Sugestão de atividade 2

Use a rotação por estações para produzir textos de campanha publicitária

Na segunda proposta de Mara Mansani desta Caixa, inspire-se em uma estratégia de ensino híbrido para construir um painel sobre o uso consciente de plástico

Na segunda parte da proposta de Mara Mansani, as crianças vão criar um painel para a campanha de conscientização sobre o uso de plástico. Ilustração: Estúdio Kiwi/NOVA ESCOLA

Depois de mesclar atividades em casa e na escola, partindo das ideias da sala de aula invertida, é hora da turma experimentar outra estratégia inspirada no ensino híbrido: a rotação por estações. Nela, os alunos circulam por cantinhos criados pelo professor, cada um com uma atividade diferente.

Nesta proposta de Mara Mansani, professora de Ensino Fundamental 1 da EE Prof. Laila Galep Sacker, em Sorocaba (SP) e colunista de NOVA ESCOLA, a ideia é avançar na produção de textos de campanha publicitária. O produto final será um grande painel que pretende conscientizar a comunidade escolar sobre o uso de plástico.

A sugestão foi pensada para alunos do 2º ano, mas pode ser adaptada para turmas de 1º ano. Se essa for a sua opção, o foco pode ser a escrita de legendas, listas e escritas coletivas de curiosidades. Na produção textual, em alguns momentos, você pode também ser a escriba da turma.

Tanto os materiais quanto o passo a passo foram produzidos com o apoio do consultor Fernando Trevisani, professor, consultor educacional em metodologias ativas e coorganizador (com Lilian Bacich e Adolfo Tanzi Neto), do livro Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação (Penso, 272 págs., R$ 49).

ATIVIDADE 2: ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES PARA CRIAR UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO

Propondo à turma a escrita de textos variados para um painel no pátio da escola


Indicado para: Turmas do 2º ano

Materiais necessários: 

- Cópias da atividade do Passo 3, se necessário (se não for usar o Google Forms);
- Cópias do questionário e do texto recomendados no Passo 2 (o questionário pode ser baixado no botão abaixo) ou formulário digital, criado no Formulários Google:

BAIXE O QUESTIONÁRIO DO PASSO 2

- Cópias das atividades de cada estação, disponíveis no botão abaixo:

BAIXE MATERIAL DAS ESTAÇÕES

- Projetor e computador com acesso à internet
- Papel sulfite, lápis de escrever, borrachas, fita-crepe, papéis para montar um painel
- Objetos para as estações, como brinquedos plásticos, copos plásticos descartáveis, sacola de tecido de cor sólida clara e canudinhos de plástico.

Espaço: Em sala de aula, na roda de conversa, na apresentação da proposta e no fechamento, organize a turma em círculo; para as atividades dos Passos 3 e 5, os alunos podem ser distribuídos no formato de meia-lua ou U. Para a atividade do Passo 4, organize a classe em quatro grupos de carteiras e cadeiras, distribuindo os grupos de forma circular.

Na BNCC: 

CAMPO DA VIDA PÚBLICA – Campo de atuação relativo à participação em situações de leitura e escrita, especialmente de textos das esferas jornalística, publicitária, política, jurídica e reivindicatória, contemplando temas que impactam a cidadania e o exercício de direitos. Alguns gêneros textuais deste campo: notas; álbuns noticiosos; notícias; reportagens; cartas do leitor (revista infantil); comentários em sites para criança; textos de campanhas de conscientização; Estatuto da Criança e do Adolescente; abaixo-assinados; cartas de reclamação, regras e regulamentos.

EF12LP08 - Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

EF12LP09 - Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

EF12LP12 - Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.


PASSO A PASSO

1. Apresente a proposta: Na sala de aula, em uma roda de conversa, apresente para a turma a proposta e o objetivo da atividade. Diga aos alunos que eles vão conhecer diferentes maneiras de pensar e chamar a atenção das pessoas sobre um tema muito importante para todos, que é cuidar da vida, da natureza, e que, para isso, todos vão mais uma vez ler e escrever textos jornalísticos e publicitários. Explique que, ao final, eles vão construir juntos um painel coletivo para uma campanha de conscientização voltada aos colegas da escola e às famílias sobre como evitar e diminuir o uso dos plásticos.

Apresente também a eles a seguinte pergunta, explorando a resposta oralmente: “Que atitudes podemos ter para evitar e diminuir o uso de plásticos, para cuidar da vida, da natureza?” Levante as sugestões que surgirem. Conte que, ao final do estudo, depois de todas  as leituras e escritas, você retomará essa pergunta para que ela seja respondida de novo, coletivamente.

2. Recomende uma leitura em casa: Para que as crianças possam refletir e iniciar o levantamento de opções ao uso do plástico, proponha a leitura da reportagem Coma com plástico e tudo, publicada pela Revista Ciência Hoje Criança (edição de fevereiro de 2015). Depois de ler, os alunos deverão responder a três questões, que podem ser resolvidas em uma folha impressa (o arquivo pode ser baixado na lista de materiais acima) ou de maneira digital, em um formulário que pode ser construído facilmente no Formulários Google - basta reproduzir as perguntas com um campo de resposta aberto, conforme o exemplo abaixo:

                                                                                                                    Imagem: Reprodução

Essa atividade contribuirá depois, em sala de aula, para a criação da campanha de conscientização sobre o uso de plástico. Além disso, é também uma proposta para o desenvolvimento da leitura com autonomia, pois as crianças são desafiadas a responder ao menos uma questão cuja resposta está implícita no texto, o que demanda mais de uma leitura.

