Sugestão de atividade

Jogo de adivinhação com parlendas: conheça a atividade de alfabetização que Gleiciene usou

Textos conhecidos pelas famílias e fáceis de memorizar facilitam a vida da turma em casa - uma vantagem importante no ensino remoto

Em casa, a turma de Gleiciene trabalha com parlendas, que são familiares e de fácil memorização. Foto: Djuly Engel Mendes/NOVA ESCOLA

“Corre cutia/Na casa da tia/Corre cipó/Na casa da avó”. Ninguém sabe quem inventou nem onde surgiu, mas é difícil encontrar um adulto que não tenha brincado ao som dessas palavras. A parlenda é um gênero que faz parte das brincadeiras de tradição oral – ao lado de cantigas, quadrinhas, trava-línguas etc. –, que vão sendo transmitidas de geração a geração. Aproveitar essa familiaridade de crianças e pais com o tema pode facilitar a realização de propostas envolvendo parlendas neste período de ensino remoto. 

Levando em consideração essas vantagens da parlenda, o Programa Formar DELP, desenvolvido pelo Instituto Avisa Lá em parceria com redes municipais participantes do Programa Formar da Fundação Lemann, mantenedora de NOVA ESCOLA, desenvolveu uma sequência didática de curta duração, com atividades de leitura e escrita, além de um jogo baseado em textos do gênero. A proposta está disponível gratuitamente no site do Instituto Avisa Lá.

Foi essa a proposta escolhida por Gleiciene dos Santos Cipriano Perrone, que dá aulas para uma turma de 1º ano da EMEB Professor Antônio Manoel de Paula, em Franca (SP). A docente conseguiu desenvolver praticamente toda a sequência - com exceção da última parte. Muitas das parlendas sugeridas no material eram conhecidas dos alunos do período pré-pandemia, o que também traz o componente da memória afetiva – um acalanto nesses meses de distanciamento físico e social. “[O trabalho] foi muito rico. Consegui ver avanços na escrita de alguns alunos. Também na leitura com o dedinho, mesmo para os que não sabiam ler. Outros, tímidos e inseguros, melhoraram a oralidade”, conta.

A opção da professora por desenvolver a sequência também considerou o fato de elas serem textos curtos e organizadas em versos, o que, além de divertir, favorece a memorização. “Isso torna mais fácil a leitura mesmo para aqueles que ainda não dominam o sistema de escrita alfabética”, diz.

Na hora da leitura, saber o texto de cor ajuda a criança a relacionar o falado e o escrito e, assim, fazer ajustes entre letras e sons. Facilita também a escrita, uma vez que a criança não precisa se preocupar com “o que” escrever. Ela pode se concentrar apenas em “como” vai escrever, ou seja, em quais letras vai usar e em qual ordem vai colocá-las.

Quer saber os detalhes deste trabalho? A seguir, confira o passo a passo. 

ATIVIDADE: JOGO DE ADIVINHAR PARLENDAS

Proposta de alfabetização do Instituto Avisa Lá que inclui leitura, escrita e uma brincadeira divertida 


Indicado para: Turmas de 1º ano

Material: arquivo com textos e atividades produzido pelo Instituto Avisa Lá (acesse aqui); folhas ou caderno, celular para registros

Na BNCC: EF12LP01, EF01LP08, EF01LP16, EF01LP18 e EF01LP19


PASSO A PASSO

1. Oriente as famílias sobre a proposta: Envie o material do aluno com as parlendas e conte aos responsáveis, por escrito e em áudio, qual é a sugestão de atividade. Diga o que são parlendas e dê exemplos, assim eles identificarão mais facilmente o que você está falando. Avise que a proposta será dividida em etapas e inclui leitura, escrita e jogo. Explique que, no momento da escrita, tudo bem a criança não conseguir escrever tudo corretamente. Não tem problema faltarem ou sobrarem letras, por exemplo. O importante é que eles incentivem a criança a tentar, sem interferir. Fale que isso é parte do processo de aprendizagem. A cada etapa, envie um áudio com a explicação sobre ela.

PONTO DE ATENÇÃO: Providencie a versão impressa, com ajuda dos gestores, para as famílias que não têm acesso à internet. Muitas instituições têm adotado estratégias seguras de entrega do material na própria escola.

