Atividade: Janaki Ammal e a ciência da cana-de-açúcar
Explore a biografia e as contribuições da indiana pioneira da botânica para abordar a desigualdade entre homens e mulheres nas carreiras científicas
Quando a indiana Janaki Ammal ingressou na universidade, em 1913, a taxa de alfabetização de mulheres na Índia não ultrapassava 1%. As contribuições da cientista e botânica podem ser vistas até hoje na cana-de-açúcar: Janaki desenvolveu uma espécie mais doce e mais adaptada ao clima quente por meio de cruzamentos genéticos. Além disso, a botânica trabalhou com plantas medicinais e o manejo das florestas tropicais de Kerala, ao sul do país.
Explore, com base na Sugestão de Atividade a seguir, a biografia e as contribuições da indiana para abordar a diferença de gênero que ainda existe no campo científico.
Janaki Ammal e a cana-de-açúcar
Leve a discussão sobre a importância das mulheres na Ciência às turmas do Fundamental 1
Indicado para: Turmas do 2º ao 5º ano
Material: Papel, lápis de cor, e-mail, WhatsApp, celular, tablet, computador, plataforma para produção de portfólio (como o Book Creator) ou PowerPoint.
Na BNCC: A atividade relaciona-se mais com o desenvolvimento das competências específicas da área de conhecimento (Ciências da Natureza) do que com uma única habilidade.
PASSO A PASSO
ATIVIDADE PARA O 2º ANO
1. Prepare-se com antecedência: Antes de iniciar a atividade, pesquise sobre a vida de Janaki Ammal e sua contribuição para o desenvolvimento científico. É importante também definir previamente qual será o modelo da aula – síncrona/on-line ou assíncrona –, plataformas usadas e se todos os alunos têm acesso à internet. De acordo com a realidade da sua turma, faça as adaptações necessárias.
2. Comece apresentando a cana-de-açúcar: Para os alunos menores, do 2º ano, mostre fotos ou, se puder, a própria planta. A cana é uma gramídea do gênero Saccharum, responsável por produzir 80% do açúcar no mundo. Pergunte aos alunos se eles conhecem a planta e estimule a participação deles via chat, áudio ou mensagem.
3. Abra a discussão: A seguir, pergunte aos alunos se eles sabem de onde vem a cana-de-açúcar e para que esta serve. Após a reflexão, eles deverão anotar suas opiniões.
4. Apresente a botânica Janaki Ammal: Pergunte aos alunos se eles sabem o que faz um botânico. Em seguida, mostre imagens da cientista, como a foto abaixo:
Conte aos alunos quem foi a cientista e o que ela fez com a cana-de-açúcar na Índia e como isso influenciou o desenvolvimento da planta. Você pode contar, por exemplo, que ela estudou em uma época que muitas mulheres não podiam frequentar a escola e que foi pioneira na área dela, a botânica. Além disso, ela pesquisou a citologia das plantas. Por meio de seu trabalho de cruzamento/hibridização, ela conseguiu desenvolver uma espécie de cana mais adaptável ao clima indiano, o que possibilitou ao país conseguir mais autonomia na produção de açúcar. Não há muitos materiais sobre a cientista em português, mas esta matéria da Smithsonian Magazine (em inglês), fez um perfil dela.
4. Finalize a aula: No final do encontro/aula, proponha uma atividade para os alunos. Peça para que eles desenhem a cana-de-açúcar e, em seguida, registrem por escrito como a gramídea pode ser aproveitada.
ATIVIDADE PARA 3° AO 5° ANO
1. Prepare-se com antecedência: Antes de iniciar a atividade, pesquise sobre a vida de Janaki Ammal e sua contribuição para o desenvolvimento científico. É importante também definir previamente qual será o modelo da aula - síncrona/online ou assíncrona -, plataformas usadas e se todos os alunos têm acesso à Internet. De acordo com a realidade da sua turma, faça as adaptações necessárias.
2. Fale sobre Janaki Ammal: Caso esteja em um encontro virtual síncrono (aula online no Google Meet ou outra plataforma) mostre para os alunos fotos da cientista e botânica indiana e pergunte se eles já ouviram falar dela e se sabem o que ela fez. Caso não seja possível realizar o encontro, envie a imagem e o questionamento para os alunos via WhatsApp, e-mail ou outra ferramenta combinada previamente. Peça para que eles enviem as respostas e estipule um prazo.
3. Contextualize a baixa visibilidade e presença das mulheres na Ciência: Compartilhe o link da página com o texto Quantas Mulheres Cientistas Você Conhece?
Peça para que façam uma leitura do texto e em seguida reflitam por que vemos hoje mais homens do que mulheres na carreira científica.
4. Divida os alunos em grupos para a problematização: Após estimular a reflexão dos alunos, divida-os em grupos de três ou quatro. Eles podem trocar em um grupo do WhatsApp ou similares, de acordo com a plataforma escolhida. Solicite que cada grupo pesquise sobre Janaki Ammal e respondam:
Quem foi Janaki Ammal? Onde ela nasceu? Quando nasceu? Como ela se tornou cientista? O que estudou? Qual a relevância de suas pesquisas para a ciência? Cite algumas curiosidades sobre sua vida. Quando e onde morreu.
A ideia com essa atividade é aproximar a figura do cientista de uma pessoa comum.
5. Estimule o registro: Peça aos grupos que produzam um portfólio digital (o professor pode sugerir plataformas gratuitas, como o Book Creator, mas também pode simplificar, solicitando que os grupos criem o portfólio em slides de PowerPoint). Caso os alunos não disponham de recursos tecnológicos, você pode sugerir que façam o portfólio manualmente e tirem fotos para encaminhar no grupo da turma com as principais informações pesquisadas, imagens, textos e vídeos que deixem o portfólio visualmente interessante.
6. Promova o compartilhamento das pesquisas/portfólios: Peça que os grupos compartilhem seus portfólios entre si e promova a seguinte discussão:
O que vocês acharam mais interessante na pesquisa sobre Janaki Ammal? Vendo o portfólio dos seus colegas, vocês aprenderam algo novo sobre a vida da personagem? Por que vocês acham que há poucas mulheres na ciência ou por que ouvimos falar tão pouco delas? Você conhece outra mulher cientista? O que ela estudou ou estuda? Você gostaria de ser cientista? O que você estudaria?
7. Convide e envolva as famílias: Convide os responsáveis para que leiam os portfólios realizados pela turma e pesquisarem, juntamente com eles, outras mulheres que atuaram ou atuam como cientistas no mundo. Ao final, eles podem produzir um texto com a biografia.
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