PARA INSPIRAR ATIVIDADES

5 temas atuais para estimular a argumentação dos alunos

Das fake news à coleta seletiva e à preservação da Floresta Amazônica, veja como trabalhar assuntos relevantes relacionando-os às habilidades da BNCC

Ilustração de 2 alunos dialogando. Balão de conversa no centro da cena.
Ilustração: Julia Coppa/NOVA ESCOLA

O dia a dia do mundo, os problemas e dilemas contemporâneos dão pano pra manga em conversas no pátio, em casa, no ônibus, na fila do pão. Então, por que não usá-los a favor da aprendizagem das crianças, relacionando-os a habilidades que precisam ser exploradas em diversos componentes curriculares? 

Confira cinco sugestões de Daniela Pistori, professora da EMEB Pedro Bordignon Neto - Unidade 2, em Orlândia (SP), e integrante do time de autores de NOVA ESCOLA, e Flávia Vivaldi, doutora em Educação e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem). Apoiando as crianças para que realizem pesquisas em busca de evidências e ajudando a turma a aprimorar o discurso, você desenvolve a competência geral Argumentação de forma produtiva, contribuindo para a formação efetiva de cidadãos.

divisória

TEMA 1: POR QUE AS FAKE NEWS DEVEM SER COMBATIDAS

Como trabalhar nas aulas: Apresente para as crianças reportagens e outros tipos de textos de fontes confiáveis que falam sobre o alto índice de circulação de fake news e pergunte a elas se sabem do que se trata, se já ouviram algum adulto comentar sobre elas etc. Selecione algumas fake news para mostrar (as próprias notícias a respeito de notícias falsas costumam exibir algumas) e, juntos, analisem qual é a informação falsa e como ela aparece no texto. Proponha, depois, uma roda de conversa sobre como identificar notícias falsas e os perigos desse tipo de mensagem circular entre as pessoas. Para aprofundar a conversa, proponha que assistam ao vídeo sobre um projeto escolar relacionado ao tema (assista logo abaixo) e leiam textos sobre como identificar fake news. Peça que, em duplas, as crianças elaborem argumentos para que as pessoas não contribuam para a disseminação desse tipo de mensagem. Para ajudar a turma, proponha que conheçam a cartilha Mais Que um Palpite, da Sociedade Brasileira de Pediatria

Habilidade da BNCC de Língua Portuguesa relacionada:
EF05LP19 - Argumentar oralmente sobre acontecimentos de interesse social, com base em conhecimentos sobre fatos divulgados em TV, rádio, mídia impressa e digital, respeitando pontos de vista diferentes.


TEMA 2: A IMPORTÂNCIA DOS PROTOCOLOS DE SAÚDE CONTRA A COVID-19

Como trabalhar nas aulas: Preparamos um passo a passo detalhado para você incentivar os alunos a percorrerem diferentes estações com informações rigorosas sobre os protocolos de distanciamento e apresentarem, ao fim da atividade, um seminário, com o objetivo de exercitar a argumentação. Confira o passo a passo aqui.

Habilidade da BNCC de Língua Portuguesa relacionada:
EF35LP20 - Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.

Habilidade da BNCC de Ciências relacionada:
EF04CI08 - Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns micro-organismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para a prevenção de doenças a eles associadas.


TEMA 3: COMO A COLETA SELETIVA IMPACTA NOSSA VIDA

Como trabalhar nas aulas: Convide os alunos a se informarem sobre como funciona o serviço de coleta seletiva que atende o bairro e como são separados os resíduos na casa deles ou na escola. Depois, peça que listem os problemas que porventura existam a respeito e oriente-os a pensarem em soluções para melhorar o descarte, a reutilização ou a reciclagem dos materiais. Ajude a criançada a pesquisar soluções que já existem em outras partes do mundo ou são realizadas em outras cidades para embasar os argumentos elaborados por elas. Existem sites específicos sobre o assunto com informações confiáveis, que são referência no tema há anos, como o Ecycle

Habilidade da BNCC de Ciências relacionada:
EF05CI05 - Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.


TEMA 4: O QUE A PRESERVAÇÃO DA FLORESTA AMAZÔNICA TEM A VER COM A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS?

Como trabalhar nas aulas: Oriente a turma a pesquisar sobre o desmatamento que vem ocorrendo na Floresta Amazônica em sites de notícias e especializados em meio ambiente. Um deles é o Greenpeace Brasil. Ajude as crianças a encontrarem informações sobre a relação entre o uso do solo da região para agricultura e pecuária em sites de notícias e especializados no tema, como o da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), instituição membro da Organização das Nações Unidas (ONU). Feito isso, peça que elaborem argumentos sobre por que o futuro do agronegócio depende da preservação do meio ambiente no Brasil. Para estudar o assunto previamente e contribuir com a elaboração de argumentos da turma, você pode consultar notícias a respeito, como o site da BBC Brasil

Habilidade da BNCC de Ciências relacionada:
EF05CI03 - Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção dos ciclos da água, a conservação dos solos, dos cursos d'água e da qualidade do ar atmosférico.


TEMA 5: BULLYING É INADMISSÍVEL

Como trabalhar nas aulas: Reúna as crianças do 2º ano e peça que conversem entre elas sobre bullying: sabem o que é? Já viram alguma situação acontecer na escola ou foram vítimas? Como se sentiram? Observe o que elas sabem a respeito e depois adentre na conversa, estimulando que pensem sobre esse problema. Pergunte se acham que algo pode justificar alguém maltratar um colega e por quê. Discuta as opiniões apresentadas, já que nesse caso, não há certo ou errado: quando o assunto é bullying, não existem argumentos favoráveis à prática: é inegociável tratar bem as pessoas e respeitá-las. Isso precisa ficar claro para todos e você pode se preparar para conversar com a turma sobre isso previamente estudando o texto de apresentação do Manual Bullying não é brincadeira, da Plan International Brasil. Convide a turma, então, a construir argumentos sobre o que significa tratar o outro com respeito. Depois, atue como escriba e peça que a classe elabore textos para apresentá-los num cartaz para ficar exposto no pátio.

Habilidade da BNCC de HIstória relacionada:
EF02HI01 - Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco.

divisória

Mais sobre esse tema