PARA USAR COM OS ALUNOS

Banheiro: hábitos de higiene e cuidados com o corpo durante e depois da pandemia

Veja três propostas simples para conscientizar a turma da importância de se cuidar da saúde pessoal ao longo da vida

Ilustração de menina olhando para fotografias dos ambientes da casa.
Ilustração: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA

Desde que a pandemia chegou ao país, em março do ano passado, começou uma intensa campanha de cuidados essenciais para evitar a contaminação pelo coronavírus. Uma dessas medidas é lavar as mãos. Falando assim até parece simples. E é, mas com um perigoso vírus à solta muita gente se deu conta de que não fazia isso corretamente, o que fez com que o debate sobre higiene e cuidados com a saúde se intensificasse também entre as crianças. Mas, e aí, o que o banheiro de casa tem a ver com isso tudo?

“Tudo!”, afirma a professora Eliane de Siqueira, professora-mentora do Time de Autores de NOVA ESCOLA em planos de aula que tratam do tema. “As crianças aprendem pela observação, pelos exemplos. Quanto antes forem estimuladas, vão internalizar bons hábitos”, ressalta.

A educadora exemplifica: por que é importante dar descarga com a tampa do vaso fechada? Por que devemos lavar as mãos? “Tudo isso é passado para as crianças como uma obrigação e nem sempre se explicam os motivos e os benefícios de tais atitudes”, observa Eliane, que atua na formação de professores na rede municipal de Guarulhos (SP).

Além disso, ela garante que a higiene é essencial em todos os momentos e, no contexto da pandemia, tornou-se mais evidente. “Se pensarmos na quantidade de bactérias e vírus que estão em constante circulação, os cuidados tornam-se hábitos para quem quer cuidar da saúde e da sua qualidade de vida”, diz.

No entanto, para Eliane, essa percepção é falha em muitos momentos. Por isso, o trabalho deve ser ressignificado para continuar, mesmo após a pandemia.

Quer saber como levar o assunto para as aulas de Ciências? Confira, a seguir, algumas breves sugestões de atividades.

divisória de atividade

ATIVIDADE 1: ONDE ESTÁ A SUJEIRA?

Como trabalhar com os alunos: Uma proposta bem interessante, mas que traz um pouco de bagunça, é mostrar para a criança o quanto podemos contaminar outros espaços com hábitos inadequados. Nesse sentido, quando a criança sair do banheiro sem lavar as mãos, um adulto pode, com finalidade pedagógica, espalhar farinha ou talco nas mãos dela. Em seguida, pode levá-la para outro local e deixar que toque em outras coisas, sujando-as. A farinha, talco ou até mesmo guache, muito utilizada quando estamos na escola, permitem que a criança possa materializar a sujeira que não enxerga em outras situações e ressignificar o que acontece quando sai do banheiro sem lavar as mãos.

Habilidade da BNCC de Ciências relacionada: EF01CI03 - Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.

ATIVIDADE 2: LAVAR AS MÃOS POR QUÊ?

Como trabalhar com os alunos: As crianças nem sempre compreendem a importância de lavar corretamente as mãos e o corpo de maneira geral. Usar sabão para quê? Esfregar bem por quê? Para evidenciar essas questões, pegue uma vasilha com água, na superfície da água polvilhe orégano, salsa desidratada, alecrim ou outro material que tenha as mesmas características e pode fazer o papel da sujeira que não enxergamos. Em seguida, coloque detergente na ponta dos dedos da criança e encoste bem devagar no centro do recipiente. Em contato com o detergente temos o material polvilhado afastando-se para as bordas, representando a eliminação da sujeira que não vemos.

ATIVIDADE 3: JOGO DA HIGIENE

Como trabalhar com os alunos: O plano de aula Higiene o dia todo, da professora-autora Ana Cristina Souza da Cruz, mostra algumas situações comuns do dia a dia das crianças. Dessa forma, o desenvolvimento do jogo Trilha da Higiene proposto no plano (veja aqui) contempla as reflexões complementares às duas atividades anteriores. A sugestão é de que primeiro tenhamos as experimentações das atividades 1 e 2 e depois a vivência do jogo.

Plano de aula relacionado: Higiene o dia todo

divisória de atividade