PARA USAR COM OS ALUNOS

E-book: 5 personagens folclóricos da Região Norte

Baixe um livro digital que narra a história de algumas das mais populares criaturas fantásticas da cultura nortista e compartilhe textos com os alunos para momentos de contação de histórias

Ilustração de um indígena em primeiro plano com alguns elementos culturais ao fundo.
Ilustração: Renata Miwa/NOVA ESCOLA

Um jovem vestido de branco que à noite se transforma em enorme cobra. Um monstro coberto de pelos grossos que pode ser a reencarnação de um antigo rei ou mesmo um indígena, cujo castigo por ter alcançado a imortalidade foi se transformar em animal horrível e fedorento. Uma onça com patas de boi que utiliza um método peculiar para caçar suas presas.

Essas e outras histórias da cultura popular nortista você encontra no e-book 5 Personagens Folclóricos da Região Norte, que preparamos com a ajuda de Januária Cristina Alves, autora do livro Abecedário de Personagens do Folclore brasileiro. No livro digital, trazemos curiosidades e textos sobre essas criaturas para você compartilhar com os alunos nos momentos de contação de história. Além disso, mostramos que competências e habilidades da BNCC podem ser trabalhadas com os alunos a partir do tema.

Baixe o e-book e compartilhe com seus colegas e sua turma.

BAIXE O EBOOK

Confira abaixo cinco vídeos que preparamos contando a história desses personagens.

BUOPÉ

COBRA-NORATO