Sugestão de Atividade 1

Inspire-se em sala de aula invertida para trabalhar leitura e escrita de textos sobre o uso de plástico

Proposta de Mara Mansani pode ser feita em uma sequência de cinco aulas e retoma algumas das habilidades básicas para o 2º ano na BNCC

Inspirada na estratégia de sala de aula invertida, atividade amplia repertório e propõe a produção de textos sobre temas ligados ao meio ambiente. Ilustração: Estúdio Kiwi/NOVA ESCOLA
Atividade aproveita estratégias da sala de aula invertida. Ilustração: Studio Kiwi/Nova Escola 

Em um ano de queimadas na Amazônia e no Pantanal e fenômenos naturais extremos, como o ciclone bomba que assustou o Sul do Brasil, o meio ambiente encontrou espaço nas conversas de 2020, até então dominadas pela pandemia.

Aproveitando esse tema, sempre atual, o problema da poluição dos mares pelo plástico foi a escolha de Mara Mansani para esta atividade de leitura e escrita de textos jornalísticos. Mara é professora de Ensino Fundamental 1 da EE Prof. Laila Galep Sacker, em Sorocaba (SP), e colunista de NOVA ESCOLA.

A sugestão foi inspirada na estratégia de sala de aula invertida, em que os alunos têm acesso a parte do conteúdo antes da aula, executando uma tarefa sobre ele que proporcione ao professor coletar dados que poderão ser analisados para modificar a experiência de aprendizagem no encontro presencial.

Você observará que os passos 1 e 2 caracterizam a preparação para os momentos presenciais que ocorrerão a partir do passo 3. Nos primeiros dois passos o professor trabalha com a pesquisa e introduz os conceitos que serão trabalhados na sequência de aulas usando recursos digitais. As informações coletadas nas pesquisas são usadas nos demais passos.

Tanto os materiais quanto o passo a passo foram produzidos com o apoio do consultor Fernando Trevisani, professor, consultor educacional em metodologias ativas e coorganizador (com Lilian Bacich e Adolfo Tanzi Neto) do livro Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação (Penso, 272 págs., R$ 49).

ATIVIDADE 1: LEITURA E ESCRITA SOBRE UM MUNDO DE PLÁSTICOS

Oferecendo repertório e acompanhando a produção de textos sobre um tema da atualidade


Indicado para: Turmas do 2º ano

Materiais necessários: 

- Links de conteúdos que exploram o tema da aula: vídeos, texto informativo, infográfico e outros  textos jornalísticos
- Material do aluno impresso para as tarefas 1 e 2: 

BAIXE AS TAREFAS 1 E 2 - MATERIAL DO ALUNO

- Cópias individuais das fotos para a Tarefa 3, de produção de legendas:

BAIXE A TAREFA 3 - MATERIAL DO ALUNO

- Papel sulfite, caderno e lápis de escrever e coloridos
- Fita-crepe para montagem do painel
- Ferramenta digital para criar nuvem de palavras
- Ficha de avaliação do professor, que pode ser impressa ou preenchida no editor de texto do computador:

BAIXE A FICHA DE AVALIAÇÃO

Espaço: Em sala de aula, para a roda de conversa, a apresentação da proposta e o fechamento, organize a turma em círculo; na montagem do painel na lousa, os alunos podem sentar em meia-lua; nas demais atividades, os alunos devem manter distância necessária para realizar tarefas individuais, mas a distribuição das carteiras pode ser também em meia-lua.

Na BNCC: 

CAMPO DA VIDA PÚBLICA – Campo de atuação relativo à participação em situações de leitura e escrita, especialmente de textos das esferas jornalística, publicitária, política, jurídica e reivindicatória, contemplando temas que impactam a cidadania e o exercício de direitos. Alguns gêneros textuais deste campo: notas; álbuns noticiosos; notícias; reportagens; cartas do leitor (revista infantil); comentários em sites para criança; textos de campanhas de conscientização; Estatuto da Criança e do Adolescente; abaixo-assinados; cartas de reclamação, regras e regulamentos.

EF12LP08 - Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para o público infantil, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

EF12LP17 - Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades e pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, dentre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

EF12LP11 - Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para o público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

EF02LP21 - Explorar, com a mediação do professor, textos informativos de diferentes ambientes digitais de pesquisa, conhecendo suas possibilidades.


PASSO A PASSO

1. Apresente a proposta e o objetivo da aula: Na escola, em uma roda de conversa, explique aos alunos que eles vão aprender a ler e a escrever textos jornalísticos e publicitários a partir de um estudo sobre o uso do plástico na vida cotidiana. Levante com a turma as principais características desses gêneros textuais, onde eles costumam ser publicados e com que finalidade.

