PARA REPENSAR A PRÁTICA

Das baixas temperaturas ao olhar social: transforme o inverno em tema quente para os alunos

Para saudar a chegada da estação em junho, é possível abordá-la em diferentes componentes curriculares, tais como Ciências, Língua Portuguesa, Matemática e Geografia, além de mobilizar os alunos a compreenderem e agirem sobre as dificuldades da população em situação de rua nesta época

Ilustração de mãe e criança, levando roupas para doação.
Ilustração: Ana Carolina Oda/NOVA ESCOLA

A chegada do inverno traz com ele diversas mudanças que podem ser trabalhadas na sala de aula. São mudanças na paisagem natural e social, no nosso comportamento e nos hábitos.  Enquanto nas regiões mais ao norte do país o mês de junho, quando se inicia o nosso inverno, é o tempo de chuvas intensas, na parte mais ao sul vemos as temperaturas baixarem drasticamente e o tempo fica seco.

Esse é só um dos exemplos de como o professor pode introduzir o assunto dentro da sala de aula. Vale lembrar que a temática do inverno é uma excelente oportunidade para que se trabalhe duas competências gerais importantes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

A primeira delas é justamente o Pensamento Crítico, Científico e Criativo, ao estimular os alunos a refletirem sobre as diferenças de invernos que temos em nosso país e, também, em diferentes partes do mundo. A outra, Trabalho e Projeto de vida, é desenvolvida ao estimular as crianças a se apropriarem da diversidade de saberes e vivências culturais relacionadas ao inverno no local onde vivem, mas também em outras regiões do país e do mundo. Ao olhar para o local, o distinto e o global, trabalha-se com a diversidade de saberes e vivências, permitindo reflexões que possam se alinhar ao exercício da cidadania.

Fica evidente que o tema do inverno não se restringe apenas a Ciências. A Língua Portuguesa, por exemplo, pode tratar do assunto ao interpretar versos ou letras de músicas que trabalhem com essa as estações do ano; a Geografia, ao falar das diferenças entre os hemisférios Norte e Sul da Terra; na Matemática, ao se trabalharwm medidas de temperatura das previsões do tempo que passam todos os dias nos telejornais ou ainda a interpretação de gráficos.

O impacto do inverno em cada região

O inverno pode ainda trazer uma oportunidade preciosa de trabalhar com importantes temas sociais. Nesse período, a vida das pessoas em situação de rua fica ainda mais difícil nos estados mais ao sul, onde as temperaturas ficam muito baixas. Também é nesta estação que cidades localizadas ao norte do país convivem com intensas chuvas, que alagam casas e afetam a vida de populações em geral e, sobretudo, as ribeirinhas, que enfrentam as cheias dos rios. 

“Ao abordar o inverno, podemos pedir para os alunos falarem sobre as mudanças que ocorrem no cotidiano deles, as roupas que passam a usar. Nessa conversa vale a pena perguntar o que acontece com as pessoas que não têm um agasalho para vestir, um cobertor para se proteger. Pergunte como eles se sentem em relação a isso e como poderiam ajudar essas pessoas”, explica a professora de Geografia Barbara Ribeiro da Silva, que trabalha em três instituições na Grande São Paulo e é integrante do Time de Autores de NOVA ESCOLA.

O inverno e a população em situação de rua

Nas escolas onde leciona, diz Bárbara, é comum a realização de campanhas de agasalho conectando a atividades lúdicas. “Todos os anos fazemos campanha do agasalho no inverno e aproveitando as festas juninas”, conta. A professora explica que a criança ou grupo de pequenos que conseguem trazer mais agasalhos para doação ganham uma prenda especial durante a comemoração da Festa de São João.

Há outras formas de trabalhar a temática social do inverno, conta o professor de Matemática Fernando Barnabé, que no tempo em que lecionou em Curitiba, até o ano passado, também atuou em uma ONG que trabalhava com a população em situação de rua. Com sua experiência, Fernando acabou levando parte do projeto que desenvolvia no seu tempo livre para dentro da escola.

“Em uma das escolas onde trabalhei, organizamos não só uma campanha de arrecadação de roupas e de alimentos, mas tentamos entender como comunidade escolar a real necessidade daquela população, que é sair da rua”, conta. Para isso, diz ele, é preciso ouvir aqueles que estão nessa situação para entender o que lhes falta e como se pode ajudá-los de maneira efetiva.

Inicialmente, o trabalho na escola foi feito a partir de conversas com os professores e coordenadores. Depois, o assunto foi levado para reuniões de pais de maneira a poder realizar um trabalho de sensibilização e conscientização das crianças ante esses problemas sociais.

“A questão social, quando a gente fala em inverno, não fica restrita só à roupa em si, porque as necessidades são mais amplas. As crianças do 4º e 5º ano já conseguem entender a função do prefeito e do vereador e como eles podem ajudar essa população.” Neste trabalho com toda a comunidade escolar, inclusive com os alunos, uma das opções propostas pelos alunos, diz ele, foi a entrega de barracas e sacos de dormir para pessoas em situação de rua.

Hábitos alimentares, conta de luz e outros temas de inverno

Ainda no âmbito social, mas sob a perspectiva da economia e da sustentabilidade, o professor pode relacionar a agricultura, a matemática, a economia e os hábitos alimentares em um único cesto. Como? Pergunte aos alunos sobre seus hábitos alimentares no inverno e que tipo de alimento passam a consumir mais. Peça que investiguem quais são as frutas, legumes e hortaliças da época. 

Em seguida, explique como esses alimentos podem ser encontrados com preços mais baixos nos mercados durante essa estação do ano e questione-os se sabem o porquê. Você pode explicar como o consumo desses alimentos de épocas e mais baratos podem ajudar, por exemplo, os pequenos agricultores, uma vez que não possuem alta tecnologia para plantar e colher qualquer tipo de alimento no inverno e, por isso, focam nos produtos de época, que, naturalmente, crescem mais e melhor naqueles meses.

Outro aspecto interessante é trabalhar com as contas de luz das residências do aluno e mostrar como os valores dessas contas sobem no inverno, permitindo que as crianças levantem hipóteses do porquê de esse aumento dos preços (tempo seco, pouca chuva, reservatórios de água em baixa, taxações extras do governo).

Confira abaixo sugestões de materiais e perguntas disparadoras que podem ajudar a trabalhar a temática em sala de aula.

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- Você pode introduzir a temática por meio da música Vai e Vem das Estações, do Palavra Cantada:

- Pergunte como é o inverno onde vivem. Neva? Chove? Faz frio? 

- Pergunte se a forma de se vestirem mudam nesta estação do ano. De que maneira?

- Pergunte sobre os hábitos alimentares. Se sentem mais fome, se na sua casa eles passam a consumir outros tipos de frutas, legumes e hortaliças. Se comem mais sopas ou se a merenda muda com a chegada do inverno. Por exemplo: leite quente, sopas e caldos são servidos?

- Mostre fotos do inverno da Região Sul e da Região norte do Brasil, não avise que se trata no mesmo período do ano e pergunte em que estação as fotos foram tiradas. Peça para explicarem por que acham isso.

- Passe para os alunos vídeos de previsão do tempo no inverno para falar do inverno em diferentes regiões e introduzir conceitos de máxima e mínima (confira aqui um exemplo). Você pode ainda trabalhar com os aplicativos de previsão do tempo e temperatura que estão no seu celular, fazendo uma print da previsão de diferentes cidades e passando para os alunos.

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