Atividade: Desvendando as origens do Carnaval
Com o uso de imagens e vídeos, busque ampliar o repertório cultural dos alunos de 1º ano por meio da diversidade da festa popular em diferentes locais e ao longo da história
O período do Carnaval é marcado por festas populares ao redor do mundo. No Brasil, este tem influência de diversas culturas estrangeiras, além de uma rica ancestralidade regional.
“O Carnaval tem origem europeia e foi aperfeiçoado e adaptado no Brasil, virando uma das manifestações culturais que mais representam o país”, comenta Karina Silva, professora de Geografia e integrante do time de autores de NOVA ESCOLA.
Para trabalhar o tema com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, é interessante apostar nas imagens, vídeos e músicas que podem descortinar essa diversidade em diferentes locais e ao longo da história. “A ideia é de que a criança compreenda que o Carnaval é muito antigo e se espalhou pelo mundo todo”, diz a professora Helena Cintra Eher, também do time de Autores de NOVA ESCOLA.
Com a ajuda de Karina e Helena, idealizamos o passo a passo de uma atividade que você pode realizar com os alunos no contexto remoto ou na escola, caso sua rede já tenha autorizado a retomada das atividades presenciais. Confira.
ATIVIDADE: DESVENDADO A RIQUEZA DO CARNAVAL
Com imagens e músicas do Carnaval, abra alas para que os alunos desvendem as manifestações da festa
Indicado para: Turmas de 1º ano do Ensino Fundamental
Materiais: Imagens e vídeos de diferentes manifestações carnavalescas (há algumas sugestões ao longo do passo a passo); impressora (para aulas presenciais); WhatsApp e plataforma síncrona (para aulas remotas)
Na BNCC: EF01HI08 - Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade
PASSO A PASSO
1. Mostre imagens de diferentes carnavais. Inicie a atividade mostrando aos alunos diversas formas de como o Carnaval é representado no Brasil e no Mundo (veja algumas sugestões abaixo). Ofereça as imagens para cada estudante de forma aleatória (se for presencialmente, vale imprimir as três imagens para cada estudante). Assim, eles podem organizá-las da mais recente para a mais antiga, como elas se encontram a seguir. Caso a aula seja realizada em contexto remoto, é possível compartilhar as imagens com a turma por WhatsApp ou outro meio de sua preferência, e pedir para que eles reencaminhem na ordem correta.
2. Pergunte aos alunos sobre as imagens. Após essa atividade introdutória, explique rapidamente as origens dessas fotos e do quadro para os alunos. Ouça o que eles têm a dizer sobre elas, quais foram suas impressões, e como acham que as pessoas retratadas estão se sentindo. De acordo com a professora Karina Silva, os alunos devem ser estimulados com perguntas do tipo: Vocês conhecem essas imagens? Onde já viram? Representam uma festividade?
3. Qual a música? Peça que os alunos tentem explicar com palavras e gestos qual a trilha sonora de cada uma das representações do Carnaval. Explique a eles que o samba é marcante no Carnaval do Rio de Janeiro, retratado nas duas imagens mais recentes.
4. O que é o Carnaval para os alunos? Com uma noção geral, os alunos devem representar a partir de seu ponto de vista as danças e movimentos que combinam com as comemorações do Carnaval. Nesse sentido, é interessante valorizar outros ritmos e manifestações que os alunos conheçam.
5. Apresentando a diversidade do Carnaval brasileiro. Após conversar com os alunos sobre o que sabem e como veem a festa popular, compartilhe com eles vídeos de outros carnavais ao redor do Brasil, como o de Olinda, Salvador e Manaus (veja algumas sugestões aqui).
6. E o Carnaval de 2021? Pergunte aos alunos se eles sabem por que motivo não teremos desfiles e blocos de carnaval de rua neste ano. Pode ser uma boa oportunidade para conversar com eles sobre o risco de aglomerações e festas em meio à pandemia de covid-19. Termine a atividade lembrando a eles que o Brasil já enfrentou uma grave pandemia em 1918 (saiba mais aqui), mas no ano seguinte os foliões puderam voltar às ruas. Compartilhe com eles a imagem abaixo, retirada desta reportagem sobre o Carnaval de 1919.
Mais sobre esse tema