Em seguida, dê oportunidade e estímulo para que os alunos possam falar sobre o que sabem a respeito do tema (uma boa ideia é explorar o próprio título da aula, “Um mundo de plásticos”, que você pode escrever na lousa). Apresente a pergunta que vai conduzir as propostas de leitura e escrita na atividade: “Será mesmo que precisamos usar muitos plásticos em nosso dia a dia?” Levante com eles possíveis hipóteses e explique que, ao final do estudo, depois de todas as leituras e escritas, voltarão a essa pergunta, a qual, então, será respondida coletivamente.

2. Ofereça o repertório: Para aproveitar melhor o tempo para as práticas e reflexões em sala de aula, entregue para os alunos cópias impressas da Tarefa 1, disponível na lista de materiais desta sugestão (acima). Envie, também, separadamente e direto para as famílias, por WhatsApp ou Google Drive, conteúdos que exploram o tema da aula e que devem ser estudados no contexto familiar, com acesso on-line - uma estratégia típica de sala de aula invertida.

Na lista abaixo, separamos as referências que você pode enviar:

Por que os animais marinhos comem plástico?
Reportagem da National Geographic Brasil, publicada em 12 de dezembro de 2020.

De onde vem o plástico? Ep. 16
Episódio do programa De Onde Vem?, exibido pela TV Cultura e disponível no YouTube

Infográfico - A ilha de plástico do Pacífico
Material produzido pelo Grupo Iberdola, que reúne empresas do setor de energia, sobre o acúmulo de plásticos nesse oceano.

Vídeo - A odisseia de uma garrafa | ONU Meio Ambiente
Produção disponível no canal da ONU Brasil no YouTube.

O mar não está pra peixe, está pra plástico!
Trecho gratuito da reportagem da revista Ciência Hoje Crianças (CHC).

Para que o estudo em casa aconteça da melhor maneira possível, oriente pais ou responsáveis pelos alunos a como acessar e explorar os conteúdos enviados. Explique a eles que podem ler, assistir juntos com seus filhos e fazer perguntas aos pequenos que os façam pensar sobre o tema.

Para facilitar o entendimento dos pais ou responsáveis no apoio às atividades dos alunos você pode criar também tutoriais em áudios e/ou vídeos, que podem ser enviados por WhatsApp ou outros canais de acesso das famílias. Outra dica importante é sugerir às famílias perguntas que conduzam à conversa:

- O que você descobriu de importante sobre o plástico?
- Me conta uma curiosidade que você descobriu nesse texto
- Descobriu de onde vem o plástico?

O objetivo é que o aluno forme um repertório que criará as condições para que ele faça as próprias leituras e textos, preparando-se para a próxima aula presencial.

Peça que as crianças usem a folha da Tarefa 1 para registrar as descobertas, como forma de devolutiva ao professor. Essa devolutiva pode ser feita pelos mesmos canais de envio, por meio de fotos ou outros formatos possíveis, ou até mesmo na aula presencial. As produções das crianças serão utilizadas na Passo 3.

Além da Tarefa 1, solicite que os estudantes façam em casa a Tarefa 2, que é a criação de uma nuvem de palavras sobre o uso de plástico da própria família. 

A nuvem de palavras é uma representação gráfica que mostra a quantidade de vezes que um termo é citado em um levantamento. Quanto maior o tamanho da fonte, mais vezes ele foi mencionado (se você nunca viu uma nuvem de palavras, uma rápida pesquisa de imagens no Google resolve o problema.

Para criar a nuvem de palavras, existem diversas ferramentas disponíveis na internet. Uma boa opção é o Mentimeter, bem simples de usar. A aplicação disponibiliza, inclusive, uma página de ajuda com vários tutoriais para utilização dos recursos. 

Veja, abaixo, como deve ser a página de apresentação dessa nuvem de palavras:

Explique às famílias e às crianças que a nuvem será apresentada na próxima aula presencial, em sala de aula, então será construída com a participação de todos os alunos. Envie o link do site e o código de acesso para participação.

PONTO DE ATENÇÃO: Com as atividades propostas de leitura e escrita envolvendo os gêneros jornalístico e publicitário, você terá um panorama, um diagnóstico de como está a aprendizagem das crianças e as habilidades que ainda precisam ser exploradas em sala de aula.

As atividades são propostas para alunos do 2º ano, mas podem ser adaptadas também para os alunos de 1º ano, em que o foco pode ser a escrita de legendas, listas e escritas coletivas de um painel de curiosidades. Na produção textual, em alguns momentos, você pode também ser escriba da turma.