2. Convide a criança a ler parlendas: Selecione duas parlendas e solicite aos responsáveis fazerem a leitura para os alunos. Depois, é a vez de a criança ler junto. Diga que, quanto mais vezes eles lerem, melhor para memorizar. Peça para um dos responsáveis gravar e enviar para você um vídeo da criança lendo sozinha. Ela deve apontar no texto, com o dedo, o que está lendo. Repita a atividade, com outras parlendas.

Para ajudar, você pode procurar na internet vídeos de leitura de parlendas e enviar juntamente com o texto. Essa é também uma opção para quando os responsáveis não sabem, ou têm dificuldade, com leitura.

3. Peça para escreverem uma das parlendas: Envie o vídeo da parlenda (e cantiga) A galinha do vizinho e diga para a criança ouvi-lo com atenção. Peça para ela escrever a parlenda do melhor jeito que puder. Solicite aos responsáveis que fotografem a escrita da criança e também gravem um vídeo dela fazendo a leitura com o dedinho. E, claro, enviem esse material para você. “Algumas crianças não entenderam que era para ler com o dedinho e, como sabiam de cor, elas mandaram vídeo declamando a parlenda. Tá valendo também”, conta Gleiciene.

PONTO DE ATENÇÃO: Será mais fácil para a criança escrever caso ela já conheça a parlenda. Portanto, você pode optar por enviar outra. Se a família não tiver acesso à internet para assistir ao vídeo, sugira aos responsáveis que escolham alguma das parlendas do material e leiam para a criança. 

4. Proponha um desafio: Peça para a criança fazer a atividade final do material do aluno. Explique que ela precisa completar a parlenda com o verso correto e, depois, escrever a parlenda inteira em uma folha ou caderno. Solicite aos responsáveis que registrem em foto o que o aluno fez e mandem para você. Diga que eles podem também fazer um desenho da parlenda.

5. Sugira um treino para o jogo: Conte que, no final da sequência de atividades, vocês farão um jogo de adivinhações com a turma reunida. Explique que elas terão de descobrir qual a parlenda certa com base em apenas uma palavra. Assim, quanto mais parlendas elas souberem de cor, mais conseguirão marcar pontos. Sugira, então, uma prévia para as crianças treinarem. Envie uma lista com três palavras, cada uma retirada de uma das parlendas que constam do material. Peça para a criança adivinhar a quais parlendas elas pertencem e recitar a versão completa. Depois, ela deve escolher a preferida e escrever, do jeito que conseguir, em uma folha ou caderno. O registro deve ser enviado a você. Mais uma vez, elas podem optar por também fazer um desenho. Avise que ela pode continuar o treino com a família. Neste caso, um dos familiares escolhe uma palavra e ela precisa descobrir de qual parlenda é.

6. Prepare o jogo: Marque antecipadamente com as famílias dia e horário para um encontro on-line. Antes dessa data, solicite a cada criança escolher e enviar uma palavra que faça parte de uma das parlendas. Explique a ela a necessidade de escolher pensando que um dos colegas terá de adivinhar a qual parlenda a palavra pertence. Escreva em papéis todas as palavras selecionadas pelos alunos e os coloque em um pote. A ideia é, no momento do jogo, fazer sorteios.

7. Hora de jogar: No dia da videochamada, a proposta é o professor sortear uma palavra e as crianças tentarem adivinhar a qual parlenda ela pertence. Marcará ponto o aluno que descobrir primeiro qual é a parlenda e declamá-la inteira e corretamente. Você pode pedir a uma das crianças que anote a pontuação de todos ou você mesma fazer o controle. Vence quem fizer mais pontos. No fim, peça à turma para registrar em uma folha ou caderno o que mais gostou de fazer ao longo da sequência. Elas podem escrever ou desenhar. Solicite que enviem os registros para você. 

PONTO DE ATENÇÃO: Há duas opções para quem não conseguir organizar um encontro on-line coletivo: realizar o jogo em videochamadas individuais (neste caso, combine dia e horário com os responsáveis) ou sugerir que a criança jogue com a família e envie registros para você.

*Texto atualizado em 12/11/2020: Ao contrário do que afirmava a versão anterior da matéria, a sugestão de atividade não foi criada por Gleiciane a partir do material do Instituto Avisa Lá. Na verdade, a proposta é de autoria do instituto e foi aplicada pela professora, que fez pequenas adaptações ao contexto da turma. A informação foi corrigida no título e na abertura deste conteúdo. Pelo erro, pedimos desculpas.

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