PARA USAR COM OS ALUNOS

No quintal ou na casa: explore com a turma as plantas e animais nas aulas de Ciências

Confira ideias para desenvolver uma investigação científica sobre as diferentes folhas, a importância da água para a germinação e a diversidade de insetos e doenças transmitidas por eles

Ilustração de menina sentada no quintal junto ao seu cachorro.
Ilustração: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA

Quem tem quintal com plantas e animais de estimação em casa nem sempre se dá conta de que está diante de universos cheios de possibilidades de investigação. Apesar de mudar um pouco o contexto, quem mora em apartamento também pode apostar nas plantas ornamentais ou hortaliças e nos bichinhos para explorar dois reinos importantíssimos nos estudos de Ciências: o Plantae e o Animalia. O que será que dá para aprender ao observá-los no contexto de casa?

“A aprendizagem se dá, principalmente, quando colocamos o aluno como protagonista do seu próprio ensino. Algo muito interessante quando trabalhamos plantas e seus processos é que, muitas vezes, quando o professor apenas explica esses processos, os estudantes têm certo nível de dificuldade de compreender porque são mecanismos que não são observáveis de maneira automática por eles”, explica Jaiana Richardo, professora-autora do Time de Autores de NOVA ESCOLA de planos de aula sobre o tema. 

Por isso, para a educadora, que leciona Ciências no Colégio Maxi de Londrina (PR), é interessante utilizar algumas pequenas práticas e metodologias que podem colocar esse aluno como investigador, formulador de hipóteses e buscar respostas para suas próprias perguntas. 

A consultora educacional Luciana Hubner reforça que saber o nome das coisas é o que a escola, em outros tempos, mais deu importância, mas que, de fato, é o menos relevante. “Isso, inclusive, é o que fez as pessoas acharem Ciências difícil e até desimportante”, comenta. 

A especialista vai além. “O aluno não precisa decorar o nome da planta, mas sim, olhar para ela e identificar quais as condições necessárias para que ela se desenvolva bem naquele ambiente, quais necessidades e condições o local deve oferecer para que ela se desenvolva de forma saudável. Isso é o mais importante”, defende Luciana. 

Já em relação aos animais, tanto de estimação quanto “visitantes”, Lindsai Santos Amaral Batista, também professora-autora do Time de Autores de planos de aula de Ciências, pontua que as crianças dos Anos Iniciais podem aprender muito sobre as diversas formas de vida no planeta e suas interações ao observar os animais com os quais convive em seu lar. 

“As atividades, quando conduzidas de forma a levar a criança a compreender e interpretar o mundo em que vivem, podem gerar aprendizagens significativas, desde que impulsionadas por ações além da observação. Isto é, devem ser estimulados nelas o questionamento, o levantamento de hipóteses, a investigação, a comunicação dos resultados da pesquisa etc., formando assim uma base sólida para o letramento científico”, sugere a professora da Escola Municipal Beatriz Angélica Ferreira Mota da Silva, de Juazeiro (BA). 

Saiba, abaixo, como aproveitar as plantas e os animais que rodeiam os alunos e como aplicar o tema nas aulas de Ciências. 

divisória de atividade

ATIVIDADE 1: QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DAS FOLHAS?

Como trabalhar com os alunos: Para os estudantes que têm quintal e árvores nas áreas externas de casa, o professor pode solicitar que recolham algumas folhas e as desenhem com o maior número de características que conseguirem. Dentre as diferentes características, o professor pode direcionar o olhar do aluno para a margem da folha (que pode ser lisa, serrilhada, dentada) e pedir para o aluno focar nesses aspectos ou desenhar o tamanho real da folha, classificando-a conforme tamanho, espessura, coloração, linhas. Isso vai trazer para o estudante um olhar de que temos diferentes plantas e diferentes características foliares. Pode-se, inclusive, ajudá-los a identificar a qual planta próxima pertencem e comparar as características da folha caída no chão com aquelas ainda presas na árvore ou num arbusto.

Para os alunos que não têm essa área externa, há outras estratégias: alguns apartamentos possuem horta invertida, plantas ornamentais e outros tipos que utilizados. Nesse caso, o mesmo processo pode ser realizado. O aluno precisa observar a folha, se possível recolher uma delas dessas diferentes plantas e caracterizar cada tipo, conforme as características direcionadas pelo professor. O professor também pode pedir que o aluno observe o caule, a raiz, a flor e até a fruta, dependendo do contexto. 