3. Construa com a turma o painel das descobertas: De volta à sala de aula, divida a turma em cinco grupos de acordo com os materiais enviados para as famílias, para que cada grupo apresente aos demais as suas descobertas e impressões em relação a cada um deles: 

Grupo 1: Texto: Por que os animais marinhos comem plástico?
Grupo 2: Vídeo: De Onde Vem o Plástico? 
Grupo 3: Infográfico: A ilha de plástico do Pacífico
Grupo 4: Vídeo: A odisseia de uma garrafa | ONU Meio Ambiente
Grupo 5: Texto informativo: O mar não está pra peixe, está pra plástico!  

Para finalizar essa etapa, monte na lousa um painel com as produções das crianças, realizadas a partir do estudo on-line e no contexto familiar (passo 2). Peça que eles leiam aos demais alunos suas descobertas. Observe as leituras e, se necessário, auxilie quem precisar de apoio. 

Todo esse compartilhamento de descobertas e saberes contribuirá para a compreensão dos alunos sobre o tema da aula, fundamental para avançar às próximas atividades de leitura e escrita e dar a você subsídios na hora de avaliar a aprendizagem.

4. Passe à escrita e leitura de legendas: A Tarefa 3 também é feita na sala. Apresente às crianças a foto abaixo que explora o tema da aula. A imagem está disponível no arquivo da Tarefa 3, na lista de materiais que abre esta sugestão.

                                               Poluição no meio ambiente. Plásticos nas praias. Foto: Getty Images

Em seguida, apresente as duas fotos a seguir (também disponíveis no arquivo da Tarefa 3, a ser impresso), que também exploram o uso do plástico. Proponha aos alunos que escrevam legendas explicativas para cada imagem. Diga que devem escrever da melhor maneira possível, sozinhos e sem a ajuda dos colegas, mas que você pode esclarecer possíveis dúvidas. Vá acompanhando as escritas, fazendo intervenções em forma de perguntas que ajudem as crianças a pensar sobre a forma correta da escrita e também sobre a imagem, de maneira que não fujam do tema. Recolha as escritas.

5. Leitura de texto informativo: Distribua as cópias da tarefa 4 juntamente com versões impressas do texto Fábrica Inusitada, publicado pela revista Ciência Hoje. Peça que leiam sozinhos e respondam às perguntas sobre ele. As respostas das duas primeiras estão explícitas no texto, e a resposta da última, implícita. Oriente-os a ler novamente o texto, se necessário. Diga também que podem usar um lápis para marcar no texto as respostas, para facilitar a atividade.

6. Escrita de mensagem de conscientização: A última tarefa é a escrita de mensagens de conscientização sobre os impactos do uso do plástico na vida das pessoas. Para isso, apresente aos alunos a nuvem de palavras criada com a participação dos próprios estudantes, impressa em papel ou  exibida com o uso de um projetor. Chame atenção para a grande quantidade de plástico que usamos diariamente em nossa casa. Proponha que cada um escreva uma mensagem sobre o tema em papel sulfite para divulgar às outras crianças em um futuro painel na escola. Recolha as produções e fale a eles que, em outra aula, as escritas serão revisadas, corrigidas, transcritas em tamanho maior e ilustradas com desenhos para o futuro painel.

7. Fechamento: Para finalizar, volte à pergunta do início: “É mesmo necessário usar muitos plásticos no nosso dia a dia?” Oralmente, confronte com eles as hipóteses levantadas com o que descobriram após os estudos. É provável que a turma chegue à conclusão de que utilizamos plástico em exagero, e que a quantidade de objetos feitos desse material poderia ser diminuída.

A partir do desenvolvimento de todas as tarefas, será possível ter um diagnóstico da aprendizagem em leitura e escrita. A partir daí, será possível encaminhar o planejamento seguinte.

8. Análise das leituras e escritas produzidas: Tendo em mãos as produções, utilize a ficha de avaliação preparada para você (ela também está disponível na lista de materiais, no início desta sugestão) para agrupar os alunos segundo as descrições que melhor definam a produção de cada um. Na própria ficha você encontrará os possíveis encaminhamentos para cada um dos agrupamentos. Dessa forma, o professor pode planejar práticas de linguagem, de retomada do currículo, alinhadas às necessidades específicas de aprendizagem de cada aluno.

Professora-autora:
Mara Mansani, professora de Ensino Fundamental 1 da EE Prof. Laila Galep Sacker, em Sorocaba (SP), e colunista de NOVA ESCOLA.
- E-mail: maraeducadoraalfa@gmail.com

Consultor:
Fernando Trevisani, professor, consultor educacional em metodologias ativas, coorganizador do livro Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação (Penso, 2015).
- Instagram: @fernandomtrevisani
- E-mail: fernando-mt@hotmail.com

Mais sobre esse tema