Atividade: Organizando um carnaval virtual com a turma
Elaboramos um passo a passo para você desenvolver um projeto criativo com toda a turma sem promover aglomerações
As medidas de prevenção sanitária que proibiram blocos, cordões e desfiles do Carnaval em 2021 para evitar aglomerações e conter a transmissão do coronavírus são importantes para a saúde coletiva, principalmente para quem integra o grupo de risco. Mas isso não significa que as possibilidades de diversão e de se aprender um pouco mais sobre a festa popular também precisem ser canceladas.
“No mês de fevereiro, leituras, debates, trabalhos e manifestações artísticas alusivas ao Carnaval são muito trabalhadas nas escolas e este é um tempo propício para o desenvolvimento da terceira competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Repertório Cultural, para que os alunos possam conhecer e vivenciar as diversas possibilidades da festa popular”, diz Vládia Freire, especialista em educação e mentora do Time de Autores de NOVA ESCOLA.
Mesmo com a pandemia, o Carnaval de 2021 vai ocorrer em outras plataformas. Por exemplo, o portal Carnaval Virtual, que existe desde 2003, vai transmitir versões virtuais dos desfiles produzidos pelas próprias agremiações e escolas de samba.
O site tem um grande acervo de sambas-enredo, desfiles e sinopses do trabalho de diversas escolas de todo o Brasil. Além disso, eles organizam um desfile virtual com avaliação dos quesitos para as alas e para o samba.
No site, os alunos podem ver as fantasias que foram criadas pelos carnavalescos e como elas se relacionam com o enredo.
Isac Ferreira é um dos organizadores do site Carnaval Virtual e também é professor de Biologia na Escola Estadual Doutor Thomaz Alberto Whately, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
“Uma atividade interessante para os alunos menores, dos primeiros anos do Ensino Fundamental, é contar para eles como foi um período da história do Brasil por meio do enredo de uma escola de samba. Depois, todos podem ver o desfile virtual e fazer suas próprias ilustrações”, sugere.
A irmã do professor Isac, Marlene Martimiano, é professora de História na Escola Estadual Professora Eugenia Vilhena de Morais, também em Ribeirão Preto. Ambos pensaram em uma atividade para que os alunos façam o próprio carnaval virtual. Confira o passo a passo.
ATIVIDADE: ORGANIZANDO UM CARNAVAL VIRTUAL
Desenvolva um projeto cultural que engaje toda a turma e coloque a comunidade escolar para cair no samba, ainda que em casa
Indicado para: Alunos de todos os anos do Ensino Fundamental 1
Materiais: Instrumentos musicais e/ou vídeos de samba-enredo para a composição ou adaptação de um samba; aplicativos para desenhar ou escanear desenhos; programas ou aplicativo de apresentação de slides (como o Google Slides).
Na BNCC: Competência Geral Repertório Cultural
1. Explique aos alunos a proposta de um carnaval virtual. Inicialmente, conte aos alunos que eles vão realizar um projeto completo de carnaval virtual. Mostre alguns exemplos de desfiles que estão registrados neste site para inspirá-los.
2. Defina um tema para o carnaval da turma. Antes de colocar as mãos na massa, é importante que os alunos decidam sobre o que será o desfile virtual que eles vão conceber. Pode ser sobre um acontecimento histórico, uma homenagem a alguém relevante para a cultura brasileira ou para a cidade dos estudantes, ou então uma defesa da preservação do meio ambiente. As possibilidades são inúmeras.
3. Dividindo a turma por tarefas. Com o tema definido, a sala pode ser dividida em cinco grupos. Cada grupo fica responsável por uma fase do projeto. O primeiro vai fazer a pesquisa das informações sobre o enredo, ou seja, vai escrever a letra. O segundo grupo vai fazer ou adaptar um samba já existente para servir de melodia ao enredo. O terceiro vai fazer os desenhos das fantasias das alas e das alegorias. O quarto grupo vai juntar todo o material e vai fazer a apresentação, em slides, como acontece nos desfiles do projeto carnaval virtual.
4. Apoie os alunos. Certifique-se de que os grupos estão conseguindo desenvolver suas tarefas e ajude-os caso seja necessário. Em todas as fases, é importante que os grupos se comuniquem e troquem experiências. Por exemplo: o grupo que fará a apresentação final precisa ser muito bem-informado de tudo o que está ocorrendo nos outros grupos. Já os alunos dedicados à criação ou adaptação da letra do enredo precisam estar em contato com aqueles responsáveis pela escolha ou composição da melodia para que eles construam juntos a música do desfile virtual.
5. Apresente o desfile para toda a comunidade escolar. Tomando como modelo os desfiles do site Carnaval Virtual, procure reproduzir uma apresentação em slides com o trabalho final da turma. Essa apresentação pode ser tanto feita em uma plataforma sincrona, como o Google Meet ou o Zoom, mas também pode ser compartilhada pelo WhatsApp, por exempo. Pode ser interessante buscar uma forma de gravar os alunos cantando o samba-enredo criado pela turma. Convide os familiares das crianças a assistirem à apresentação e ponha todos para sambar, ainda que em casa.
Mais sobre esse tema