornar esse conteúdo acessível aos leitores da América Latina. 

A mostra foi a primeira na história a levar ao público um significativo mapeamento das práticas artísticas experimentais realizadas por artistas latinas e a sua influência na produção internacional. Quinze países estiveram representados por cerca de 120 artistas, reunindo mais de 280 trabalhos em fotografia, vídeo, pintura e outros suportes.  

Mulheres Radicais aborda uma lacuna na história da arte ao dar visibilidade à surpreendente produção, realizada entre 1960 e 1985, dessas mulheres residentes em países da América Latina, além de latinas e chicanas nascidas nos Estados Unidos. Entre elas, constam na mostra algumas das artistas mais influentes do século XX — como Lygia Pape, Cecilia Vicuña, Ana Mendieta, Anna Maria Maiolino, Beatriz González e Marta Minujín. 

Bienal de São Paulo 

A Fundação Bienal de São Paulo é uma instituição que idealiza iniciativas artísticas, educativas e sociais. Além de realizar o evento da mostra a cada dois anos, suas atividades estendem-se por todo o ano, provocando debates, educar o olhar com inquietações, propostas e perguntas. A Bienal possui extenso e relevante acervo, tanto de arte moderna quanto contemporânea; é considerada a maior exposição do Hemisfério Sul. 

No site é possível achar vídeos que falam de propostas educativas em diálogo com obras e exposições, das mostras, seminários e das publicações, como revistas, catálogos e materiais educativos, entre outros. Todas as mostras estão arquivadas na aba Bienal a Bienal, onde, além de fotos, textos e plantas, é possível fazer um tour em realidade virtual. 

Museu de Arte Contemporânea (de cada país) 

A produção artística latino-americana é potente e rica. Mesmo assim, a baixa escolaridade e outras desigualdades colocam a arte em segundo plano no ensino formal e na vivência das pessoas. É comum importantes artistas serem mais (re)conhecidos fora de seus países e em outros continentes. Boa parte dos países latinos possui ao menos um museu ou fundação dedicados exclusivamente à Arte Contemporânea. Busque pelo museu no país de seu interesse. Neles, é possível encontrar obras e discussões que dialogam com questões do Brasil, com conteúdos sólidos e confiáveis. 

Mais sobre esse tema