Habilidades da BNCC de Ciências relacionadas: 

EF02CI04 - Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que vivem.

Sequência de planos de aula relacionados: Plantas


ATIVIDADE 2: QUAL A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A VIDA DAS PLANTAS?

Como trabalhar com os alunos: O professor pode pedir aos alunos que plantem uma semente de feijão num copo de plástico utilizando um pedaço de algodão. Esse processo é bastante utilizado, mas, dependendo do olhar e do direcionamento para que o estudante construa as suas próprias perguntas, é possível mudar a sistematização dessa prática. A ideia é pedir que dentro de casa ou do apartamento o aluno faça dois plantios em diferentes copos. Um será um experimento teste e o outro será supervisionado pelo aluno. No teste, ele colocará a semente e o algodão e não vai fazer mais nada. 

No segundo, peça ao aluno que regue duas vezes por dia a semente de feijão e, conforme os dias forem passando, ele perceberá que no potinho que está sendo regado e cuidado está ocorrendo a germinação. Ali já terá broto e as folhas estarão crescendo enquanto no recipiente do teste não estará acontecendo nada. Assim, será respondida a pergunta sobre a importância da água. Com isso, o professor pode relacionar a água com o processo de germinação e de crescimento, dentre outros. É interessante que também se questionem os estudantes sobre o motivo do uso do algodão e a possibilidade de troca desse material por outro.

Habilidade da BNCC de Ciências relacionada: EF02CI05 - Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral.

Plano de aula relacionado: A importância da água na vida das plantas


ATIVIDADE 3: INVESTIGAÇÃO SOBRE INSETOS

Como trabalhar com os alunos: Ainda que não se tenha à disposição da criança um jardim, quintal ou ambiente correlato, o professor pode, por exemplo, perguntar se na casa há formigas, traça, mosquitos etc. e, por meio da observação dos hábitos de tais animais, trabalhar questões diversas como a higiene, relação entre os humanos e esses animais. Quase sempre, nesta fase da escolaridade, os insetos e demais animais sem coluna vertebral são excluídos dos planejamentos. Porém, esse é um tema que desperta curiosidade das crianças.

Habilidades da BNCC de Ciências relacionadas: EF02CI04 - Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

EF03CI04 - Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

Sequência de planos de aula relacionados: Características e desenvolvimento dos animais


ATIVIDADE 4: DOENÇAS CAUSADAS POR INSETOS E ANIMAIS

Como trabalhar com os alunos: Um segundo tema, que pode ser trabalhado a partir do estudo dos insetos e ainda dos animais de estimação, é o estudo das doenças causadas por vetores e suas prevenções. Neste caso, pode-se trazer para o estudo, por exemplo, doenças como a dengue, zika e chikungunya, cujo vetor é o mosquito Aedes Aegypti; a raiva, cujos vetores são animais mamíferos como o cachorro, o gato e o morcego; a leptospirose, que tem o rato como seu principal transmissor. 

Ambos os temas relacionados a insetos e animais podem ser trabalhados sob os princípios da investigação científica, através do qual a criança é incentivada a partir de uma questão (ou várias) levantada por ela mesma, por um colega ou pelo professor. Se o docente pretende trabalhar o tema e não encontrou a oportunidade através de um questionamento de seus alunos, pode provocá-la a partir de alguma história pessoal, conto, história, filme ou desenho animado. As perguntas das crianças, ainda que, de início, óbvias ou sem sentido, podem indicar os caminhos da investigação a ser iniciada. 

É importante que o professor permita que as próprias crianças ajudem a indicar os rumos da investigação (onde encontrar os animais, como observar em segurança etc.). Enquanto isso, o professor assume a postura de mediador, ajudando as crianças a formularem as questões, indicando as melhores fontes de pesquisa para refutação ou confirmação das hipóteses, e orientando como fazer os registros das descobertas. Cabe ressaltar que é de suma importância que o professor organize uma forma de a turma comunicar os resultados de sua pesquisa, seja através de um vídeo, seja um card a ser postado nas redes sociais da escola. Ou ainda, através da produção de e-book com as informações mais importantes levantadas pela pesquisa, e que podem ser úteis à comunidade em geral.

Habilidade da BNCC de Ciências relacionada: EF04CI08 - Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns micro-organismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.

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