PENSADORES NEGROS

E-book: conheça Abdias Nascimento, que colocava os direitos dos negros no centro de sua arte

Livro digital produzido por NOVA ESCOLA fala sobre a vida, a obra e as contribuições do dramaturgo, professor e ativista, uma voz incansável na denúncia do racismo no Brasil

Baixe mais um e-book da série Pensadores Negros. Ilustração: Ana Cardoso/NOVA ESCOLA

Em seus 97 anos de vida, o ator, dramaturgo, professor e ativista brasileiro Abdias Nascimento foi uma incansável defensor dos direitos dos negros e uma das vozes mais ativas na denúncia do racismo no Brasil. Sua militância política confundia-se com sua arte e sua missão de fazer do teatro um espaço de resistência cultural negra. 

Nos anos 1930, Abdias teve contato com a efervescente cultura afro-brasileira do Rio de Janeiro, algo que sempre marcaria sua obra como dramaturgo, escritor e professor universitário. Fundador do Teatro Experimental do Negro, criador do jornal O Quilombo e organizador de inúmeros congressos e convenções para debater o racismo, o pensador também teve de encarar a perseguição política. Durante a ditadura civil-militar, ficou exilado 13 anos nos Estados Unidos. Mas, como homem negro, considerava sempre ter vivido no exílio por quem o julgava por sua origem africana e sua cor de pele. 

No e-book a seguir, conheça mais sobre a vida, a obra e as contribuições de Abdias Nascimento.

BAIXE O E-BOOK

Mais sobre esse tema