Oriente os adultos da casa a acompanharem a criança, esclarecendo possíveis dúvidas sobre como realizar as atividades, mas deixando que os pequenos respondam sozinhos.

3. Organize a turma: De volta à sala, organize a turma para a criação de slogans. Este será o momento para utilizar a avaliação que você fez ao final da Atividade 1, personalizando a proposta conforme o desempenho que cada um obteve na produção analisada. Os alunos com mais autonomia vão escrever individualmente. Já os que avançaram menos na escrita realizarão a tarefa em duplas, colocando juntos aqueles que estão em níveis semelhantes. Dessa forma, será possível fazer uma atendimento mais adequado à necessidade de cada criança.

Feita a organização, apresente às crianças os dois cartazes abaixo, de campanhas de conscientização já veiculadas em nosso país. Você pode exibir as imagens em um projetor ou em formato impresso afixado na lousa. Explore com a turma, oralmente, os elementos que compõem esses cartazes. Dê ênfase aos slogans utilizados e chame atenção para o tamanho das letras, a posição e a finalidade do slogan no cartaz. 

Os cartazes escolhidos são:

- Campanha pela redução das mortes no trânsito, lançada pelo governo federal em 2012 (link da imagem aqui);

- Campanha contra o uso de canudinhos de plástico, lançada pela ONG WWF-Brasil em 2017 (link para o cartaz aqui).

Depois, peça aos alunos que escrevam dois  slogans diferentes que possam ser usados no painel que reunirá as informações da campanha de conscientização. Lembre que a campanha da turma terá como objetivo conscientizar colegas e famílias a reduzir o consumo de plástico. As escritas podem ser feitas em  folha de sulfite na posição horizontal, ou em tiras de papel de maior tamanho, também horizontalmente.

4. Passe à rotação por estações: Nesta etapa, a ideia é utilizar a rotação por estações, uma estratégia típica do ensino híbrido que, aqui, foi adaptada a um cenário sem dispositivos de tecnologia, como computadores (no formato clássico, pelo menos uma das estações deve ter algum recurso digital). Organize quatro estações, reunindo grupos de carteiras em cada canto da sala: Estação canudinhos plásticos; Estação brinquedo plástico; Estação copinho plástico; e Estação sacola plástica. Em cada estação, disponibilize uma pergunta e espaços na folha para as crianças pensarem e escreverem dicas de opções ao uso do plástico (o arquivo para impressão está disponível na lista de materiais, no início desta sugestão de atividade). Coloque também um objeto destacado na estação, uma caixinha onde devem ser colocadas as atividades feitas, lápis e borracha.

Para dar ainda mais referências e inspirações, mostre o vídeo Menos sacolas plásticas, mais sacolas retornáveis, da Campanha Plástico Zero, lançada pelo Serviço Autônomo de Saneamento (Sanep) de Pelotas, do Rio Grande do Sul.

Explique como fazer as tarefas em cada estação e diga que cada grupo terá 20 minutos para cumpri-la. Depois, o grupo deve mudar de estação, deixando as atividades feitas na caixinha. Explique também que você andará entre as estações para tirar dúvidas e apoiá-los nas escritas. Combine com a turma qual será o sinal para a mudança. A atividade só acaba quando todos os grupos passarem pelas quatro estações. 

Enquanto os alunos escrevem, passeie pelas mesas e oriente-os com o objetivo de ajudá-los a alcançar uma escrita alfabética das dicas.

Ao final da rotação, reúna todo o material produzido, que será usado no próximo passo. Faça individualmente a correção das escritas ou algum ajuste necessário com cada aluno.

5. Construa o painel com as crianças: Reúna as atividades produzidas pelos alunos nos Passos 3 e 4 para montar com eles o painel coletivo da campanha. Para que os alunos de outras turmas tenham acesso ao grande mural, escolha uma parede de destaque no pátio ou outro lugar disponível na escola. Previamente, forre a superfície com papéis de cor sólida. Selecione com os alunos alguns dos slogans produzidos no Passo 3 para compor o painel. Distribua aos alunos todas as atividades feitas na rotação e peça que escolham uma delas para que seja fixada no painel.

Além do material já produzido, crie com a turma um texto coletivo para compor o painel da campanha, explicando a todos a importância de ações para cuidar da natureza, evitando e diminuindo o uso do plástico no dia a dia. Eles ditam e você escreve o texto em uma cartaz.

Painel pronto, peça que cada aluno leia a sua contribuição. Combine uma apresentação da campanha para todos da escola e para as famílias da turma.

6. Reflita sobre o trabalho feito: Para finalizar, retome em outro momento a pergunta do início das atividades: “Que atitudes podemos ter para evitar e diminuir o uso de plásticos para cuidar da vida, da natureza?” Deixe que as crianças falem, relembrem e confrontem as hipóteses iniciais com as conclusões a que chegaram. Agradeça a participação e contribuição de todos.

Professora-autora:
Mara Mansani, professora de Ensino Fundamental 1 da EE Prof. Laila Galep Sacker, em Sorocaba (SP) e colunista de NOVA ESCOLA.
- E-mail: maraeducadoraalfa@gmail.com

Consultor:
Fernando Trevisani, professor, consultor educacional em metodologias ativas, coorganizador do livro Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação (Penso, 2015).
- Instagram: @fernandomtrevisani
- E-mail: fernando-mt@hotmail.com

Mais sobre esse tema