FESTAS POPULARES

Celebrações da cultura popular em 2021: da congada à cavalhada na sala de aula

Veja como planejar o trabalho de habilidades e aprendizados essenciais a partir da cultura tradicional brasileira e seus imprescindíveis festejos em todos os ciclos



Ainda estamos digerindo as festas do Natal e Ano-Novo quando a congada mineira anuncia as danças, cantos e comidas do Dias de Reis, em todo 6 de janeiro. As celebrações populares, como Carnaval, festas juninas e festejos do boi atravessam todo o calendário, espalhadas pelo Brasil, em uma miríade de tradições folclóricas e religiosas, que podem ser uma importante oportunidade para trabalhar diferentes aspectos da cultura popular.

Para nossas lendas, danças, cantos, comidas e roupas típicas não há limitação de idade. O que difere é a abordagem dada em cada etapa da Educação. Os alunos do Fundamental 2 estão mais preparados para discussões fundamentadas na História, que abordam aspectos políticos, como por que uma festa é feita de determinado jeito ou por que ela está morrendo. Já nos anos iniciais, pôr a mão na massa é crucial. “Preparar pratos típicos, pesquisar receitas, cantar as músicas e performar certamente é mais envolvente para os pequenos”, explica o jornalista e pesquisador em folclore Andriolli Costa.

Ele adianta outra boa dica: “Trabalhe com a turma com alguma antecedência, para que, quando a data chegar, ela tenha uma compreensão mais integral daquele momento”. Andriolli também sugere dividir os alunos em grupos focados, cada um, em um aspecto das festas. “Uns farão algo sobre as máscaras, outros a comida e ainda outros sobre as histórias. Isso é importante para entender que a cultura tem lastro e múltiplos aspectos”, completa.

Tudo isso estará esperando por nós em 2021 (quer dizer, esperamos, sim, já que em 2020 a pandemia impediu uma série de comemorações). Por isso, listamos aqui as principais datas da cultura tradicional brasileira e elencamos algumas sugestões de como algumas delas se conectam a habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

DATAS E CELEBRAÇÕES MAIS IMPORTANTES DE 2021 RELACIONADAS ÀS FESTAS DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA 

- 6 de janeiro
Dia de Reis e Congada, muito celebrado em Minas Gerais.

- 14 de janeiro
Lavagem da escadaria da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, antiga tradição que ocorre em Salvador desde 1754, sempre na segunda quinta-feira de janeiro, após o Dia de Reis.

- 16 de fevereiro
Carnaval, que, no ano que vem, deverá ser festejado no meio do ano por causa da pandemia. Quanto ao feriado, ainda não há uma decisão das autoridades.

- Maio e junho
Cavalhada, festa de origem portuguesa que remete aos antigos torneios de cavaleiros medievais. Muito celebrada no Centro-Sul, em estados como Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

- 13, 24 e 29 de junho
Festas Juninas, que celebram três importantes santos da Igreja Católica: Santo Antônio de Pádua (dia 13), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29).

- 25 a 27 de junho
Festejos do Boi, em Parintins (AM). Já o Bumba Meu Boi ou Boi-bumbá, outra festa folclórica relacionada à figura do animal, muito celebrada em estados do Nordeste, ocorre sempre entre junho e julho.

- 22 de agosto
Dia do Folclore.

COMO TRABALHAR FESTAS DA CULTURA POPULAR

Veja algumas sugestões para três desses eventos em 2021


Festas Juninos - Santo Antônio, São João e São Pedro

Como trabalhar em História:

A contação de histórias cabe o ano todo. Uma abordagem diferente é reconstruir as histórias que constituem essas festas a partir de perguntas que esquecemos de fazer. Por que soltamos fogos? Por que acendemos fogueiras? 

“Dizem que São João era um santo tão festeiro, que se ele vem para a festa o mundo acaba pegando fogo. Retransmitimos narrativas sem nunca entendê-las. As peculiaridades das festas regionais podem nos ajudar a engatilhar respostas para muitas coisas do nosso dia a dia”, explica Andriolli. 

Habilidades da BNCC relacionadas:

6º ano

EF06HI01 - Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).

EF06HI02 - Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.


Festejos do Boi - Parintins, Bumba Meu Boi e Cavalhada 

Como trabalhar em Geografia e Língua Portuguesa:

Não se tem notícia de forma mais eficiente de se compreender uma festa, seus símbolos e sentidos, do que prepará-la. Os alunos podem ser incentivados a pôr a mão na massa e produzir as máscaras de personagens icônicos, como a dos fofões, do Maranhão, e os chifres da Cavalhada, encenação típica da Festa do Divino.

“Observamos que as festas feitas no litoral costumam ter mais adereços, roupas mais imponentes, mais trabalhadas, enquanto no Sertão são mais simples. Isso porque antigamente as coisas não chegavam no interior do país. Essas festas são singulares para trabalhar as diferenças geográficas a partir da iconografia”, avalia o pesquisador. 

Habilidades da BNCC de Ensino Médio relacionadas:

1º ao 3º ano

EM13CHS106 - Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.


Dia do Folclore 

Como trabalhar em Língua Portuguesa e História:

Todo o saber que se transmite de pessoa a pessoa, dando origem a mitos e lendas, deve ser entendido como folclore. O que significa que folclore não é fantasia e mentira, mas a nossa cultura tradicional. Trava-língua, ciranda, cantigas, parlenda, trova, são gêneros que nos contam histórias em diferentes formas. A partir dessas histórias é possível identificar as diferenças de texto oral para a sua versão escrita, criar antologias de narrativas populares, em um trabalho conjunto de curadoria, produzindo memória. 

“É preciso desenvolver um projeto de investigação mais ativo, uma das formas é sair exatamente dos muros da escola e entrar em contato com esses brincantes”, explica a professora do curso de Especialização em Formação de Escritores do Instituto Superior de Educação Vera Cruz e assessora do projeto Planos de Aula NOVA ESCOLA, Maria José Nóbrega. 

Planos de Aula NOVA ESCOLA relacionado ao assunto:

- Plano de Aula - 1º ano - Planejar a escrita de estrofe de uma cantiga
- Plano de Aula - 5º ano - Produzindo o texto oral

Habilidades da BNCC de Língua Portuguesa relacionadas:

1º ao 5º ano

EF15LP13 - Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

1º e 2º ano

EF12LP05 - Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recontagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canções, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

3º ao 5º ano

EF35LP10 - Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).

EF35LP11 - Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitando preconceitos linguísticos.

Ilustrações: Veridiana Scarpelli/NOVA ESCOLA

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